Por Minha Receita
As dicas de como descongelar carne também ajudam a fazer um churrasco em casa perfeito, sabia? Quem não tem prática no assunto, precisa deixar as carnes para churrasco em temperatura ambiente para não comprometer o preparo. Além disso, é importante congelar a peça apenas uma vez, para preservar sua suculência e manter a textura.
A seguir, o Minha Receita reuniu tudo que você precisa saber sobre o assunto e fazer um churrasco gourmet delicioso! Confira truques de como descongelar carne rápido do jeito certo:
Como descongelar carne para churrasco?
O descongelamento lento e gradual na geladeira é a melhor opção para fazer um churrasco de picanha e de outros cortes com gordura. Este processo permite que a carne descongele de maneira uniforme, preservando sua suculência e minimizando o risco de proliferação de bactérias.
Passo 1) Retire a carne do freezer e coloque na parte inferior da geladeira com no mínimo 24 horas de antecedência;
Passo 2) No dia seguinte, a carne estará em temperatura ambiente e perfeita para o preparo.
Descongelar carne rápido não é tão indicado assim!
Se o tempo estiver curto e você quiser como descongelar carne rápido, a dica é utilizar a técnica de descongelamento em água fria, desde que a carne esteja devidamente embalada para evitar a contaminação.
Lembre-se de trocar a água a cada 30 minutos para garantir que a carne permaneça em uma faixa segura de temperatura! Além disso, evite métodos rápidos, como descongelar carne no microondas, pois isso pode comprometer o cozimento.
Confira também: Carne de porco para churrasco: 7 cortes premium para uma experiência gourmet
Quais são as melhores carnes para churrasco?
Para garantir que o evento seja perfeito, você precisa escolher carnes frescas e de boa procedência. Opções como a Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet, a Panceta Suína Lemon Pepper Congelada, a Picanha Suína ao Alho Congelada e o Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet são conhecidas como as melhores carnes para churrasco.
Como congelar carne de churrasco?
Ao congelar, a temperatura ideal do freezer deve ser de, no máximo, -18°C. Evite congelar carnes próximas à data de validade, pois isso pode afetar a qualidade do produto após o descongelamento.
Passo 1) Divida as carnes em porções e embale em sacos herméticos próprios para congelamento;
Passo 2) Certifique-se de retirar o máximo de ar possível antes de selar os sacos, evitando assim a formação de cristais de gelo.
Além disso, para congelar uma carne boa para churrasco já temperada, coloque cada peça em sacos herméticos, retire o máximo de ar possível e adicione um toque extra de marinada antes de congelar.
Veja também: Qual é a ordem de servir um churrasco?
Dicas essenciais para armazenar carne para churrasco
O armazenamento adequado das carnes para churrasco congeladas é outro tópico importante para manter a qualidade do produto. A melhor dica é manter o freezer organizado, com as carnes mais antigas na frente para facilitar o uso em ordem cronológica. Confira mais sugestões abaixo!
- Utilize embalagens a vácuo para diminuir a exposição ao ar;
- Atente-se às recomendações de tempo de armazenamento para cada corte de carne: Congele cortes suínos pequenos em 1-2 horas ou 2-3 horas para cortes maiores. Os cortes bovinos finos em 1-2 horas ou 3-4 mais grossos.
- Coloque uma etiqueta nos pacotes de carnes para churrasco com a data de congelamento.
Saiba mais: Como aproveitar a sobra do churrasco para o lanche? 7 ideias deliciosas!