
Por Minha Receita
Figurinha marcada nos lanches de redes de fast food renomadas ao redor do mundo e no Brasil, a cebola crispy conquistou o paladar dos consumidores com seu sabor marcante e textura crocante. Mas ela vai muito além de apenas um complemento para lanches, podendo ser incluída em pratos principais e até saladas, dando aquele “croc” extra no prato.
Fácil de fazer, esse preparo é uma ótima forma de dar uso criativo à cebola, porque a versão crispy é muito versátil e pode ser preparada tanto na frigideira, quanto na airfryer, sem mistérios. E se você sempre quis saber como fazer esse tal de “crispy” dos cardápios na sua cozinha, chegou a hora de desvendar tudo — e ainda levar a receita para casa.
O que é cebola crispy?
A cebola crispy nada mais é do que a cebola cortada em tiras finas, empanada e frita até atingir uma textura crocante. O termo “crispy”, do inglês, remete à crocância que ela ganha após ser preparada. Diferente da cebola caramelizada ou refogada, a crispy tem um sabor mais intenso e a textura que é um diferencial para cada mordida, trazendo uma verdadeira experiência sensorial ao prato.
Ela pode ser usada em cima de carnes, saladas, risotos, hot dogs, hambúrgueres, escondidinhos e onde mais sua criatividade mandar.
Como é feita a cebola crispy tradicional?
Não tem bicho de sete cabeças, essa receita é extremamente simples, pedindo apenas mais atenção e delicadeza no momento do corte e fica pronta em menos de trinta minutos. Veja abaixo o passo a passo:
- Corte a cebola em rodelas bem finas;
- Separe os aneis com as mãos;
- Seque o excesso de água da cebola com um papel toalha;
- Passe os aneis de cebola em uma mistura de farinha de trigo (ou farinha de arroz para uma versão sem glúten), sal e temperos a gosto;
- Frite em óleo quente até dourar e escorra em papel toalha.
Posso fazer cebola crispy na airfryer?
A resposta é sim! Se você quer uma versão mais leve e prática, a airfryer é uma ótima alternativa. A receita muda apenas um ingrediente, para garantir a umidade na medida do empanado, mas o resultado continua igual:
- Siga o mesmo processo de corte, imersão e secagem.
- Misture os aneis com uma colher de sopa de azeite ou óleo (só o suficiente para envolver levemente).
- Empane com farinha de trigo ou panko, temperada.
- Leve à airfryer a 140°C, de 15 a 20 minutos, mexendo o cesto a cada 4 minutos para que os aneis se soltem e fiquem crocantes.
Cebola crispy combina com o quê?
Com tudo! Pode parecer exagero, mas a verdade é que a cebola crispy funciona como um coringa na cozinha. Veja algumas ideias:
- Em lanches como sanduíches, hambúrgueres e cachorro-quente;
- Em pratos principais como arroz de carreteiro, strogonoff e feijoada;
- Em saladas para dar uma quebrada na textura e um sabor adocicado extra.
- Como petisco, como se fosse um snack para pegar com as mãos e saborear.
E se você já viu o termo “cebola crispy” nos cardápios de lanchonetes e ficou na dúvida, agora já sabe: é essa cebola empanada e crocante, que faz toda a diferença no sabor final.
Ganhe praticidade e crocância nos pratos com a Cebola Crispy Swift
A Cebola Crispy Swift garante deliciosos pedacinhos de cebola frita crocantes, douradas e sequinhas que dão um toque especial para sua receita de carnes, lanches, saladas e outras preparações.
Confira receitas para adicionar crispy de cebola!
1. Bife de Coxão Mole com Arroz de Brócolis, Cenoura e Cebola Crispy

2. Cachorro-Quente de Salsicha Frankfurt com Cebola Crispy
3. Bife de Maminha com Crispy de Cebola

4. Hambúrguer Gran Angus com Crispy de Cebola
5. Cachorro-Quente com Salsicha Vegana e Crispy de Cebola
