Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Peixe à milanesa: 3 formas de deixar a proteína crocante e suculenta

Saiba como fazer peixe à milanesa da forma certa

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Você sabe como fazer peixe à milanesa? Para empanar, pode-se usar vários tipos de farinha, como a de trigo, a de rosca e a de milho, e o preparo pode ser frito no óleo ou na airfryer ou assado no forno. O fato é que essa proteína crocante e suculenta não deixa a desejar quando queremos preparar um cardápio completo, seja ao lado de acompanhamentos simples ou harmonizado com pratos mais elaborados. Além de se sobressair facilmente nas receitas do dia a dia, o filé de peixe à milanesa é ideal para compor pratos deliciosos e equilibrados, como um almoço rápido ou um jantar gostoso.

A seguir, nós vamos te contar quais são os ingredientes e as dicas mais importantes para fazer um peixe à milanesa crocante. Confira!

1. Como fazer peixe frito à milanesa: aprenda a deixar a proteína crocante e sequinha da forma mais tradicional

Aprender como fazer peixe à milanesa frito não tem muito mistério: além de ser uma das formas mais fáceis e rápidas de preparar a proteína, você pode empaná-la com farinha de trigo, de rosca e de milho, que deixa uma cobertura super crocante e sequinha. A farinha panko também é bastante utilizada pois possui uma textura grossa, feita a partir da trituração do pão seco.

A crocância ideal vem depois de fritar o peixe à milanesa no óleo quente e também varia de acordo com o tipo de filé escolhido: o Filé de Tilápia Seara Pescados, por exemplo, é uma opção que funciona muito bem empanado! Dá uma olhada no que você vai precisar:

Ingredientes:

  • 2 Filés de Tilápia Seara Pescados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • ½ xícara de farinha panko
  • Óleo (o suficiente para cobrir os filés)
  • Folhas de papel toalha

Como fazer peixe a milanesa frito passo a passo:

Passo 1 – Descongele o filé de tilápia de acordo com as instruções da embalagem e tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino a gosto; 

Passo 2 – Quebre o ovo em uma tigela e bata bem com um garfo. Em seguida, separe a farinha de trigo e a farinha panko em dois pratos fundos; 

Passo 3 – Para fazer o peixe à milanesa, cubra cada um dos filés com a farinha de trigo, tire o excesso e passe no ovo batido;

Passo 4 – Termine de empanar com a farinha panko, cobrindo toda a sua superfície dos filés. Essa última etapa vai garantir a crocância ideal! 

Passo 5 – Aqueça o óleo na frigideira e, quando estiver quente, frite o peixe à milanesa por imersão; 

Passo 6 – Quando os filés estiverem bem douradinhos, coloque-os sobre as folhas de papel toalha e espere escorrer a gordura.

O peixe à milanesa crocante fica ainda mais saboroso se você espremer meia banda de limão por cima antes de servir! Para complementar o prato, vale a pena preparar um arroz de brócolis simples, que combina muito bem com o sabor suave da tilápia. Você também pode fazer uma porção de batata frita e um molho para peixe frito saboroso, como o clássico molho tártaro, feito à base de maionese com alcaparras e pepino.

Abaixo, nós separamos um vídeo com o modo de preparo completo, ensinando como empanar peixe à milanesa da forma certa. Confira as dicas:

2. Peixe a milanesa no forno é o modo de preparo ideal para fazer um almoço ou jantar leve e saudável

Procurando outras formas mais saudáveis para fazer um delicioso peixe à milanesa no forno? Então aposte nesse modo de preparo rápido e muito saboroso! Além de pular a parte da fritura, essa alternativa combina com outros ingredientes nutritivos, que podem substituir a farinha panko na hora do empanamento, como aveia em flocos, farinhas de oleaginosas e outros grãos.

O modo de preparo é o mesmo que já ensinamos na matéria sobre frango empanado saudável, porém, abaixo, nós separamos o passo a passo completo sobre como fazer peixe à milanesa no forno. Siga as etapas!

Ingredientes:

  • 2 Filés de Tilápia Seara Pescados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 limão
  • ½ xícara de gergelim branco
  • ¼ xícara de semente de linhaça dourada
  • 1 xícara e ½ de aveia em flocos
  • 2 ovos

Modo de preparo:

Passo 1 – Descongele o filé de tilápia de acordo com as instruções da embalagem e tempere o peixe com sal, limão e pimenta-do-reino a gosto;

Passo 2 – Em uma tigela, misture a aveia, o gergelim e a semente de linhaça e reserve. Prepare os ovos batido em um outro recipiente e reserve novamente;  

Passo 3 – Para empanar, passe primeiro no ovo e, em seguida, na mistura de grãos; 

Passo 4 – Coloque o peixe à milanesa em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno preaquecido por 20 minutos a 180ºC.

Para preparar um almoço ou jantar leve completo, não se esqueça dos acompanhamentos: o filé de peixe à milanesa no forno combina super bem com guarnições mais saudáveis, como uma porção de batata rústica assada e uma salada de grão-de-bico especial, feita com ervilha, milho verde, pimentões e cenouras.

3. Como fazer filé de peixe a milanesa na airfryer: aprenda mais uma forma rápida e deliciosa de preparar a proteína

Para fazer o peixe a milanesa na airfryer, os ingredientes são os mesmos que a receita tradicional: você só vai precisar de 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de farinha panko e 1 unidade de ovo batido, além dos temperos para peixe de sua preferência. Para deixar esse modo de preparo super saboroso, nós indicamos o Filé de Merluza Seara Pescados, um peixe de água marinha que tem baixo teor de gorduras e é rico em antioxidantes.

Modo de preparo:

Passo 1 – Comece temperando os dois lados do peixe com sal e pimenta-do-reino a gosto;

Passo 2 – No prato que estiver com a farinha de trigo, adicione um pouco de páprica ou colorau e cubra o filé de merluza uniformemente; 

Passo 3 – Tire o excesso da farinha e passe no recipiente com ovo batido, cobrindo toda a proteína. Enquanto isso, preaqueça a airfryer a 200ºC;

Passo 4 – Termine de empanar o peixe à milanesa com a farinha panko e coloque no cesto da fritadeira elétrica, selecionando o tempo de 15 minutos. Quando estiver bem douradinho, retire e sirva com um acompanhamentos simples, como um purê de batatas cremoso e uma farofa biro biro.

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras matérias

Peixes na churrasqueira
02.Apr

Dicas de Cozinha

Churrasco de Páscoa: dicas para fazer pescados assados na churrasqueira

Patê e frango servido em um pequeno pote de vidro, em cima de uma tábua de madeira. Ao lado, torradas recheadas com patê.
02.Apr

Dicas de Cozinha

Como fazer patê de sardinha? Receita fácil para petiscos e tábua de frios

Salpicão de bacalhau servido em uma tigela vermelha grande e funda.
02.Apr

Dicas de Cozinha

10 receitas com bacalhau tradicionais para a Sexta-feira Santa

Fatia recheada de um delicioso empadão goiano servido em um prato branco simples.
31.Mar

Aves

Sabores de empadão: receitas diferentes para variar o lanche que os brasileiros amam 

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.