Por Minha Receita
O fígado de galinha se destaca quando se trata de cozinhar com miúdos. Esse pedacinho tenro, cheio de sabor e rico em proteínas, é uma excelente opção para compor um almoço rápido ou um jantarzinho leve durante a semana. Mas, afinal, como fazer fígado de galinha? Qual é a melhor forma de cozinhá-lo? Abaixo, listamos 3 tipos de preparo diferentes – desde simplesmente refogar o fígado de frango na frigideira até empaná-lo para assar na airfryer. Confira!
1) O fígado de galinha refogado na frigideira ou panela é sinônimo de sabor e praticidade para o dia a dia
Além de saboroso e econômico, o fígado de galinha refogado fica pronto em pouquíssimos minutos. Sendo assim, é um prato indicado para aqueles dias que estamos atarefados e sem tempo para cozinhar algo mais demorado. Outra vantagem é que esse tipo de preparo não requer muitas habilidades culinárias. Até iniciantes podem aprender como fazer fígado de frango simples e perfeito.
A nossa receita de fígado de frango ao alho, óleo e cebola, por exemplo, está longe de ser complicada. Basta limpar o fígado, temperar à sua maneira e levá-lo para refogar com alho e cebola. Se quiser, você pode caprichar ainda mais na cebola e servir um delicioso fígado de frango acebolado para sua família.
Quer garantir o sucesso da sua receita de fígado de galinha? Então escolha um produto de qualidade inquestionável, como o Fígado de Frango Resfriado Seara. Ele já vem pronto para ir à panela ou frigideira, sem precisar descongelar. Sua carne macia e suculenta certamente vai abrilhantar suas receitas na cozinha!
2) Como fazer fígado de galinha cozido na panela de pressão? Veja o passo a passo dessa receita deliciosa
Também é muito fácil fazer fígado de galinha na panela de pressão. O preparo é bastante parecido com o da receita de moela de frango ou outro miúdo que estamos acostumados a fazer com esse método ligeiro. Veja só:
Ingredientes:
- 1 kg de fígado de galinha
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates médios
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 4 colheres (sopa) de molho de tomate
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 500 ml de água
- Sal, páprica defumada e pimenta a gosto
Como fazer fígado de galinha na panela de pressão:
Passo 1) Enxágue bem os fígados de galinha em água fria corrente. Depois, seque-os com folhas de papel toalha, dando batidinhas leves.
Passo 2) Em seguida, verifique se há alguma membrana, nervo ou veia aparente. Basta utilizar uma tesoura de cozinha ou faca afiada para cortá-las. Se for o caso, você também pode retirar o excesso de gordura.
Passo 3) Coloque o azeite na panela de pressão em fogo médio. Quando estiver quente, adicione a cebola e doure até ficar transparente. Junte o alho.
Passo 4) Após o alho ficar bem douradinho, acrescente o tomate picado, o fígado de galinha, o molho de tomate e o vinagre.
Passo 5) Coloque os temperos a gosto: sal, pimenta-do-reino e páprica defumada. Se gostar, você também pode incluir coentro e cominho.
Passo 6) Cubra tudo com cerca de 500 ml de água e tampe a panela. Após pegar a pressão, cozinhe de 15 a 20 minutos.
Dica: se quiser fazer um delicioso fígado de galinha com batata, acrescente na panela 3 batatas médias cortadas ao meio para cozinhar junto na pressão.
3) O fígado de galinha na airfryer é outro tipo de preparo que você precisa testar em casa
Procurando receitas fáceis com frango para o almoço ou jantar da sua família? A receita de fígado de galinha empanado na airfryer vai te surpreender! Você só precisará de alguns ingredientes simples para preparar esta maravilha:
Ingredientes:
- 500 gramas de fígado de galinha
- Suco de ½ limão
- 3 dentes de alho amassado
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 2 ovos grandes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de rosca ou panko
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Como fazer fígado de galinha empanado:
Passo 1) Após limpar e lavar bem o fígado, corte-o em pedaços menores (cubos) e coloque tudo em uma tigela grande.
Passo 2) Acrescente suco de limão, alho, mostarda, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e reserve por 15 minutos para apurar o sabor dos temperos.
Passo 3) Prepare três recipientes (pratos): um com farinha de trigo, outro com ovos batidos e o terceiro com farinha de rosca ou panko.
Passo 4) Primeiro passe o fígado na farinha de trigo, seguido do ovo e da farinha de rosca. Em cada etapa, retire o excesso. Repita o processo até que todos os fígados estejam bem empanados. Se necessário, aumente a quantidade das farinhas.
Passo 5) Preaqueça a airfryer a 200 °C por 5 minutos. Coloque os fígados no cesto em uma única camada (sem colocar um sobre o outro).
Passo 6) Deixe de 10 a 15 minutos, virando delicadamente os pedaços na metade do tempo. No fim, verifique se os fígados estão crocantes/dourados por fora e macios/cozidos por dentro. Sirva ainda quente.
Ideias para utilizar o fígado de frango nas suas receitas
Em patês: você pode fazer uma deliciosa receita de patê utilizando o fígado de frango. Após refogá-lo na manteiga com alho e cebola, bata tudo no liquidificador ou processador, adicionando azeite e os temperos da sua preferência (sal, orégano, tomilho, pimenta-do-reino, etc.). Sirva frio com biscoitos ou torradinhas.
No café da manhã: para começar o dia bem e cheio de proteínas, acrescente alguns pedaços de fígado de galinha no seu omelete recheado ou ovos mexidos.
Na carne de hambúrguer: qualquer receita de hambúrguer artesanal que peça uma mistura de carne pode ganhar a companhia do fígado de galinha! Basta moer e adicioná-lo ao blend – apenas certifique-se de cozinhá-lo na temperatura certa.
Na farofa: no seu próximo almoço de domingo, experimente preparar uma farofa de miúdos com fígado para acompanhar um tradicional frango de padaria.
Algumas sugestões de acompanhamento para fígado de galinha
Embora os fígados de galinha sejam saborosos por si só – funcionando até como um petisco barato e criativo –, um bom acompanhamento pode elevar o nível da sua receita de fígado de frango. Veja nossas opções favoritas abaixo:
- Purê de batata com queijo
- Legumes assados
- Arroz de forno com linguiça toscana
- Purê de batata-doce
- Suflê de brócolis
- Arroz de couve-flor
- Farofa de banana com bacon
Porque colocar leite no fígado? Você já ouviu falar disso?
Algumas pessoas acreditam que deixar o fígado mergulhado no leite ajuda a remover o sabor marcante. Portanto, se quiser minimizar ao máximo esse sabor, você pode colocar o fígado de galinha de molho no leite por algumas horas e depois enxaguar com água fria antes de cozinhá-lo. O objetivo aqui não é mascarar os sabores naturais, mas suavizá-los um pouco.
Quais são os benefícios do fígado de galinha?
Caso você não saiba, o fígado de galinha tem benefícios que vão muito além do seu sabor e textura marcantes. Como é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo, é uma boa ideia incluí-lo no planejamento das refeições da semana, garantindo mais saúde e vitalidade.
Entre os nutrientes do fígado de galinha, um dos destaques é a vitamina A na forma de retinol, que auxilia na manutenção da saúde dos olhos, pele e sistema imunológico. Também contém vitamina B12, que ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na prevenção da anemia. Já a presença de ferro e zinco fortalece a função imunológica do corpo e contribui para a saúde óssea.
Viu? Quando consumido com moderação, como parte de uma dieta equilibrada, o fígado de galinha tem benefícios de sobra. E por ser rico em proteínas, você pode utilizar o fígado de frango em suas receitas low carb do dia a dia e até nas marmitas fitness com ingredientes saudáveis!