Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Carne bananinha é boa para churrasco?

Saiba mais sobre o corte bovino

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A carne bananinha pode não ser o corte mais conhecido no churrasco brasileiro, mas quem experimenta dificilmente esquece! Chamada também de entrecostela, esse subcorte do contrafilé é proveniente das porções de carne que ficam entre os ossos da costela bovina, formando tiras suculentas e cheias de sabor. Mas será que a bananinha, carne, é boa para churrasco? Continue lendo para saber a resposta!

O que é a carne bananinha?

A bananinha é um corte extraído entre os ossos da costela bovina, próximo ao contrafilé. Tem uma alta concentração de gordura entremeada (marmoreio), o que garante maciez e um sabor marcante, característico dos cortes próximos à costela. Uma curiosidade é que ela tem este nome devido seu formato ser semelhante ao formato de uma banana.

Mas afinal, a carne bananinha é boa para churrasco?

Por estar junto à costela, a bananinha absorve o sabor característico desse corte, sendo uma excelente opção para quem gosta de carnes suculentas e bem temperadas. A Bananinha Friboi, por exemplo, é muito utilizada para montar espetinhos de churrasco.

A gordura entremeada ajuda a manter a carne macia e suculenta, tornando-a ideal para o preparo na brasa. Além disso, por ser diferente de uma costela tradicional, que precisa de horas de fogo para ficar no ponto certo, a carne bananinha pode ser grelhada rapidamente, deixando apenas poucos minutos de cada lado.

Saiba mais: Qual é o momento ideal para virar a carne na churrasqueira?

Como preparar a carne bananinha no churrasco?

  • Na grelha: Aqueça bem a grelha e coloque a carne diretamente sobre o fogo forte. O ideal é grelhar por aproximadamente 3 a 5 minutos de cada lado, até dourar bem por fora e manter a suculência por dentro.
  • No espeto: Se preferir, pode espetar as tiras e assar em fogo médio, girando para garantir um cozimento uniforme.
  • Temperos: O sal grosso é suficiente para realçar o sabor, mas também pode ser combinado com pimenta-do-reino, alho e ervas como alecrim e tomilho. Fica ótima marinada com alho e limão ou até mesmo com um toque de cerveja.
Churrasco de bananinha bovina servida em uma tábua de madeira clara com fatias de limão siciliano na frente e folhas de rúculas atrás.

O que servir com a bananinha?

A bananinha é um corte de carne que combina muito bem com acompanhamentos tradicionais do churrasco brasileiro, como Vinagrete Tradicional, farofa crocante, arroz branco soltinho e pão de alho caseiro. Para harmonizar, cervejas leves ou um bom vinho tinto são excelentes escolhas.

Vale a pena apostar na carne bananinha para fazer churrasco?

Já ficou claro que sim! A carne bananinha é uma excelente opção para quem quer inovar no churrasco em casa sem abrir mão da suculência e do sabor marcante da costela. Por ser um corte relativamente acessível e de preparo rápido, vale a pena incluir no cardápio para surpreender seus convidados!

Deixe um comentário


Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Churrasco em Casa Dicas de Cozinha Friboi zWebedia

Matérias relacionadas

Churrasco em Casa

Confira outras matérias

Espetinhos de carne bovina grelhada, dispostos em um prato retangular, com uma tigela de molho verde claro ao lado. A carne tem marcas de grelha e o molho parece fresco.
24.Apr

Aves

13 espetinhos para churrasco prontos para facilitar qualquer ocasião

Churrasco feito no espeto.
24.Apr

Bovinos

Glossário do churrasco: aprenda o vocubulário completo dos churrasqueiros

picanha servida em uma tábua de madeira acompanhada de farofa de ovos, vinagrete, arroz branco e molho de pimenta
24.Apr

Bovinos

O que não pode faltar em um bom churrasco?

Escalope de alcatra grelhado, molho bordelaise à base de vinho tinto e ervas. Um prato requintado e cheio de sabor.
15.Apr

Bovinos

O que é bombom de alcatra? Tudo o que é preciso saber sobre o corte nobre

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.