Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual a diferença de pepperoni e salame?

Veja o que distingue esses dois frios saborosos

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

O pepperoni e o salame são frios que fazem muito sucesso no happy hour em casa. Apesar da semelhança na aparência, ambos têm minuciosidades no paladar que diferem um do outro. O pepperoni é uma variedade picante, produzida a partir do salame seco. Já o salame tem diferentes tipos de maturações e variações, como o hamburguês, o milano e o salaminho. O mais conhecido é o salame italiano, que é feito com cortes nobres de carne suína e costuma estar presente na tábua de frios com frutas. A seguir, você vai entender melhor o que é pepperoni, do que é feito o salame e quais são as principais diferenças entre eles. Confira!

Afinal, o que é pepperoni?

O nome “pepperoni” vem da palavra italiana peperone, que significa “pimentão”. O frio é temperado com páprica picante, que é obtida a partir da desidratação do pimentão vermelho, dando origem ao seu nome. A páprica deixa esse tipo de salame apimentado, transformando-o em um dos principais ingredientes entre os sabores de pizza.

Além de ser apimentado, o pepperoni é feito de que? 

O pepperoni é feito a partir do salame seco e, por isso, tem uma mistura de carne de porco e carne bovina nos seus ingredientes, às vezes toucinho. O frio para montar uma mesa de petiscos recheada e servir em festas pequenas. Também harmoniza muito bem com cervejas e drinks e pode compor muitas receitas de espetinhos. 

Você sabe de que é feito o salame? Entenda mais sobre esse frio

O salame é um frio derivado de carnes suínas, bovinas e temperos. A origem do seu nome vem do verbo italiano salare, que significa “salgar”. Essa é uma característica fundamental durante todo o preparo do salame italiano, hamburguês e milano. A cura do salame faz com que a carne perca água e fique salgada, deixando um sabor intenso. 

Quais são os principais tipos de salame? 

Diferente do pepperoni, o Salame tipo Italiano Seara Gourmet é feito artesanalmente com cortes nobres de carne suína e temperos naturais selecionados. Sua maturação é lenta, dura aproximadamente 45 dias e tem um sabor bem forte.

Outro tipo comum nos supermercados é o Salame Hamburguês Seara Gourmet, que conta com a adição de pimenta preta na sua receita. Seu processo de maturação dura um pouco mais que o salame italiano, cerca de 60 dias. Já o Salame com Borda de Pimenta Seara Gourmet é maturado com vinho e tem borda de pimenta.

Pizza de pepperoni tem fermentação natural e sabor picante

O Pepperoni fatiado Seara Gourmet se destaca por ser um frio lentamente maturado e apimentado, elaborado de forma artesanal. Esse é um dos tipos de salame gourmet mais gostosos para incluir em pizzas, por isso faz parte da Pizza de Pepperoni Seara Gourmet.

A receita é elaborada artesanalmente com molho e farinha importados da Itália, de massa fina e leve. A pizza de pepperoni é picante e é ideal para servir a família inteira, pois tem uma massa de fermentação natural que é assada no forno a lenha para proporcionar mais crocância nas bordas.

Pepperoni ou salame: qual é o tipo mais gostoso e versátil para incluir nas suas receitas?

O salame possui grande destaque na tábua de frios chique, mas pode estar presente também em lanches, aperitivos, pães recheados e patês. Já o pepperoni, por ter um sabor específico, é gostoso para comer sozinho ou servir em receitas de massas e risotos, que destacam apenas o sabor do frio. 

Você pode mesclar os dois, preparando uma Pizza Pepperoni com Salame Hamburguês e fazer novas combinações, como o Rocambole Salgado com Mix de Salames hamburguês, italiano e com borda de pimenta.

Confira as principais receitas abaixo:

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Gourmet Lanches

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

Mesa posta com salpicão de frango servido em recipiente laranja.
21.Nov

Aves

Salpicão de frango combina com o que? 10 opções de pratos para servir junto

Imagem destaca a receita de farofa de Natal com tender bolinha picado e grelhado, farinha de mandioca torrada, castanhas portuguesas descascadas e picadas, azeitonas verdes fatiadas, cebolinha fatiada e raspas de limão. A farofa está servida em uma tigela oval preta.
21.Nov

Carne Suína

Farofa de Natal: 13 receitas para escolher a preferida para a ceia

Bolinhos de feijoada recheados com couve e bacon em um prato laranja. Ao fundo, um vidro de azeite e uma colher de madeira com couve fatiada.
06.Nov

Aves

Esses são os tira-gostos deliciosos que carregam a identidade brasileira

Tábua de frios com mortadela em formatos diferentes como em fatias, em cubos e enrolados em cubos de mussarela, sob uma tábua de madeira, com uma combuca de molho pesto no meio, em cima de uma mesa de madeira.
04.Nov

Dicas de Cozinha

Tábua de frios com mortadela: 5 dicas para surpreender!

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.