Por Minha Receita
O churrasco americano é muito conhecido por ser bem diferente do brasileiro, não só pelas carnes escolhidas para ir na brasa, como também nos temperos utilizados para atribuir sabor, que geralmente são mais fortes e com uma característica agridoce. As carnes escolhidas costumam ser hambúrgueres, salsichas de churrasco e costelinhas de porco. Os acompanhamentos de churrasco também costumam ser diferentes. Veja abaixo 4 ideias para quem quer apostar na churrascaria americana para um happy hour com os amigos!
1) Prepare cortes típicos de churrasco americano de qualidade
As carnes mais utilizadas na churrascaria americana costumam ser bem diferentes das do churrasco brasileiro. No Brasil, os cortes mais valorizados costumam ser os mais caros, como a picanha e o filé mignon. Já a versão americana costuma utilizar outros cortes de carne. A costela na churrasqueira, por exemplo, é um exemplo de carne típica de churrasco americano. Como no preparo de qualquer receita, é importante que os ingredientes sejam de qualidade. Veja abaixo uma seleção de carnes para churrasco americano saborosas:
Carne de hambúrguer:
Tradicional Burger Seara Gourmet: sendo três vezes mais alto que os hambúrgueres tradicionais, o produto é feito de carne 100% bovina que conta com um tempero à base de cebolinha e alecrim. Esse hambúrguer gourmet possui uma excelente performance na churrasqueira.
Costela suína:
Costela Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet: carne selecionada com mais marmoreio, garantindo mais sabor e suculência na brasa.
Costela Suína em Ripas Seara Gourmet: mais prática para o churrasco, a carne já vem proporcionada e performa bem na churrasqueira garantindo um resultado saboroso.
Salsicha:
Salsicha para Grelha Seara: uma salsicha feita exclusivamente para churrasco, com um sabor levemente defumado.
2) Prepare um dry hub para temperar costela no churrasco americano
O dry hub (“esfregar a seco”, em português) é um tipo de tempero que é feito com ervas secas, geralmente combinadas com sal e açúcar e aplicado diretamente na costela de porco. Os sabores agridoces são típicos do churrasco americano. O dry hub potencializa os sabores e deixa a carne com aquela textura e suculência de costela de steakhouse. Veja abaixo a lista de todos os temperos para fazer o dry hub:
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 ½ colher (sopa) de páprica doce
- 1 ½ colher (sopa) de sal
- 1 colher (chá) de mostarda moída
- 1 ½ colher (sopa) de pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) de alho em pó
- 1 colher (chá) de cebola em pó
O passo a passo para fazer esse tempero de costela é mais fácil do que parece, confira no vídeo o modo de preparo completo:
3) Sirva as carnes de churrasco americano com molhos deliciosos
Os molhos de churrasco são ótimas dicas para turbinar as carnes do seu churrasco americano. Algumas combinações, como a costela com molho barbecue, são típicas desse tipo de culinária. Porém, além dessa opção saborosa é interessante apostar em outros molhos como o creme de cebola e o molho gorgonzola. Outra dica, é não deixar de abrir mão dos clássicos como ketchup, mostarda e maionese que combinam perfeitamente com a salsicha e o hambúrguer na churrasqueira.
4) Aposte nos melhores acompanhamentos de churrasco americano
O churrasco americano possui certos acompanhamentos tradicionais. Os mais conhecidos são as espigas de milho, batatas assadas e os espetinhos de legumes, que geralmente são feitos na brasa junto das carnes. As saladas de churrasco também costumam estar presentes nos pratos. O hambúrguer e a salsicha costumam ser servidos com pães. Além disso, o creme de milho também é um acompanhamento de churrasco americano muito presente na ocasião. Apesar de no Brasil não ser muito comum servi-lo com as carnes de churrasco, experimentar é uma ótima dica.