

Por Minha Receita
O declínio físico é algo natural no envelhecimento do ser humano. Entretanto, um estudo publicado pela revista científica The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o consumo equilibrado de proteínas ao longo das refeições diárias pode ajudar a manter a forma muscular por mais tempo!
A seguir, entenda o estudo e confira opções de receitas proteicas para o dia a dia!
Veja também: 8 receitas para deixar suas marmitas fitness mais saborosas
Quais os benefícios de comer muita proteína?
O estudo publicado na The American Journal of Clinical Nutrition acompanhou mais de 1700 idosos canadenses durante 3 anos, analisando e medindo suas capacidades físicas e hábitos alimentares com testes físicos.
Na maioria dos participantes da pesquisa, dentre as refeições, a que mais continha proteínas era o jantar. Enquanto isso, o café da manhã apresentava muito menos. Ao contrário disso, os idosos que faziam uma distribuição mais equilibrada de proteínas em todas as refeições apresentaram níveis de força muscular significativamente maiores do que os outros.
No estudo, a quantidade de proteína recomendada tinha o limite de 30 gramas por refeição. Entretanto, mesmo no grupo que fazia a distribuição mais equilibrada de proteínas, o consumo não atingia o recomendado. Para as mulheres, 18g no café da manhã, 23g no almoço e 23g no jantar. Para os homens, 21g no café, 29g no almoço e 30g no jantar.
Na refeição da maioria dos participantes – aqueles que faziam a distribuição desigual da quantidade de proteínas -, o café da manhã apresentava 8g de proteína (apenas uma torrada com manteiga), no almoço, 21g (um pequeno sanduíche) e no jantar, 30g (com uma porção de carne).
Dentro da pesquisa, os benefícios da distribuição balanceada de proteínas nas refeições diárias foram encontradas tanto em mulheres quanto nos homens. Entretanto, no quesito mobilidade, os benefícios acabam desaparecendo conforme o envelhecimento.
Mesmo com o declínio físico apresentado pelos participantes da pesquisa, o estudo indica que a adaptação dos hábitos alimentares e a ingestão de refeições balanceadas ao longo do dia podem gerar benefícios a longo prazo, melhorando a qualidade de vida.
Confira receitas proteicas para as refeições diárias
Para organizar as refeições da semana com a quantidade ideal de proteínas, a dica é investir em carnes magras como o Contrafilé Friboi, o Lombo Suíno Porcionado Seara e o peito de frango!
Café da manhã:
- Pão com Ovo e Levíssimo na Airfrye
- Vitaminas proteicas com frutas
- Café gelado proteico
- Avocado Toast com Presunto Royal e Ovo Poche
Veja mais: Essas são as melhores receitas proteicas de café da manhã para ganhar massa muscular
Almoço e jantar:
- Frango Grelhado com Salada Caesar
- Fajitas de Frango
- Berinjela Recheada com Carne Moída e Muçarela
- Hambúrguer Artesanal Caseiro
Lanche:
- Omelete de Frango e Requeijão
- Crepioca Recheada com Peito de Peru
- Lanche Saudável de Tortinha de Tapioca com Frango
- Sanduíche Natural de Frango
Veja mais: Enjoado de pão com ovo? Confira outras opções de café da manhã saudável e proteico