Por Minha Receita
O salaminho é um frio que costuma fazer sucesso em petiscos, entradas, sanduíches e em outras receitas saborosas. Mas apesar de ser um dos frios mais consumidos, muita gente não sabe de qual carne ele é feito e quais são as melhores maneiras de servir. A versatilidade é uma de suas maiores vantagens. O salaminho pode compor diversos pratos diferentes e ser saboreado em diversas ocasiões. Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o salaminho!
Do que é feito o salaminho?
O salaminho é conhecido por ser um frio de sabor suave e por conta disso, muita gente possui dúvidas sobre qual tipo de carne faz parte de sua composição. Produzido por cortes de carne suína, o salaminho possui uma espessura menor do que o salame italiano e possui um tempo de cura de cerca de 15 a 20 dias. A maturação do Salaminho Seara Gourmet, por exemplo, dura 20 dias e é ideal para quem gosta de sabores clássicos.
Existem outros tipos de salame que podem ter uma composição e tempo de cura diferentes. O salame tradicional, por exemplo, possui um tamanho maior e mais gordura. Diferente do salaminho que possui mais proteína. Geralmente, o salame tem um sabor mais forte e um tempo de cura de cerca de 50 dias.
Como servir o salaminho?
Esse frio saboroso é conhecido por estar presente em lanches rápidos, petiscos e lanches gourmet. Para experimentar o salaminho, você pode utilizá-lo em um sanduíche artesanal ou preparar um canapé de salaminho. Fazer um patê com frio também é uma boa opção para aproveitar o frio em recheio de torradinhas. Veja abaixo como fazer patê de salaminho para experimentar:
Ingredientes
- 1 caixa de creme de leite sem soro
- 1 pacote de Salaminho Seara Gourmet
- 1 pitada de pimenta
- 2 colheres de azeite
Modo de preparo
Para preparar a receita é simples. Basta reunir todos os ingredientes e bater no liquidificador até que a mistura fique com uma consistência de patê. Na hora de servir você pode adicionar pedacinhos de tomate de cereja nas torradas para enfeitar e incrementar a receita de patê.
Como combinar o salaminho com outros frios e petiscos?
Quando o assunto é salaminho, uma das melhores maneiras de aproveitar o alimento em petisco é preparar uma tábua de frios. Para preparar a tábua, você pode combinar o salaminho com outros frios como pepperoni, presunto parma, lombo canadense e mortadela defumada. Para incrementar a mesa de frios, a ideia é disponibilizar queijos, pães, geleias e nuts junto com os frios. Os petiscos ficam deliciosos para acompanhar o happy hour com amigos.
O salaminho pode ser saboreado vinhos suaves ou drinks de sua preferência. O clima de petiscaria também é ótimo para ser aproveitado em um jantar romântico ao lado das pessoas que amamos, ou em outras ocasiões especiais, como uma confraternização em família. O salaminho também pode ficar delicioso servido com ovos de codorna para uma entrada saborosa. Experimente!