Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Tábua de frios e vinhos: veja como harmonizar os frios com a bebida

Dicas para uma experiência gourmet única

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Uma boa tábua de frios precisa de uma seleção não só de frios gourmet, como também de frutas, patês e pastinhas que ficam ainda melhores quando acompanhados por vinhos bem escolhidos. A harmonização de pratos  com bebidas é uma dica sofisticada que pode tornar sua experiência gastronômica ainda mais interessante. Para saber como harmonizar vinhos com a sua tábua de frios chique, o Minha Receita separou dicas valiosas! Confira: 

Faça uma lista de ingredientes para sua tábua de frios

Antes de saber como harmonizar frios com vinhos, é necessário entender as melhores opções de ingredientes e como calcular a quantidade de frios por pessoa para uma tábua de frios simples. Montar uma tábua de frios recheada de ingredientes diversos, desde queijos e embutidos até frutas, torradinhas e pães, é uma escolha perfeita para harmonizar com vinhos em diferentes situações, seja em jantares românticos, reuniões com amigos, celebrações festivas ou simplesmente para aproveitar um fim de tarde relaxante. Veja abaixo uma seleção de ingredientes perfeitos para harmonizar sua tábua de frios com vinhos:

Ingredientes:

Salame italiano na tábua de frios é a opção perfeita para aproveitar com vinhos leves

O Salame tipo italiano fatiado Seara Gourmet é feito a partir de partes selecionadas de carne de porco e tem sua maturação aprimorada com vinho, enriquecendo seu gosto. Devido ao seu teor elevado de gordura, este tipo de salame combina perfeitamente com vinhos que balanceiam suas propriedades.

Uma escolha deliciosa para acompanhar uma tábua de frios chique com salame italiano são os vinhos borbulhantes, principalmente aqueles feitos a partir das uvas Lambrusco, que oferecem um gosto frutado com acidez bem balanceada. Os vinhos tintos suaves, como os feitos de uva barbera, também harmonizam bem com aperitivos fáceis com o ingrediente. 

Presunto jamón serrano é a dica perfeita para harmonizar com vinhos de tanicidade moderada

Ao querer harmonizar uma tábua de frios simples, utilizar o Jamón serrano fatiado Seara Gourmet é uma excelente dica. O produto é o pioneiro no Brasil feito somente de pernil e sal do mar. Na hora da harmonização, opte por vinhos tintos de tanicidade média a alta. Estes tipos de vinhos englobam os elaborados a partir das uvas como cabernet sauvignon, merlot, tannat e malbec. Esses vinhos também casam bem com queijos mais gordurosos, tais como parmesão, roquefort e provolone, especialmente quando servidos numa tábua de frios com  frutas.

Presunto parma combina com vinhos tintos delicados e também com brancos e rosés pouco adocicados

Diferente do presunto parma, o jamón serrano, também conhecido como presunto serrano, possui um sabor intenso e característico, sendo feito do porco branco típico da Espanha, maturado por longos períodos. Esse presunto é ainda denominado de presunto cru da Espanha.

O presunto parma é uma estrela em jantares românticos e também em pequenas reuniões descontraídas com amigos. Este tipo de presunto, originário da Itália, possui um sabor sofisticado e, ao mesmo tempo, sutil, o que o torna perfeito para harmonizar com bebidas de notas frutadas, como vinhos tintos das vinícolas italianas, com seu gosto bem equilibrado.

Ao montar uma seleção de frios de alta qualidade, o Presunto parma fatiado Seara Gourmet é uma excelente escolha. Supervisionado pelo Consorzio del Prosciutto di Parma, ele é maturado por 14 meses sob as condições naturais de temperatura e umidade da região italiana. Sendo um presunto de sabor delicado, ele combina maravilhosamente com uvas como pinot noir, cabernet franc, carmenère e grenache, e ainda com vinhos brancos e rosés que não são excessivamente doces.

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Gourmet

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

Salsicha vermelha alemã servida como um aperitivo e acompanhada de batatas em um prato azul.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha alemã: como preparar os diferentes tipos em receitas

Salsicha viena servida com chucrute em um prato redondo preto.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Qual a diferença entre salsicha Viena e Frankfurt?

Pedaços de salsicha frankfurt grelhadas com cebolinha em um prato redondo escuro. Ao fundo, uma assadeira com pretzels assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha Frankfurt: conheça o diferencial da salsicha alemã

Mais Matérias