Torta capixaba: conheça a receita de Páscoa tradicional do Espírito Santo
Receita tradicional para a Semana Santa
Por Minha Receita
Avalie o conteúdo:
Saborosa e simbólica, a torta capixaba é o prato que representa a tradição da Semana Santa no Espírito Santo! O preparo leva frutos do mar, seguindo a prática católica de abstinência de carne vermelha na época da Páscoa. A torta, preparada e servida pontualmente às 20h da Sexta-feira Santa, é feita com camadas suculentas de um refogado de frutos do mar e palmito e é super fácil de fazer.
A seguir, confira a receita e o modo de preparo da torta capixaba!
A torta capixaba é muito conhecida pela sua fartura de ingredientes do mar. A lista costuma incluir bacalhau, camarão e até mesmo siri, caranguejo e mariscos se você quiser uma receita mais completa. Além disso, é preparada com ovos, palmito, azeite, cebola, alho, cheiro-verde, azeitona, urucum (ou colorau) e pimenta-do-reino.
O preparo tradicional dispensa qualquer tipo de carne vermelha ou de aves, já que a Sexta-feira Santa é um dia de abstinência na tradição católica.
Desligue o fogo. Misture o cheiro verde e o suco do limão. Depois, prove e ajuste os temperos. Remova qualquer excesso de líquido e deixe esfriar.
Bata 6 claras em neve e reserve;
Em outra vasilha, bata as seis gemas até ficarem fofas e esbranquiçadas;
Misture gemas e claras com delicadeza;
Transfira o refogado de frutos do mar para uma panela de barro ou forma refratária untada com azeite;
Cubra com a mistura de ovos, decore com as azeitonas, cebola e ovos cozidos cortados em fatias e leve ao forno preaquecido por 30 minutos;
Quando a superfície estiver bem dourada, retire do forno e sirva na hora.
Sirva quente com arroz branco.
Qual é o dia de comer a torta capixaba?
Dentro da tradição no Espírito Santo, a torta capixaba é um símbolo de fé e respeito, por isso, a receita deve ser servida às 20h da Sexta-feira Santa. A data e o horário, na tradição cristã, demonstra respeito à crucificação de Jesus Cristo e remonta ao recolhimento de seu corpo, além de marcar o fim do jejum da Paixão de Cristo – segundo a tradição católica.
Qual é a história da torta capixaba?
A origem da torta capixaba é resultado do encontro das culturas indígena, africana e portuguesa. Dos indígenas, herdamos a panela de barro e o conhecimento sobre os frutos do mar da região. Dos portugueses, vieram o bacalhau e o costume de preparar pratos especiais para a Semana Santa. Já os africanos contribuíram com temperos marcantes, como o urucum e o uso do azeite.
Com o tempo, a torta ganhou um lugar especial na cultura do Espírito Santo, sendo passada de geração em geração. Hoje, muitos capixabas aprendem desde cedo a preparar a torta e participam ativamente do seu preparo, transformando a ocasião em um evento familiar.