Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como temperar carne de churrasco? Frango, bovinos e mais! 

Dicas infalíveis para o churrasco perfeito

Por Minha Receita

5/5 - (3 votos)

De origem colonial, o churrasco é um prato que conquistou o coração dos brasileiros com sua versatilidade e sabor, tornando-se uma escolha certeira para qualquer momento, seja no almoço de domingo, no happy hour com os amigos ou no cardápio das comemorações de fim de ano. Um fato é: independentemente da ocasião, churrasco é motivo para união!

Mas preparar um churrasco de dar água na boca exige muita atenção para os tipos e cortes de carne, assim como os temperos utilizados no preparo, afinal, são tantas as possibilidades e combinações que é impossível não se confundir na hora de preparar a carne.

Se você quer aprender como temperar carne para churrasco, acompanhe esta lista do Minha Receita com opções variadas de tempero para carne de boi, frango e porco, além de sugestões de molhos e combinações para servir como acompanhamento. Confira!

Como temperar carne de boi para churrasco? 

Apesar de ser muito comum no cardápio cotidiano, no churrasco a carne de boi deve ser temperada com ingredientes que ajudam a realçar e complementar o sabor de forma equilibrada. Nesse caso, optar pelo básico é a melhor opção para obter um churrasco saboroso e suculento! Confira algumas ideias:

Cerveja preta: prove um churrasco gourmet sem sair de sua casa

Utilizar cerveja preta para temperar a carne bovina vai deixar seu churrasco com gostinho de comida gourmet! Muito democrática, a bebida pode ser combinada com diversos outros temperos para criar uma marinada, sendo a opção ideal para temperar cortes bovinos mais robustos, como picanha e filé mignon. Experimente!

Sal grosso: não promete nada, mas entrega tudo!

O sal grosso é um tempero clássico e assertivo. Com ele, é possível salgar a carne e preservar seu sabor original ao máximo. E o melhor de tudo é a praticidade na hora de temperar: você pode tanto distribuir os cristais de sal grosso pela carne e deixá-la descansar, como salpicar na superfície da peça já disposta na grelha — mais fácil que isso, só comprando na churrascaria!

Ervas finas: uma opção rústica e aromática

Temperar a carne de boi para churrasco com ervas finas é uma forma de atribuir um aroma mais rústico ao preparo, deixando seu sabor mais interessante e fresco. Para isso, você pode utilizar ervas diversas, como alecrim, tomilho, erva doce, manjericão e outros temperos verdes.

Aqui, é interessante utilizar ingredientes complementares para criar um sabor mais intenso: crie uma mistura com alho picado, pimenta-do-reino, limão e as ervas de sua preferência e deixe a carne marinar por, pelo menos, 2 horas antes de levar para o fogo.

Como temperar frango para churrasco?

Saborosa, suculenta e acessível, a carne de frango é queridinha nos churrascos. Seu sabor democrático combina com temperos variados, que além de conferir mais sabor à carne, ajudam a manter sua suculência. Se você está procurando por ideias de tempero para frango para usar no churrasco, veja as dicas a seguir:

Limão e ervas: um tempero cítrico e refrescante

O limão é um ingrediente curinga nos temperos para churrasco. Além de agregar mais sabor ao frango, o suco do limão também ajuda na saciedade e no processo digestivo — o que é muito importante quando comemos refeições mais pesadas como o churrasco.

Já a combinação da fruta com ervas é responsável por deixar a carne de frango muito mais macia, suculenta e aromática. Nesse caso, você pode utilizar tanto ervas secas quanto as ervas frescas, como alecrim, tomilho e sálvia — mas o mais importante é criar um sabor que agrade o seu paladar!

Chimichurri: o sabor da culinária argentina no seu churrasco

O chimichurri é um tempero de origem argentina que tem potencial para transformar o seu churrasco. Feito com ingredientes como cebola, salsinha, mostarda, alho, pimentão, tomate e pimenta calabresa, ele é tão completo que você só vai precisar adicionar sal para temperar a carne de frango para churrasco. Se preferir, adicione sumo de limão à mistura para que a carne absorva bem o sabor das especiarias!

Páprica e alho: o toque defumado que todo mundo gosta!

A combinação entre páprica e alho é uma das opções mais comuns para temperar carne de frango — tão comum que esse é o tempero utilizado pela maioria dos locais que vendem os cortes da ave já temperados.

Porém, se você deseja criar o seu próprio tempero, uma alternativa muito saborosa é combinar as versões de páprica doce, defumada e picante com alho, alecrim, entre outros ingredientes que você pode conferir nesta receita de Coxinha da Asa com Páprica!

Como temperar carne de porco para churrasco?

Quem não abre mão da carne de porco em um churrasco sabe que os cortes suínos demandam uma atenção extra na hora de temperar. Com a combinação certa, você terá uma carne saborosa e irresistível. Confira algumas sugestões do Minha Receita!

Alho e alecrim: o melhor tempero para carne suína!

Combinar alho e alecrim para temperar a carne de porco é uma escolha que não tem erro! O tempero é utilizado para preparos suínos assados em grelha, forno, cozidos e, inclusive, fritos. Mas é no churrasco que a combinação se destaca, afinal, ela é responsável por conferir maciez, suculência e muito sabor à carne. Utilize no preparo dos cortes filé mignon, picanha, lombo, maminha e costela!

Gengibre e mel: um sabor exótico irresistível

Para quem não sabe como temperar carne de porco para churrasco, o tempero feito com gengibre e mel é uma alternativa que vai deixar seu assado com um sabor que remete à culinária oriental. A ardência do gengibre combinada com o mel consegue entregar um sabor adocicado e picante simultaneamente, transformando seu churrasco em uma experiência gastronômica sofisticada. Prove e se surpreenda!

Dry rub

O Dry rub é o nome dado a uma mistura de especiarias feita com coentro, páprica defumada, cebola, sal, açúcar mascavo, alho, pimenta-do-reino, cominho, mostarda e endro.

Com sabor agridoce, apimentado e cítrico ao mesmo tempo, o tempero é comumente utilizado no preparo de carne bovina, mas também combina muito com cortes suínos. A melhor parte é que você não precisa nem preparar uma marinada para temperar a carne, basta esfregar o Dry rub vigorosamente na superfície da carne e levar para a grelha!

Extra: otimize o tempo na churrasqueira com carnes já temperadas da Seara!

Nem sempre há tempo hábil de temperar a carne antes do churrasco ou happy hour com os amigos. Nesses casos, você pode se aproveitar da praticidade e agilidade entregues pelas carnes temperadas da Seara, que são disponibilizadas em diversos cortes, seja de bovinos, suínos ou aves, e temperados com especiarias diferentes.

Convenientemente, é muito comum encontrar opções já temperadas em mercados e açougues! Procure por cortes como a Picanha Suína Temperada Churrasco Seara, Costela Suína Temperada Resfriada Seara, Coxa Temperada Seara Assa Fácil e economize o tempo gasto na cozinha ou área de churrasco.

Acompanhamentos e molhos dão o toque final no tempero para churrasco

Churrasco bom é churrasco servido com os acompanhamentos e molhos certos! Caso você esteja em dúvida sobre qual acompanhamento não pode faltar no seu churrasco, que tal conhecer algumas opções que o Minha Receita separou para você? Veja!

Maionese: de batata, azeitona ou do que você quiser!

A maionese é um acompanhamento extremamente versátil para servir em seu churrasco, seja na versão clássica em molho, a tradicional salada de batata com maionese ou a opção temperada com azeitona. Independentemente da escolha, a maionese é um molho muito cremoso e vai agregar o seu churrasco com a textura e sabor marcantes. Experimente!

Pão de alho: uma opção essencial e saborosa

O pão de alho é um prato que, com certeza, não pode faltar no seu churrasco, seja para servir como aperitivo ou como acompanhamento para a carne. Geralmente, você encontra opções tradicionais, apimentadas e temperadas nos mercados, mas a versão mais saborosa é aquela que dá pra preparar em casa! Então, que tal aprender a preparar algumas versões de Pão de Alho Caseiro para Churrasco do Minha Receita? Confira a lista!

Molho barbecue: o molho que foi feito para churrasco!

Um clássico do churrasco norte americano, o molho barbecue é uma opção de molho que pode acompanhar qualquer tipo de carne graças ao seu sabor agridoce e defumado, que combina perfeitamente com cortes bovinos, suínos e de frango. Mas cuidado! O molho barbecue é tão gostoso que pode desencadear dependência, portanto, não deixe que ele falte no seu churrasco.

Vinagrete: de molho à salada!

O vinagrete é um molho de origem francesa feito com sal, pimenta-do-reino, azeite e vinagre, comumente utilizado para temperar saladas. No Brasil, a receita recebeu uma transformação inusitada, dando origem à clássica salada de vinagrete, feita a base de tomate, cheiro-verde, cebola e especiarias. Independentemente da versão, o vinagrete é um acompanhamento incrível para o seu churrasco. Escolha a opção que mais agrada seu paladar e aproveite!

E aí, gostou da nossa lista de temperos essenciais para churrasco? Então, continue acompanhando o Minha Receita para receber mais dicas de preparo das receitas que você mais gosta! São diversas opções de receitas para almoço, jantar, reuniões com os amigos e comemorações com a família!

Os comentários estão desativados.

5/5 - (3 votos)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Bovinos Churrasco em Casa

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

frango assado encima de uma tabua de madeira com ingredientes ao lado em uma mesa
17.Oct

Dicas de Cozinha

Comfort food ou receita afetiva: o que é e dicas de preparo

pessoa flambando carne com a panela
17.Oct

Dicas de Cozinha

Como flambar carne para uma receita profissional?

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

Mais Matérias