
Por Minha Receita
A Sexta-Feira Santa é uma ocasião especial que pede por uma refeição à altura. Nessa época, as receitas com peixe ganham destaque, e é claro que o bacalhau não pode faltar cardápio. Se você procura uma receita fácil, diferente e que mantenha a tradição, o salpicão de bacalhau é uma excelente escolha. Ele combina a leveza e frescor de uma salada com o sabor marcante do peixe, criando um prato refrescante e delicioso. Além disso, ao contrário das versões mais tradicionais servidas em postas inteiras, o salpicão de bacalhau é mais prático e rende bem, sendo perfeito para um almoço em família, encontros com amigos ou para aqueles dias mais quentes que pedem uma comida leve e deliciosa.
O salpicão de bacalhau é um prato leve e refrescante
Se você está em busca de uma receita que fuja do óbvio para servir na Semana Santa, com certeza não vai se arrepender de preparar o salpicão de bacalhau. Leve, refrescante e cheio de sabor, esse prato é ideal para servir na Páscoa, seja como prato principal ou como acompanhamento. Com uma textura cremosa de dar água na boca, o salpicão de bacalhau lembra muito o salpicão tradicional de frango, mas com um toque especial do peixe, o que acaba trazendo mais sabor e sofisticação.
Veja como fazer salpicão de bacalhau
O salpicão de bacalhau é uma receita super prática e fácil de preparar. A estrela desse prato é a Posta de Bacalhau Seara, um peixe nobre do tipo gadus morhua, também conhecido como bacalhau do Porto. Os outros ingredientes que compõem essa receita são mais simples, mas muito importantes para realçar o sabor do peixe e trazer frescor ao prato. Veja a seguir como fazer salpicão de bacalhau:
Ingredientes
- 500g de Posta de Bacalhau Seara
- 100g de alho poró picado
- 60g de cebola roxa cortada em meia lua
- 100g de pimentão vermelho cortado em tiras finas
- 100g de pimentão amarelo cortado em tiras finas
- 100g de azeitona verde cortada em rodelas
- 2 colheres de sopa de alho picado
Para maionese
- 1 gema de ovo cozida
- 1 gema
- 1/2 xícara de chá de óleo de girassol
- 1/4 de xícara de chá de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 40ml de suco de limão
Como fazer salpicão de bacalhau
- Descongele a Posta de Bacalhau Seara conforme a embalagem;
- Em uma panela média, adicione a posta de bacalhau e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Ao ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Passados 10 minutos, escorra e deixe esfriar;
- Em uma tigela, desfie o bacalhau com as mãos mesmo e reserve;
Para a maionese
- Umedeça um pano e sobre ele assente uma tigela média. Coloque a gema cozida e a gema crua e misture bem com ajuda de um fouet, até formar um creme. Agora, vá adicionando o óleo de girassol aos poucos e mexendo vigorosamente. Quando acabar o óleo, faça o mesmo com o azeite. Jogue o suco do limão, sal e pimenta a gosto e misture muito bem a sua maionese. Reserve;
Finalização
- Em uma tigela grande, coloque o bacalhau desfiado, o pimentão vermelho e o amarelo, cebola, alho, alho poró, maionese, azeitonas e sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo e sirva gelado.
O que servir com o salpicão de bacalhau?
O salpicão de bacalhau pode ser servido tanto como prato principal quanto acompanhamento. Ele é um prato versátil, com sabor leve e refrescante que combina com várias receitas. Para o almoço de Páscoa ou da Sexta-Feira Santa, o salpicão de bacalhau pode ser servido com arroz soltinho, uma salada de folhas verdes e batata palha caseira. O bolinho de bacalhau também é uma ótima pedida para essa data, sem contar que é um clássico que todo mundo ama.
Posta de Bacalhau Seara: veja receitas deliciosas para a Sexta-Feira Santa
A Posta de Bacalhau Seara é uma proteína versátil que combina com várias receitas deliciosas. A posta é alta, larga e tem uma textura macia e um sabor impecável. Essa posta fica uma delícia no salpicão de bacalhau, mas também pode ser protagonista em outras receitas. A seguir, veja algumas opções de receitas com bacalhau para preparar no almoço de Páscoa, da Sexta-Feira Santa ou em outro almoço especial: