Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Tipos de massas: qual a diferença de ravioli e capeletti?

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Que tentação! Uma massa bem feita com um toque de carinho, sabor e leveza é essencial para uma refeição de sucesso, certo? Em meio à correria do dia a dia, é comum recorrermos a alimentos mais rápidos e práticos. Apesar disso, a qualidade de um bom almoço ou jantar deve ser mantida, afinal, esses momentos são importantes para o bem-estar físico e mental.

Uma ótima alternativa para manter a qualidade durante as refeições é apostando em diferentes tipos de massas. Afinal, são alimentos fáceis de preparar, além de muito deliciosos para o cotidiano ou para situações especiais, como um almoço de Dia das Mães.

A boa notícia é que existem diversos tipos de massas e muitas opções deliciosas para encantar seu paladar. Por isso, preparamos este conteúdo com os principais tipos e suas diferenças. Continue conosco e veja!

Quais são os principais tipos de massas e suas diferenças?

A culinária italiana e francesa são as que mais encantam o paladar, não é mesmo? Além disso, falar sobre comidas da Itália e não citar as massas parece ser impossível, afinal, esse tipo de alimento se popularizou muito por seu sabor inigualável.

Imagem de um prato de capelleti com nozes sob a mesa

São muitas opções para apostar e os nomes costumam ser difíceis, por isso, é comum ter dúvidas sobre quais são os tipos de massas e suas diferenças. Elencamos 7 alternativas muito populares e deliciosas. Veja:

1. Ravioli

Sabe aquela massa recheada achatadinha e em formato quadrangular? O ravioli é uma opção muito popular desse tipo de massa, afinal, é um alimento versátil e pode ser preparado de diferentes maneiras: na manteiga, com ervas, ao molho branco e muito mais.

Imagem de um prato de ravioli ao molho branco visto de cima sob a mesa

O mais legal dessa massa é a possibilidade de recheios, visto que ela pode ser feita de diferentes maneiras, como as opções da Massa Leve, os quais são: ravioli de frango, carne ou queijo.

2. Capeletti

O capeletti é uma deliciosa trouxinha de massa recheada que pode conter diversos sabores, como frango, presunto ou queijo. Esse tipo de massa possui um formato um tanto quanto peculiar, aliás, por esse motivo o alimento recebe este nome, pois sua forma se assemelha a um pequeno chapéu — em italiano, “capellos”.

Esse tipo de massa também pode ser preparado de diferentes maneiras, recebendo molhos e acompanhamentos diversos. Nossa dica é apostar em uma boa sopa para os dias de frio! Faça seu ensopado com pedaços de frango e adicione um pouquinho de vinho tinto ou branco na mistura, você não irá se arrepender e se encantará pelo sabor marcante do capeletti de carne, frango ou queijo.

3. Spaghetti ou linguine

Com certeza você já viu esse tipo de massa por aí! Afinal, o spaghetti é uma das formas de macarrão mais conhecidas em todo o mundo. Seu formato é muito clássico: são fios longos e al dente que combinam com os mais variados acompanhamentos e molhos.

O spaghetti costuma ser uma massa mais fina, enquanto o linguine tem uma espessura um pouco maior — porém, ainda assim, considerada fina. Recomendamos experimentar esse tipo de massa com mexilhões ao vinho. Você irá se surpreender com essa receita!

4. Tagliatelle, pappardelle ou fettuccine

Tagliatelle, pappardelle, fettuccine… Calma! Embora esses nomes sejam assustadores e, por vezes, para lá de complicados, é fácil entender a diferença entre cada tipo de massa. Eles são tipos de macarrão com uma estrutura mais grossa e achatada (ainda maior que o linguine).

O tagliatelle é um corte típico da Bolonha, lá na Itália. Esse corte possui cerca de 7 milímetros de largura e, originalmente, é servido com o tradicional e famoso molho bolonhesa! Apesar disso, você pode inovar e apostar em novos molhos e combinações, como um macarrão ao molho branco com bacon e camarão. Sinta-se à vontade para usar a imaginação e criar novas combinações!

Por outro lado, o fettuccine é um pouco menor, com cerca de 3 a 5 milímetros de largura. Por fim, o pappardelle varia entre 2 e 4 milímetros, sendo ideal para quem gosta de sentir o sabor e a textura da massa com clareza.

5. Fagottini

O fagottini é uma deliciosa massa recheada com sabor marcante e textura leve. Geralmente, é recheado com legumes como cenoura, cebola, feijão-verde ou outros. Apesar disso, também possui outras opções de sabores deliciosos, como o fagottini de carne ou de frango.

O que difere esse tipo de massa das demais é seu formato, uma vez que ele é feito com um quadrado de massa que é recheado e dobrado de maneira específica para formar um tipo de “x”.

6. Sorrentino

Chegamos a mais um tipo de massa surpreendente e muito deliciosa! Diferentemente dos demais, esse alimento possui origem sul-americana, mais precisamente da Argentina. O sorrentino é muito semelhante a um ravioli, porém são maiores, circulares e com bordas lisas, ou seja, sem o acabamento canelado original da receita italiana.

O recheio original desse tipo de massa é presunto york e mussarela, porém existem diversas opções incríveis para surpreender em uma receita especial. Por exemplo, na Massa Leve você encontra sorrentino de cogumelo, espinafre e ricota, quatro queijos e presunto e queijo.

7. Gnocchi

Por último, e não menos importante, o famoso gnocchi — ou nhoque. Esse é um tipo de massa muito versátil, visto que pode conter recheio ou não. Além disso, a receita mais tradicional é feita com batata e farinha de trigo.

Essa receita super tradicional surgiu na Sardenha, uma ilha da costa da Itália. Apesar de ser um alimento muito clássico, você pode inovar nos sabores e molhos. Por exemplo, a Massa Leve apresenta uma opção de gnocchi com recheio de catupiry capaz de encantar qualquer um!

Existem muitos tipos de massas, sendo alternativas para os mais diversos gostos. Por isso, se você quer inovar em uma refeição especial ou, até mesmo, durante o dia a dia, esse tipo de alimento é uma ótima opção. Aqui na Minha Receita você encontra muitos outros textos com dicas e informações como estas, por isso, continue nos acompanhando!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Massa Leve

Matérias relacionadas

Massa Leve

Confira outras matérias

23.Aug

Massa Leve

Fácil e especial: conheça o Nhoque de Frango Toscano

Sanduíche natural de pão de forma com recheio de frango desfiado com cream cheese, uva passa, azeitona verde, cenoura ralada e rúcula servido em uma tábua de madeira.
21.Aug

Aves

20 receitas com frango desfiado para quem é iniciante na cozinha

A imagem mostra uma porção de salmão em crosta folhada servido em um prato azul-claro. O salmão é de um tom laranja vibrante e está envolvido por uma crosta dourada, crocante, polvilhada com pequenas sementes de gergelim preto. O interior do prato revela camadas bem definidas de carne de salmão suculenta, cobertas por uma fina camada de recheio entre o peixe e a crosta. Ao fundo do prato, há uma porção de salada verde com folhas frescas e tomates cereja cortados ao meio, adicionando cor e frescor ao prato. O prato está sobre um jogo americano azul escuro, contrastando com a louça e o guardanapo vermelho vibrante ao lado.
06.Aug

Bovinos

Almoço Dia dos Pais: 15 receitas dignas de chef de cozinha

Sanduíche natural de pão de forma com recheio de frango desfiado com cream cheese, uva passa, azeitona verde, cenoura ralada e rúcula servido em uma tábua de madeira.
08.Jul

Aves

23 receitas com frango desfiado para fazer em 30 minutos

Mais Matérias