Por Minha Receita
Você sabe o que é uma bacalhoada? Como o próprio nome já diz, a bacalhoada é uma receita com bacalhau preparado com a posta ou o lombo de bacalhau, além de ingredientes como azeitonas pretas, ovos, pimentões e, claro, muito azeite. Essa comida faz bastante sucesso no almoço de Páscoa, mas é uma boa pedida para o ano todo.
Afinal, além de ser um prato saborosíssimo e sofisticado, a bacalhoada é um prato relativamente simples de preparar, sem muitas etapas complexas. Mas para deixar essa refeição ainda mais completa e especial, é importante preparar acompanhamentos tão saborosos quanto o sabor deste peixe.
A seguir, veja como preparar esse prato delicioso para um almoço especial, além de opções de acompanhamentos para bacalhau.
Veja como fazer uma bacalhoada no forno
A bacalhoada tradicional é um prato típico da comida portuguesa. Não é atoa que ele também é conhecido como bacalhoada portuguesa. Ele foi trazido para o Brasil pelos colonizadores na época das grandes navegações, e desde então, se popularizou no país e é muito comum em datas comemorativas, como o almoço da Sexta Feira-Santa ou a ceia de Natal. Esse saboroso prato é super simples de preparar e o resultado dele é um espetáculo à parte, digno de restaurantes 5 estrelas. A seguir, veja como fazer uma bacalhoada portuguesa no forno para servir 6 pessoas:
Ingredientes:
- Posta de Bacalhau Seara (800g) ou o Lombo de Bacalhau Seara (600g)
- 4 ovos
- 500g de batatas médias
- 2 cebolas grandes
- 4 tomates
- 1 pimentão verde pequeno
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 1 pimentão amarelo pequeno
- 1 xícara (chá) de azeite
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas pequenas
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Salsa picada a gosto
Modo de preparo
- Descongele a Posta de Bacalhau Seara ou o Lombo de Bacalhau Seara de acordo com as instruções da embalagem;
- Em uma panela, coloque os ovos e cubra com água. Leve ao fogo alto e, quando começar a ferver, abaixe para cozinhar por 6 minutos;
- Retire os ovos e coloque em uma tigela com água fria para parar o cozimento;
- Descasque os ovos debaixo de água corrente e corte ao meio. Reserve;
- Lave e descasque as batatas. Corte-as em quatro;
- Cozinhe na água com um pouco de sal até ficarem macias e firmes. Escorra e reserve;
- Lave e corte os tomates em rodelas grossas;
- Lave os pimentões. Retire as sementes e corte em rodelas grossas;
- Em um refratário grande, acomode os legumes e tempere com: um pouco de sal, pimenta e azeite;
- Por cima, disponha as postas ou o lombo, regue com mais azeite e leve ao forno preaquecido a 220 graus até os legumes ficarem assados e o bacalhau dourar levemente;
- Retire do forno. Junte os ovos e as azeitonas;
- Salpique a salsa e regue com mais azeite a gosto. Sirva em seguida.
Aprenda a fazer uma bacalhoada na panela
A receita de bacalhoada com batata na panela não é muito diferente da feita no forno. A diferença é que nesse tipo de preparo você vai precisar de uma panela de fundo grosso para cozinhar o bacalhau lentamente, sem correr risco de queimá-lo. Os ingredientes são basicamente os mesmos, mas será necessário um pouco de vinho branco tinto e um pouco mais de azeite até que o bacalhau esteja quase todo coberto. A seguir, veja o passo a passo para fazer a bacalhoada na panela sem erro:
Modo de preparo
- Coloque a panela de fundo grosso no fogo e regue com bastante azeite;
- Monte camadas com os ingredientes, tendo cuidado de colocar na primeira camada, a cebola, na segunda batata, depois o tomate, o pimentão, a azeitona e, por fim, o bacalhau;
- Regue com 200 ml vinho branco seco e o azeite, até quase cobrir os ingredientes. Deixe em fogo médio até ferver;
- Quando atingir fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar tudo por cerca de 30 minutos. Para saber se está bom, abra a panela e verifique se a batata está cozida;
- Na hora de servir, acrescente a salsinha picada e os ovos já cozidos.
Dica extra: Você também pode preparar uma bacalhoada portuguesa simples com o Bacalhau Desfiado Seara. Por ser em pedaços pequenos, essa versão cozinha rapidamente na panela e não requer tanto azeite, sendo uma ótima opção para quem quer receitas saudáveis e menos calóricas para a Páscoa.
Veja também: 10 ideias de pratos com lascas de bacalhau
O que fazer para acompanhar uma bacalhoada?
A bacalhoada é um prato saboroso que é a cara do almoço de domingo em família. Mas para deixar esse banquete ainda mais completo e saboroso, a dica é preparar guarnições que estejam a altura desse peixe nobre suculento. A seguir, veja 5 acompanhamentos para bacalhau que são uma delícia e não tem erro:
1) Arroz
O arroz é um prato que não pode faltar na mesa do brasileiro. Ele é versátil, possui o sabor leve e cai bem com várias receitas – inclusive a bacalhoada. O arroz branco é o mais tradicional, mas se você quiser elevar o sabor e dar um toque extra de sofisticação, a dica é servir um arroz de amêndoas ou arroz de brócolis.

2) Bolinho de bacalhau
O bolinho de bacalhau é outro prato que combina com as festividades da Páscoa e de fim de ano: ele é fritinho, cremoso e super saboroso. Ele pode ser servido como uma guarnição da bacalhoada ou até como entrada antes do prato principal.

3) Salada sofisticada
A bacalhoada é um prato leve e sofisticado que combina com uma salada, mas é claro que não é qualquer uma. Para acompanhar a elegância desse prato, a dica é preparar uma salada mais chique, como a feita com folhas de rúcula, palmito, tomate seco e cebola roxa. Outras duas opções diferentes e interessantes para servir são a salada de bacalhau com feijão fradinho e o salpicão de bacalhau.

4) Legumes refogados
Outro acompanhamento para bacalhau que não tem erro são os legumes refogados com manteiga e ervas frescas. Eles são deliciosos, saudáveis, fáceis de preparar e trazem leveza para qualquer refeição. Aposte em legumes como brócolis, couve flor, cenouras e abobrinhas para combinar com o sabor do bacalhau.

5) Batatas ao murro
Apesar da bacalhoada tradicional ter batata em sua receita, convenhamos que batata nunca é demais, não é mesmo?! Ela fica uma delícia de todas as formas e agrada o paladar de todo mundo. Por isso, uma dica é servir as batatas ao murro junto com a bacalhoada. Elas trazem crocância e um sabor especial para esse prato, e ficam ainda mais deliciosas servidas com raspas de limão por cima.
