Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Salaminho: do que é feito, como servir e combinar com outros frios e petiscos

Veja como combinar o salaminho com outros frios

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

O salaminho é um frio que costuma fazer sucesso em petiscos, entradas, sanduíches e em outras receitas saborosas. Mas apesar de ser um dos frios mais consumidos, muita gente não sabe de qual carne ele é feito e quais são as melhores maneiras de servir. A versatilidade é uma de suas maiores vantagens. O salaminho pode compor diversos pratos diferentes e ser saboreado em diversas ocasiões. Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o salaminho!

Do que é feito o salaminho?

O salaminho é conhecido por ser um frio de sabor suave e por conta disso, muita gente possui dúvidas sobre qual tipo de carne faz parte de sua composição. Produzido por cortes de carne suína, o salaminho possui uma espessura menor do que o salame italiano e possui um tempo de cura de cerca de 15 a 20 dias. A maturação do Salaminho Seara Gourmet, por exemplo, dura 20 dias e é ideal para quem gosta de sabores clássicos.

Existem outros tipos de salame que podem ter uma composição e tempo de cura diferentes. O salame tradicional, por exemplo, possui um tamanho maior e mais gordura. Diferente do salaminho que possui mais proteína. Geralmente, o salame tem um sabor mais forte e um tempo de cura de cerca de 50 dias.

Como servir o salaminho?

Esse frio saboroso é conhecido por estar presente em lanches rápidos, petiscos e lanches gourmet. Para experimentar o salaminho, você pode utilizá-lo em um sanduíche artesanal ou preparar um canapé de salaminho. Fazer um patê com frio também é uma boa opção para aproveitar o frio em recheio de torradinhas. Veja abaixo como fazer patê de salaminho para experimentar:

Ingredientes

  • 1 caixa de creme de leite sem soro
  • 1 pacote de Salaminho Seara Gourmet
  • 1 pitada de pimenta 
  • 2 colheres de azeite

Modo de preparo

Para preparar a receita é simples. Basta reunir todos os ingredientes e bater no liquidificador até que a mistura fique com uma consistência de patê. Na hora de servir você pode adicionar pedacinhos de tomate de cereja nas torradas para enfeitar e incrementar a receita de patê.

Como combinar o salaminho com outros frios e petiscos?

Quando o assunto é salaminho, uma das melhores maneiras de aproveitar o alimento em petisco é preparar uma tábua de frios. Para preparar a tábua, você pode combinar o salaminho com outros frios como pepperoni, presunto parma, lombo canadense e mortadela defumada. Para incrementar a mesa de frios, a ideia é disponibilizar queijos, pães, geleias e nuts junto com os frios. Os petiscos ficam deliciosos para acompanhar o happy hour com amigos.

O salaminho pode ser saboreado vinhos suaves ou drinks de sua preferência. O clima de petiscaria também é ótimo para ser aproveitado em um jantar romântico ao lado das pessoas que amamos, ou em outras ocasiões especiais, como uma confraternização em família. O salaminho também pode ficar delicioso servido com ovos de codorna para uma entrada saborosa. Experimente!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Gourmet Lanches

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

Mesa posta com salpicão de frango servido em recipiente laranja.
21.Nov

Aves

Salpicão de frango combina com o que? 10 opções de pratos para servir junto

Imagem destaca a receita de farofa de Natal com tender bolinha picado e grelhado, farinha de mandioca torrada, castanhas portuguesas descascadas e picadas, azeitonas verdes fatiadas, cebolinha fatiada e raspas de limão. A farofa está servida em uma tigela oval preta.
21.Nov

Carne Suína

Farofa de Natal: 13 receitas para escolher a preferida para a ceia

Bolinhos de feijoada recheados com couve e bacon em um prato laranja. Ao fundo, um vidro de azeite e uma colher de madeira com couve fatiada.
06.Nov

Aves

Esses são os tira-gostos deliciosos que carregam a identidade brasileira

Tábua de frios com mortadela em formatos diferentes como em fatias, em cubos e enrolados em cubos de mussarela, sob uma tábua de madeira, com uma combuca de molho pesto no meio, em cima de uma mesa de madeira.
04.Nov

Dicas de Cozinha

Tábua de frios com mortadela: 5 dicas para surpreender!

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.