Por Minha Receita
Costelinha de porco é uma carne suína suculenta e um dos cortes favoritos dos brasileiros! E o que dizer da costelinha de porco frita? Crocante, macia e douradinha, ela serve como aperitivo para aquele churrasco em casa ou happy hour entre amigos ficar ainda mais especial, mas também pode destacar no almoço de domingo e no jantar do dia a dia. Por isso, a dica da vez é inteirinha sobre ela: como fazer costelinha de porco frita do jeito certo! A seguir, você confere formas de fritar e quais temperos usar. Confira!
O segredo para fazer costelinha de porco frita está nos detalhes
Para fazer a costelinha de porco frita perfeita, você precisa saber o seguinte: ela é feita, geralmente, em uma panela, em vez de uma frigideira, por mais que seja a versão frita da carne de porco. Isso porque é preciso cozinhar e amaciar a costelinha antes de começar a fritar. E esse processo de cozimento pode ser feito de duas formas: a primeira é cozinhando a costelinha na própria água e gordura que vão sendo soltas aos poucos e a segunda é cozinhar a costela em uma banha de porco por meio da técnica da imersão – que dá um pouquinho mais de trabalho mas que garante um sabor sensacional.
Sabendo disso, o preparo da costelinha é o mesmo. A dica é cortar a carne suína em cubinhos, e para facilitar, você pode comprar uma costela de porco em ripas, como a Costela Suína em Ripas Resfriada Seara Gourmet, que já vem porcionada e é super macia para ajudar você a fazer o melhor corte. Depois, é hora de temperar.
Tempero para costelinha de porco frita: confira os melhores para usar
Alho, pimenta-do-reino, limão e sal a gosto. Aprender como temperar costelinha de porco para fritar não tem mistério quando você apostar nos temperos clássicos que costumam agradar a todos. No lugar do limão, você também pode colocar vinagre. Misture bem todos os temperos à carne crua e deixe descansar por cerca de 1 a 2 horas para que os sabores das especiarias sejam bem absorvidos.
Que tal aprender também como temperar costela com um delicioso dry rub?Essa técnica que ensina a esfregar temperos e especiarias secas para dar mais sabor e suculência é uma ótima ideia se você gosta de se aventurar na cozinha. Vale a pena temperar costela de porco com páprica doce, páprica picante, shoyu, mostarda moída, açúcar mascavo, alho em pó e mel, além do vinho branco seco no lugar do limão e do vinagre.
No vídeo abaixo, nós ensinamos como fazer dry rub para temperar costela desse jeitinho. Confira!
Passo a passo de como fritar costelinha de porco na própria gordura
Para fazer costelinha de porco frita na panela não é preciso refogar. Basta colocar as costelinhas já temperadas em uma panela já quente, em fogo alto, para que a carne solte água e gordura naturalmente. E aqui vai uma dica de chef: não se preocupe em sujar o fundo da panela com aquela crosta dourada, ok? É por causa desse acúmulo de gordura natural da carne que o sabor fica ainda mais intenso. Por isso, escolha uma panela de alumínio, já que as panelas antiaderentes não permitem tão bem a criação dessa crosta ao fundo.
Depois de colocar as costelinhas, mexa após 5 minutos para ajudar a soltar a água e a gordura, e depois de cerca de 15 minutos abaixe o fogo e deixe que a carne cozinhe nesse líquido. Esse cozimento deve levar, em média, cerca de 30 minutos. Quando você perceber que a costela já está cozida, chegou a hora de fritar: aumente o fogo e vá mexendo para soltar a crosta que fica no fundo da panela. Esse processo é bem rápido, leva de 10 a 15 minutos. Viu como é fácil aprender como fazer costelinha de porco frita? Depois disso, você pode aproveitar a receita de Costelinha de Porco com Polenta Cremosa e Grelhados para se inspirar nos acompanhamentos.
Como fazer costelinha de porco frita em banha de porco
Capaz de deixar alguns cortes de carne de porco ainda mais saborosos, como a nossa querida costelinha, a banha de porco serve para fazer frituras por imersão e realçar o sabor dos alimentos. Para fazer a banha de porco, é preciso fritar alguns pedaços de toucinho lentamente em fogo baixo, processo que leva, aproximadamente, 2 horas. A ideia é que o toucinho derreta e libere uma gordura líquida para que você, depois, consiga fritar a costela nela. Mas se você estiver buscando por uma opção que te ajude a perder menos tempo na cozinha, a Banha Refinada Seara é um ingrediente pronto, ideal para deixar suas receitas com costelinha de porco muito mais apetitosas.
Para fazer costelinha de porco frita nessa banha, o passo a passo é simples: primeiro, você deve deixar a gordura derreter em uma panela a fogo médio. Quando a banha de porco estiver líquida, adicione as ripas de costela temperadas e deixe cozinhar em fogo baixo durante 10 minutos. Depois, aumente o fogo para que a carne suína perca líquido e comece a fritar. Vá acompanhando a fritura e observando a cor das costelinhas. Você deve fritar em fogo alto por aproximadamente 12 minutos até que elas fiquem bem douradinhas. Retire quando estiver com aquela crosta brilhosa, crocante e irresistível!
Abaixo, nós separamos esse passo a passo em vídeo, para te ensinar como como fritar costelinha de porco com banha. Confira!
O que servir com costelinha de porco frita?
Agora que você aprendeu como fazer uma costelinha de porco fenomenal, que tal pensar nas guarnições que combinam com o prato? Sem sombra de dúvidas, a receita de costelinha de porco frita fica ainda mais saborosa ao lado de bons acompanhamentos. E para complementar essa carne suína suculenta, você pode preparar um spaghetti de palmito pupunha, batatas rústicas assadas, canjiquinha, tartare de abóbora e até mesmo um delicioso cuscuz marroquino, como na receita de Costela Barbecue Seara Gourmet com Cuscuz Marroquino e Legumes Crocantes.