Por Minha Receita
Você já parou para pensar qual é a ordem certa de servir um churrasco? Desde a escolha da carne até a disposição dos acompanhamentos, cada passo contribui para que a experiência fique perfeita. Aqui, você vai conferir dicas de como preparar e servir um churrasco em casa, incluindo opções de cortes de carne de porco, linguiças recheadas e temperadas e mais! Saiba qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira, o que servir primeiro e outras dicas:
Comece o churrasco em casa com 1 hora e meia de antecedência
Antes de receber os convidados, acenda o fogo e deixe as brasas atingirem o ponto ideal. Uma churrasqueira bem preparada é crucial para garantir a textura e o sabor perfeitos da carne. Você pode fazer isso com cerca de 1 hora e meia de antecedência.
Selecione os melhores cortes suínos e bovinos para churrasco
O churrasco completo começa na seleção cuidadosa da carne. Carnes nobres como picanha, costela e maminha são escolhas populares. Para ter mais praticidade, vale a pena apostar em carnes para churrasco temperadas, como a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet e a Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet, que já vêm marinadas.
Como fazer churrasco corretamente? Asse a costela e o cupim primeiro
A ideia é começar a preparar o churrasco gourmet com peças mais gordurosas, como o cupim e a costela, garantindo que os sucos sejam retidos durante o processo. Para isso, coloque as carnes mais grossas e de cozimento longo na churrasqueira assim que a brasa ficar com um calor constante.
Qual lado da carne assar primeiro?
Cortes como a picanha suína e a panceta devem assar com a gordura virada para cima, deixando a carne em contato com a churrasqueira. Isso vai ajudar a aumentar a maciez e suculência das peças! Somente no final, vire o lado com gordura para baixo para dourar bem até derreter.
O que passar primeiro no churrasco: sal ou outros temperos?
Salgar a carne tem o papel de realçar o sabor dos cortes, mas acaba retirando os líquidos durante o processo. Para preservar a suculência, coloque as carnes na brasa, deixe assar até chegar no ponto, e salgue apenas no momento de servir. Carnes temperadas com marinadas devem pegar sabor por 1 ou 2 horas antes de assar.
Saiba mais: Quando colocar o sal no churrasco?
O que não pode faltar em um bom churrasco?
Enquanto a carne grelha, organize os acompanhamentos. Arroz, farofa, saladas e molhos são essenciais para equilibrar o paladar e complementar o churrasco em casa. Você pode fazer um pão de alho caseiro recheado com queijo e bacon, receitas de macarronese e molhos clássicos, como o vinagrete.
Veja também: Acompanhamento para churrasco: 16 pratos que não podem faltar
Comece o churrasco em casa com entradinhas
Enquanto as carnes estiverem assando, as entradas para churrasco vão te ajudar a entreter os seus convidados, trazendo uma prévia do que está por vir. Para variar o cardápio, prepare boas linguiças, como a Linguiça tipo Cuiabana Seara Gourmet, que vem recheada com queijo.
Outra boa opção é a Linguiça de Frango com Bacon Seara Gourmet, que vem recheada com pedaços de bacon e tem temperos especiais. Se quiser inovar nos petiscos, aproveite a Panceta Suína com Lemon Pepper Seara Gourmet para fazer um Espetinho de Panceta com Queijo, como no vídeo abaixo:
Sirva as carnes para churrasco em uma travessa
Ao atingir o ponto desejado, retire a carne da churrasqueira e deixe descansar por 5 minutos. Corte em fatias finas e disponha em uma travessa, separando os cortes bovinos dos suínos. Se não tiver temperado, jogue sal grosso ou sal de parrilla e aproveite!