Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Salaminho x salame italiano: qual a diferença entre eles?

Saiba mais sobre frios deliciosos para lanches saborosos

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Salaminho e salame italiano são frios ideais para compor tábuas de frios, mesas de frios, sanduíches, aperitivos fáceis e outras receitas que combinem com o sabor marcante do embutido. Enquanto o salame italiano tem um sabor mais intenso e um tempo de cura maior, o salaminho tem um paladar mais suave.

Ambos os tipos são consumidos fatiados e estão presentes em lanches rápidos e fáceis e lanches gourmet. Certamente você já experimentou algum desses, mas será que sabe qual é a diferença? Para entender suas características e saber quais receitas combinam com salaminho e salame italiano, confira as dicas:

Salaminho é um frio produzido com carne de porco e conta com um sabor mais suave

O salaminho é um frio de sabor mais suave, produzido com cortes de carne suína. Ele tem a espessura mais fina que o salame italiano e é o mais popular entre os dois tipos, demorando apenas entre 15 a 20 dias para ser curado.

A maturação do Salaminho Seara Gourmet dura 20 dias e é ideal para quem gosta de sabores clássicos. Para experimentar o frio, use-o na tábua de frios com frutas – harmonizado com queijos, frutas e vinhos suaves – e também em receitas de lanches rápidos, como o patê de salaminho, o canapé de salaminho e alguns sanduíches artesanais.

Salame italiano é um frio de sabor intenso e sofisticado, ideal para acompanhar tábua de queijos e vinhos

Quem aprecia sabores mais tradicionais, pode experimentar o Salame Italiano fatiado Seara Gourmet, que é feito artesanalmente e exemplifica muito bem um salame de boa qualidade. Enquanto o salaminho é suave, o salame italiano é da Seara Gourmet é um frio produzido apenas com cortes nobres de carnes suínas e especiarias naturais selecionadas. Além disso, sua maturação é mais lenta (45 dias) e aprimorada com vinho, assim como as melhores receitas de salame italiano.

O frio costuma ser consumido ao lado de queijos, pães e torradas, como ensina a receita de Três Aperitivos com Salame, que traz torradinhas caprese com salame italiano, espetinho de salame com provolone e petisco de salame italiano no pão de queijo.

O frio também faz parte de preparos sofisticados, como a receita de Salame no Strombolini, onde se destaca e pode ser usado em receitas de lanches mais trabalhados, como a receita de Salame Italiano Assado no Pão com Queijo Canastra e Alecrim.

Deu vontade de experimentar uma dessas delícias? Então veja como montar uma tábua de frios gourmet usando esses dois tipos e aproveite!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Gourmet Lanches

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

Salsicha vermelha alemã servida como um aperitivo e acompanhada de batatas em um prato azul.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha alemã: como preparar os diferentes tipos em receitas

Salsicha viena servida com chucrute em um prato redondo preto.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Qual a diferença entre salsicha Viena e Frankfurt?

Pedaços de salsicha frankfurt grelhadas com cebolinha em um prato redondo escuro. Ao fundo, uma assadeira com pretzels assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha Frankfurt: conheça o diferencial da salsicha alemã

Mais Matérias