
Por Minha Receita
Muitas pessoas acham que os cortes de carne suína são mais gordurosos do que os bovinos. Apesar de algumas peças realmente apresentarem um pouco mais de gordura, existem diversas opções bastante saudáveis. Estamos falando das carnes suínas magras, perfeitas para quem quer diminuir o consumo de gordura e variar na proteína durante as refeições. Elas são fáceis de preparar e ótimas para levar nas marmitas fitness, trazendo sabor, nutrição e variedade no cardápio. Veja a seguir 6 cortes de carne suína magros para você investir!
Veja mais: 4 Cortes Magros de Carne Suína
1) Lombo suíno
O lombo suíno é uma das melhores opções de corte de carne suína magra. Ele apresenta um teor baixo de gorduras e uma textura altamente macia. Além disso, é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, o que o torna uma opção ainda mais interessante para quem está preparando uma marmita fitness. O Lombo Suíno Porcionado Seara tem o tamanho ideal para o preparo no dia a dia de formas variadas: cubinhos, em tiras, assado, cozido, feito na grelha e muito mais!
Outra vantagem do lombo suíno é sua versatilidade, podendo ser preparado de formas variadas. O Escondidinho de Lombo Suíno, por exemplo, é uma ótima ideia para o almoço de domingo com a família. Por render boas quantidades, dá para guardar um pouquinho para já levar na marmita fitness de segunda-feira. Outra boa ideia é o Strogonoff de Lombo Suíno, que é uma receita prática e gostosa. Você pode até preparar um Sanduíche de Lombo Suíno para levar na marmita e comer no lanche da tarde.
2) Filé mignon suíno
O filé mignon suíno é retirado do lombo, o que faz dele uma carne magra. Ele tem um nível muito baixo de gordura, sendo considerado um dos cortes mais saudáveis. Além de tudo, ele ainda tem a vantagem de ser macio e versátil, podendo ser preparado de diversas formas diferentes. O famoso Filé Mignon Suíno em Medalhão é extremamente delicioso e perfeito para quem quer uma marmita mais elaborada. Já o Filé Mignon Suíno Porcionado Seara vem pronto para você preparar a carne no formato que preferir.
Dentre as sugestões de receitas, o Filé Mignon Suíno ao Molho Madeira é uma das escolhas mais deliciosas e práticas para levar na marmita fitness. Os Medalhões de Filé Mignon com Purê de Abóbora e Gengibre são perfeitos para quem quer inovar em um almoço mais sofisticado. Já o Filé Mignon Suíno e Salada de Legumes é ideal para uma refeição mais leve.
Veja mais: Como fazer medalhão de filé mignon suíno: 3 maneiras de preparar a carne
3) Bisteca de porco
A bisteca de porco é mais um corte magro de carne suína. Ela tem um pouco mais de gordura que o filé mignon suíno e o lombo suíno, mas ainda assim é considerada uma carne magra por seu percentual ser bem baixo. Macia e suculenta, pode ser preparada de muitas maneiras. A Bisteca Suína Seara já vem em um saco zip-lock que te permite usar o que quiser e retornar o restante para a embalagem sem estragar.
Você pode aproveitar essa peça para preparar diversas opções de marmita fitness. A Bisteca Suína com Farofa de Banana é uma receita simples, fácil de fazer e muito gostosa. Outra opção é preparar a Bisteca de Porco no Forno com Legumes, prato bem completo e nutritivo para quem busca uma alimentação saudável. Você pode fazer até mesmo Bisteca Suína na Panela de Pressão com acompanhamentos deliciosos, como arroz branco e legumes refogados.
4) Pernil suíno
O pernil suíno é um clássico das ceias de Natal e ano novo, sempre marcando presença em datas comemorativas. O que muita gente nem imagina é que esse é um corte de carne magra, com uma quantidade bem pequena de gordura em comparação a outras peças. O Pernil Suíno Seara se destaca ainda por sua maciez e suculência, o que o torna ainda mais especial.
Apesar de ser típico de datas festivas, o pernil é um ótimo alimento para preparar no dia a dia e levar na marmita fitness. O Pernil Suíno com Feijão Tropeiro e Couve é uma receita bem brasileira e completa que deixa qualquer almoço mais gostoso. Para quem tem pouco tempo e precisa de praticidade, vale preparar o Pernil Suíno na Panela de Pressão e escolher os acompanhamentos que desejar. Já o Pernil Assado com Arroz Negro e Farofa de Pão com Ervas é uma ótima ideia de receita especial para o domingo que pode sobrar para a marmita fitness de segunda-feira.
Veja mais: Pernil suíno assado: 6 dicas para deixar a carne suculenta
5) Alcatra suína
A alcatra suína é uma carne bem macia, de sabor mais suave e super prática para o dia a dia. Além de tudo isso, é uma carne magra com baixo teor de gordura. Por isso, é uma boa aliada para quem quer emagrecer e/ou diminuir o consumo de gorduras na dieta. Além de ficar deliciosa quando assada e cozida, é uma ótima opção de carne de porco para churrasco. A Alcatra Suína Seara já vem na porção ideal para facilitar o preparo, seja na grelha, na panela ou no forno.
A Alcatra Suína com Molho de Gengibre é altamente suculenta, garantindo um almoço extremamente gostoso durante a semana. Já a Alcatra Suína ao Molho Chimichurri com Pães Tostados é uma ótima opção de prato para servir no churrasco de domingo, podendo aproveitar as sobras para levar na marmita do trabalho no dia seguinte. Uma dica deliciosa é preparar o Jeyuk Bokkeum, que nada mais é do que alcatra suína picante. Apesar do nome diferente, o prato fica pronto em apenas 30 minutos e garante uma refeição completa
Veja mais: Carne suína para churrasco: 10 cortes suculentos e mais em conta
6) Costela suína
Apesar de ser mais gordurosa que os outros cortes apresentados, a costela suína ainda é considerada uma carne magra. Afinal, não tem uma quantidade tão grande de gorduras em sua composição. Essa carne é muito adorada por seu sabor extremamente suculento, sendo normalmente utilizada em churrascos ou pratos assados. A Costela Suína Seara já vem no tamanho perfeito para preparar tanto na churrasqueira quanto no forno.
Se você está em busca de pratos para levar na marmita, a Costela Suína no Forno com Salada de Beterraba é uma ótima sugestão. A salada traz mais leveza para a receita e combina bem com o sabor suculento da carne de porco. Para quem quer praticidade, nada melhor do que uma Costela Suína com Batatas Rústicas Temperadas durante o almoço. Outra ótima ideia é a Costela de Porco com Mini Cebolas e Mostarda, receita bem fácil de preparar e que promove uma mistura de sabores irresistível ao paladar.