Por Minha Receita
Almoço de domingo, picanha suína na mesa, família e os amigos reunidos – tem coisa melhor? Se a sua ideia é preparar um banquete surpreendente, fácil de conquistar o paladar de todos, a picanha suína é uma excelente sugestão de prato principal para almoço. Além de ter muito sabor e suculência, esse corte é um dos tipos de carne de porco mais versáteis que existem. Dá para cozinhar a picanha suína no forno, na churrasqueira, na grelha, e temperar a peça de inúmeras maneiras; de acordo com a sua intuição culinária e gosto pessoal.
Para que o seu almoço de domingo fique ainda mais especial e completo, selecionamos abaixo 5 ideias deliciosas de acompanhamentos para picanha suína!
1. Purê de batatas com cebola e bacon é perfeito como acompanhamento para picanha suína no almoço de domingo
Em alguns lares, o purê de batatas é um acompanhamento para carne de porco clássico. Na hora de completar a sua receita de picanha suína, você pode ir pelo caminho básico ou dar um toque a mais incorporando cebola e bacon ao bom e velho purê de batatas. Comece colocando algumas fatias de bacon em uma frigideira grande em fogo médio e cozinhe até ficarem crocantes (veja aqui como fritar bacon corretamente). Reserve. Na gordura do bacon, refogue 1 cebola média até ficar macia e translúcida. Por fim, misture o bacon frito cortado em pedaços menores e a cebola refogada no seu purê de batatas. Sirva quente.
2. Sirva abóbora japonesa assada no almoço de domingo ao lado da picanha suína
Tanto faz se você tem a intenção de preparar a picanha suína no forno, na churrasqueira ou na grelha – a abóbora assada é um acompanhamento certeiro para o seu almoço de domingo. Tudo o que você precisa fazer é cortar a abóbora em fatias (com a casca), regar com azeite, adicionar os temperos de sua preferência e levar para assar no forno preaquecido em temperatura média-alta (200 °C). A abóbora estará pronta quando estiver bem macia e com a superfície dourada.
3. Vinagrete de azeitonas: uma delícia de acompanhamento para picanha suína assada na churrasqueira
O vinagrete de azeitonas, que já apareceu por aqui na receita de lombo Seara, também é um ótimo acompanhamento para picanha suína, especialmente se ela for preparada na churrasqueira. Para fazer é bem simples: pique alguns tomates, azeitonas, cebolas em cubos bem pequenininhos e, depois, tempere a mistura com vinagre, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto – prático, ligeiro e delicioso!
4. Fatias de abacaxi grelhado deixarão a picanha de porco com um toque adocicado delicioso
Sabores adocicados combinam muito bem com a carne de porco em um almoço de domingo. Por isso, uma dica interessante é grelhar fatias de abacaxi para acompanhar o seu almoço com picanha suína. Quer aprender? Coloque o abacaxi fatiado sobre uma grelha ou frigideira. À parte, misture ½ xícara de manteiga derretida, ½ xícara de açúcar mascavo e canela a gosto. (Se ficar grosso, coloque no micro-ondas por alguns segundos). Espalhe a mistura de manteiga por cima do abacaxi e grelhe por cerca de 7 a 10 minutos ou até começar a dourar. Sirva sobre a picanha suína temperada.
5. Almoço de domingo com salada de alface frisée e picanha suína
Prefere uma saladinha prática e saborosa para acompanhar a sua picanha suína no almoço de domingo? A nossa salada de alface frisée, bacon e ovo pochê é uma ótima pedida. Para preparar, basta distribuir as folhas lavadas (alface e o mix de folhas que quiser) em uma saladeira e acrescentar fatias de bacon, croutons e ovos pochês por cima. Finalize com sal a gosto e um fio de azeite de oliva.