Por Minha Receita
A carne é uma das principais fontes de proteína da nossa alimentação, por isso, é importante selecionar com cautela quais tipos e quais cortes vão fazer parte da nossa rotina na cozinha. As carnes magras são aquelas que possuem menos gordura em sua composição, e, por esse motivo, acabam sendo mais saudáveis e mais adequadas para serem incluídas no cardápio do dia a dia.
Pensando nisso, fizemos uma lista de carnes magras para você ter mais opções durante a semana!
Veja as melhores opções de carnes magras bovinas
1) Coxão Duro Friboi: localizado na parte traseira do boi, o coxão duro possui fibras mais longas e rígidas e sua gordura fica concentrada na parte externa, o que torna a carne ideal para preparar carne de panela, rosbifes, o famoso bife à role, cozidos ou moída para molhos e refogados.
Confira algumas receitas para utilizar o Coxão Duro Friboi no dia a dia:
2) Coxão Mole Friboi: assim como o coxão duro, o coxão mole fica localizado na parte traseira do boi. Esse corte bovino possui fibras curtas, o que significa que essa é uma carne macia, perfeita para ensopados, picadinhos, escalopes, milanesas, refogados e molhos. O coxão mole também é conhecido como chã de dentro, chã, coxão de dentro, polpa e polpão.
Confira receitas com Coxão Mole Friboi:
3) Filé Mignon Friboi: macio e suculento, o filé mignon é uma das carnes bovinas mais magras. O corte é feito na parte superior traseira do boi e é perfeito para bifes, escalopes, rosbifes, refogados e picadinhos. Seu ponto ideal recomendado é ao ponto para mal passada.
Confira receitas com Filé Mignon Friboi para o dia a dia:
4) Músculo Traseiro Friboi: uma carne quase sem gordura, muito usada no preparo de pratos infantis. Experimente preparar molhos, ensopados, sopas, carnes de panela e papinhas.
Confira receitas com o Músculo Traseiro Friboi:
5) Maminha Friboi: é a parte mais macia da alcatra, a Maminha Friboi tem um formato quase triangular e é um dos cortes mais populares nas mesas brasileiras. Muito suculenta e com sabor suave, é uma excelente opção para assados, churrasco, na grelha, carnes de panela ou bifes
Confira receitas com Maminha Friboi:
6) Lagarto Friboi: também conhecido como lagarto paulista, branco, posta branca, paulista e tatu, o Lagarto Friboi possui fibras magras e fica localizado na parte traseira do boi. Ele é ideal para ser cortado em tiras finas e cruas para fazer o famoso carpaccio ou utilizado em suculentos assados e rosbifes.
Confira receitas com Lagarto Friboi:
Carnes magras para quem gosta de cortes suínos
7) Lombo Suíno Seara: a carne apresenta baixo teor de gordura, é extremamente macia e pode ser preparada de diferentes maneiras: no forno, grelha e panela.
Confira algumas receitas com Lombo Suíno Seara:
8) Filé Mignon Suíno Seara: retirado do lombo, o Filé Mignon Suíno Seara é considerado uma das carnes suínas mais nobres e tem como característica uma maciez e suculência excepcional.
Confira receitas com Filé Mignon Suíno Seara:
9) Pernil Suíno Seara: um corte macio que apresenta menos gordura quando comparado às outras carnes suínas. É tradicional nas receitas de fim de ano mas pode ser uma ótima pedida para o cardápio do dia a dia
Confira receita com Pernil Suíno Seara:
Aves: frango possui carne magra e saudável para o dia a dia
No geral, as aves possuem carnes com baixo percentual de gordura. Por isso, o frango pode se tornar seu maior aliado quando o assunto é preparar refeições práticas e saudáveis no dia a dia.
10) Filé de Peito Seara: o peito é o corte mais magro entre os cortes de frango. Além de saboroso e suculento, é uma carne versátil, fácil de preparar e que pode ser feita de diversas maneiras e servidas em várias ocasiões, desde o prato principal do almoço até petiscos e lanches da tarde.
Confira receitas com Filé de Peito Seara:
Veja também: 25 receitas com filé de frango práticas para o dia a dia