Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Picanha assada: 7 dicas para deixar a carne suína suculenta no forno

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Picanha assada é um prato que pede alguns cuidados no preparo, caso contrário, a picanha suína assada pode ficar ressecada e sem suculência. Alguns truques para ajudar na hora de preparar a carne suína assada podem garantir que ela fique macia e saborosa, como preaquecer o forno, fazer riscos na capa de gordura e escolher uma picanha suína com gordura entremeada.

Veja abaixo 7 dicas para não errar na receita e garantir uma picanha assada suculenta! 

Dica 1) Opte por uma carne suína de qualidade e naturalmente macia para fazer picanha assada

Escolher uma peça de picanha suína naturalmente macia para assar faz toda a diferença no sucesso da receita. Existem opções resfriadas já temperadas e outras sem tempero, que permitem que você faça o tempero para carne suína a seu gosto. Veja abaixo as melhores opções de picanha suína para o dia a dia:

  • Picanha Suína Seara Temperada Assa Fácil: temperado com ervas finas, o produto vem no saco Assa Fácil, por isso, não precisa descongelar. A picanha suína fica suculenta e bem assada sem sujar a cozinha. Mais praticidade para o seu dia a dia.
  • Picanha Suína sem tempero Seara: carne macia, suculenta e na proporção ideal para o dia a dia. Essa picanha pode ser feita no forno, na churrasqueira e na panela de pressão.
  • Picanha Suína Resfriada Temperada Seara: carne macia com o tempero caseiro perfeito para o dia a dia.
  • Picanha Suína de Linhagem Europeia Seara Gourmet: com uma carne selecionada com mais marmoreio, a gordura entremeada nas fibras garante mais sabor, maciez e suculência. Você também pode assar essa picanha suína churrasqueira e garantir um ótimo resultado.
  •  Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet: marinada com o tempero de alho e com um corte macio e suculento, essa carne de picanha suína possui uma excelente performance quando assada na churrasqueira. 

Dica 2) Prepare um tempero para picanha assada saboroso

Com a Picanha Suína sem tempero Seara, você pode selecionar os melhores temperos de carne suína para deixar a picanha suculenta. Alecrim, tomilho, alho, suco de limão, orégano, sal e pimenta-do-reino são a combinação perfeita para uma receita do dia a dia. 

Caso queira fazer um tempero diferente, a picanha suína assada também combina com vinho, pimenta rosa, pimenta calabresa, páprica defumada, picante e doce. O ideal é deixar a carne absorvendo os temperos por 1 hora antes de assar. 

Dica 3) Preaqueça o forno antes de colocar a picanha suína para assar 

Preaquecer o forno por 15 minutos a 180°C é a dica indispensável para qualquer carne assada. Esse cuidado evita que a carne fique crua por dentro e garante que a maciez e suculência de uma picanha cozida uniformemente. O aparelho atinge uma alta temperatura antes do alimento ser colocado para assar, evitando também que a carne murche depois de assada. A dica também vale para o cozimento de outros tipos de carne no forno. Não esqueça!

Dica 4) Faça riscos diagonais na capa de gordura da picanha suína

Alguns cortes de picanha suína contam com uma capa de gordura, que é responsável por proporcionar a suculência e maciez na hora do cozimento. Fazer riscos diagonais na capa de gordura da carne vai ajudar a cozinhar uniformemente. A dica é utilizar uma faca bem afiada, posicionando a picanha suína com a capa de gordura virada pra cima e riscando delicadamente. Você vai fazer cortes superficiais ao longo do comprimento da gordura. Para isso, é necessário tirar os cortes congelados do freezer com alguns minutos de antecedência. 

Outra dica é colocar a picanha suína na assadeira com a capa de gordura virada para cima, assim, a gordura vai derreter mais rápido, deixando a carne mais macia e suculenta. 

Dica 5) Use papel alumínio para a picanha assada ficar pronta mais rápido

Cobrir a picanha suína com papel alumínio é uma ótima dica para a carne assar mais rápido e atingir o ponto ideal e uniforme com mais facilidade. Para essa sugestão, o ideal é retirar o papel alumínio no meio do cozimento para olhar se a carne já está douradinha e pronta para ser saboreada. 

Dica 6) Preste atenção no ponto da picanha assada

O ponto certo da picanha assada é quando a carne estiver dourada por fora e levemente rosada por dentro. Essas características ajudam a identificar se a carne está macia, suculenta e perfeita para servir. Muita gente acha que a carne suína no forno deve ficar esturricada, porém isso não é verdade. Confira abaixo o passo a passo para fazer uma picanha suína de sucesso:

Dica 7) Após a picanha assada, espere 5 minutos antes de cortar 

Quem está acostumado a fazer carne assada em casa, sabe que deixar o alimento descansar depois de cozido é uma dica importante. O objetivo é fazer com que o suco da carne volte a se espalhar de forma uniforme dentro do corte, atribuindo suculência à picanha. Se você fatiar a carne assim que tirar do forno, todo o suco vai escorrer para fora e se perder. Ao esperar, você garante que a água permaneça na peça e deixe a carne bem macia. 

Sirva a picanha assada com acompanhamentos saborosos

Preparar a picanha assada com acompanhamentos é uma das principais dicas para impressionar os convidados em um almoço em família. Você pode aproveitar que a receita vai ser feita no forno e colocar o acompanhamento para assar junto com a carne. 

A dica é colocar pedaços de uma espiga de milho-verde, mandioca cortada em pedaços, abobrinhas grandes cortadas e pedaços de cenoura. Dessa forma, os acompanhamentos também ficam com o sabor da carne durante o processo de cozimento. Para que eles não assem demais, a dica é colocar os ingredientes no meio do cozimento da picanha assada. Você também pode testar algumas receitas práticas em casa como a Picanha Assada Servida com Arroz de Forno, a Picanha Suína com Cenouras ao Café, a Picanha Suína ao Alho com Torrada de Pão e Parmesão e a Picanha com Molho de Mostarda com Ervas e Palmito Pupunha Assado

Gostou das dicas? Teste em casa! 

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

Prato com joelho de porco assado e temperado, acompanhado de batatas douradas fatiadas. Ao fundo, cerveja escura com espuma e itens como alho, azeite e temperos.
16.Oct

Carne Suína

Joelho de porco na airfryer: receita de Eisbein mais prática e suculenta

Strogonoff de lombo suíno cortado em tiras com batatas bolinhas assadas ao lado servido em um prato branco.
16.Oct

Carne Suína

Quais os benefícios do lombo suíno? Descubra a riqueza dessa proteína na alimentação

Pizza com presunto alemão em cima de uma tábua de madeira. Ao lado, folhas de louro e bagas de zimbro. Ao fundo, tomates inteiros.
27.Sep

Carne Suína

Comida alemã: do fast food ao pratos clássicos, confira as mais irresistíveis

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Mais Matérias