Por Minha Receita
Carne de porco é uma ótima ideia para diversificar o churrasco do fim de semana. Seja qual for o corte suíno – costela, pernil, barriga ou bisteca – a carne é extremamente saborosa e combina com diversos acompanhamentos e temperos que deixam as refeições mais suculentas. A boa notícia é que não há regras sobre como temperar carne de porco para churrasco: o segredo é equilibrar ervas e condimentos de sua preferência. Mas há técnicas que ajudam na absorção da mistura e potencializam o sabor, como o dry rub para a costela e a marinada para o pernil, por exemplo. A seguir, o Minha Receita te ensina como temperar carne de porco para o seu churrasco ficar perfeito!
Melhor tempero para carne de porco é combinação de ervas e especiarias
Independente do corte suíno, alguns temperos dão um match perfeito! Se você quer saber como temperar carne para churrasco, anote aí a dica básica: limão e sal marinho não podem faltar, já que ajudam no cozimento da carne, que costuma ser um pouco mais lento. Mostarda é um condimento que cai super bem na carne de porco e você pode usar desde a costelinha suína até o pernil, assim como a pimenta, que pode ser a do reino, a calabresa ou a dedo-de-moça. A páprica em pó defumada é uma das grandes dicas para conquistar um sabor defumado na carne de porco feita na churrasqueira, assim como o cominho. O coentro e o alecrim também são ervas que não podem faltar na hora de temperar as carnes suínas para a grelha.
Costela na churrasqueira: dry rub é a técnica dos chefs de cozinha para temperar a carne suína
Costelinha de porco na churrasqueira é um daqueles pratos que dão água na boca só de pensar, né? Para deixar a costela suína bem temperada por fora e por dentro e garantir aquela crosta dourada, os especialistas recomendam o dry rub (“esfregar a seco”, em português) que nada mais é do que esfregar uma mistura de temperos secos na carne antes de levar à grelha. Basta espalhar a mistura sobre todos os cantos da costela e massagear bem a peça. Confira uma sugestão de ingredientes para fazer o dry rub da costela suína na churrasqueira:
3 colheres (sopa) de páprica
1 colher (sopa) de cebola em pó
1 colher (sopa) de alho em pó
2 colheres (sopa) de sal marinho
1 colher (sopa) de manjericão desidratado
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) pimenta vermelha
1 colher (sopa) de mostarda em pó
Como assar costela na churrasqueira: truques para colocar a carne na brasa
Saber como preparar a costela e como assar a carne na churrasqueira também é essencial para obter o melhor sabor. Escolha uma carne suína resfriada de qualidade, de preferência sem a membrana que cobre a peça, para facilitar o seu trabalho na cozinha. Se a costelinha suína estiver com a membrana, basta deslizar uma faca cega sob essa película e puxar delicadamente. Em seguida, seque toda a superfície da carne com folhas de papel toalha antes de colocar os temperos.
A carne de porco leva cerca de 1 a 2 horas para ficar pronta e uma das primeiras dicas é pré-aquecer a churrasqueira antes de colocar o corte. Outro truque fundamental é posicionar a peça de costela de porco com os ossos virados para baixo: o cozimento através do osso faz com que o calor chegue devagar até a carne e quebra o colágeno da costela. Dessa forma, a carne fica mais macia e se desprende mais facilmente do osso na hora de comer. Depois de 40 minutos, vire a peça para baixo e coloque mais perto da brasa para que cozinhe por dentro e fique crocante por fora.
Marinada para pernil deixa a carne mais suculenta para a churrasqueira
O pernil na churrasqueira também fica extremamente apetitoso! A peça tem um tempo de cozimento mais lento e, por isso, é indicado marinar a carne de um dia para o outro para que fique mais macia e fácil de cortar. No entanto, se você tem tempo de sobra para esperar o pernil ficar no ponto, é possível deixar a carne em uma salmoura com limão e sal marinho por cerca de 20 minutos. Depois, é só temperar. Assim como a costelinha de porco, não existe tempero certo: os mais usados, além do limão e do sal marinho, são alecrim, pimenta, páprica e pimenta-do-reino ou pimenta calabresa.
Se você prefere fazer a marinada de 12 horas, o passo a passo é o seguinte: coloque o pernil em uma bacia com água, esprema alguns limões por cima de toda a carne e adicione sal. O pernil deve ficar totalmente coberto pela salmoura. Adicione alhos picados, pimenta, louro e alecrim e deixe descansar por 12 horas. Depois, é só retirar o pernil da bacia e levar à grelha pré aquecida. Um truque para adicionar sabor é pincelar o líquido da salmoura no pernil na grelha a cada 20 minutos.
Barriga de porco na churrasqueira é feita com marinada de 1 hora
Também chamada de panceta, a barriga de porco é uma carne entremeada de gordura, que conta com uma parte do couro do porco, e também é extremamente saborosa! Para fazer barriga de porco na churrasqueira, você pode assá-la inteira mas o é ideal cortá-las em tiras para ficar mais fácil de manipular e para que os lados fiquem com aquela crocância irresistível. Para temperar, a peça precisa ser marinada por cerca de 1 hora. E os ingredientes são os essenciais: sal marinho a gosto, pimenta-do-reino e limão. Para um sabor extra, acrescente alho triturado. Deixe a peça na salmoura com o courinho virado para baixo por cerca de 1 hora e leve à churrasqueira bem quente. Depois, é só degustar!
Linha de Cortes Suínos Seara Gourmet garante mais qualidade ao churrasco
Churrasco perfeito precisa ter carne de qualidade, principalmente a carne de porco. Para os consumidores amantes de suínos, Seara desenvolveu a linha de Cortes Suínos Resfriados Seara Gourmet. São cortes selecionados de alta qualidade para você temperar a gosto, como a Costela em Ripas, o Lombo Suíno Resfriado e a Barriga em Tiras. Práticos, macios e com muito mais sabor para você surpreender na brasa!