Bovinos

Friboi

Bovinos

Picadinho de Carne de Sol

Rendimento

2 pessoas

Preparo

25h30

Ingredientes

Para a carne de sol

  • 1 kg de Coxão Mole Friboi
  • 50g de sal refinado

Para o picadinho

  • 300g de carne de sol
  • 4 colheres de sopa de manteiga de garrafa
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • ½ cebola pequena cortada em tiras
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha ou coentro a gosto

Modo de preparo

Como fazer carne de sol

  1. Limpe o Coxão Mole Friboi e corte em bifes;
  2. Salgue e guarde por 24 horas na geladeira;
  3. Lave toda a carne;
  4. Corte em cubos pequenos e reserve.

Como fazer picadinho de carne de sol

  1. Refogue os cubinhos de carne de sol com cebola, manteiga de garrafa e azeite;
  2. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e salpique salsinha ou coentro;

Picadinho de carne de sol é o aperitivo perfeito para o fim de semana

O picadinho de carne de sol é uma ótima opção de comida de boteco para servir no happy hour com os amigos enquanto degustam drinks e uma boa cerveja. A carne de sol como petisco fica super saborosa e macia, principalmente quando feita com Coxão Mole Friboi, considerado um dos cortes mais macios e suculentos do boi e valorizado por sua textura e sabor. Além disso, coxão mole é uma carne magra, com baixo teor de gordura e sabor delicado, ideal para preparos grelhado, assado, cozido ou ao forno.

Para acompanhar, vale a pena preparar uma porção de queijo coalho grelhado na frigideira e aipim frito na airfryer. Se você gosta de manteiga de garrafa, ela pode deixar o aperitivo de carne ainda mais suculento!

Como preparar carne de sol? 

A primeira forma de prever resultados e assegurar um bom preparo é a escolha do corte de carne. Pela abundante quantidade de fibras, o coxão mole, peito, lagarto, miolo da paleta e coxão duro são as melhores escolhas! Por isso, a dica é apostar no Coxão Mole Friboi, que é considerado um dos cortes mais macios e suculentos. 

Mas como é feita a carne de sol? O preparo consiste em temperar os bifes com bastante sal e deixá-los secar de um dia para o outro em um local coberto e ventilado – na geladeira, por exemplo. Esse processo de desidratação rápida é responsável por deixar o interior da carne ainda úmido e macio.

Qual é a diferença entre carne seca e carne de sol?

Sabemos que os dois tipos de carne são bem parecidos e você pode até pode achar que os nomes são sinônimos. Além disso, elas podem até ser feitas com os mesmos ingredientes, mas a maior diferença entre a carne seca e a carne de sol está no preparo.

A carne de sol leva esse nome pelo seu processo de produção de antigamente: ela era deixada para secar diretamente no sol. Hoje, o passo a passo a de como preparar carne de sol consiste em deixá-la levemente salgada em um lugar coberto e com ventilação para que possa secar. Por isso, na nossa versão da receita, você aprende como fazer carne de sol na geladeira. Inclusive, por seu menor tempo de preparo, a carne de sol é mais macia, suculenta e um pouco menos salgada.

Já a carne seca é evidentemente mais seca que a carne de sol, podendo ser até três vezes mais salgada. Além disso, o processo de produção da carne seca é bem mais demorado: os bifes são temperados com sal e deixados espalhados em ambientes secos ou com a incidência de sol.

Publicado em 1 de janeiro de 2022

Atualizado em 13 de março de 2024

Deixe um comentário


Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos Entradas e Aperitivos Friboi

Receitas relacionadas

Bovinos

Confira outras receitas

Prato servido com fatias de picanha grelhada, cobertas com sal grosso, ao lado de arroz cremoso à piamontese, em um prato redondo.

Bovinos

Picanha com Arroz à Piamontese

Combinação saborosa e inesquecível

4 porções • 2 horas

Seis mini-hambúrgueres com carne, queijo derretido e pão dourado, decorados com palitos, ao lado de molhos.

Bovinos

Mini Hambúrguer

Receita simples para as crianças

6 porções • 20 minutos

Prato de macarrão tipo espaguete coberto com molho à bolonhesa, que inclui carne moída e pequenos pedaços de tomate. O molho é vibrante, de coloração vermelha intensa, e está finalizado com uma generosa porção de queijo ralado por cima. O prato é servido em uma tigela branca com bordas largas e discretas manchas rústicas, colocada sobre um prato maior de cor azul. Ao fundo, há uma tigela menor com mais queijo ralado. Talheres pretos estão dispostos sobre um guardanapo azul à esquerda.

Bovinos

Macarrão com Carne Moída

Almoço simples e saboroso

2 porções • 1 hora

Mais Receitas Bovinos