Matérias

Matérias

Matérias e dicas



10 segredos da cozinha da autêntica comida italiana!

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A Itália é reconhecida no mundo inteiro pela sua riqueza na gastronomia. Seus pratos têm como objetivo transmitir o prazer por meio do paladar. Com uma preparação simples, a comida italiana ganha o coração de todos com seus produtos frescos e saborosos.

Provavelmente você já comeu algum prato típico desse país, como pizza, risoto, macarrão, burrata, parmegiana e outros. Mas aqui nós temos o jeitinho brasileiro de preparar os alimentos, o que se diferencia muito da Itália.

Quer provar a típica e quase original comida italiana da sua casa? Confira os segredos que essa gastronomia esconde.

1. A escolha dos ingredientes

A primeira grande diferença na preparação da comida italiana, é que eles utilizam de ingredientes frescos. Não gostam de utilizar produtos industrializados que contêm conservantes, corantes, aromatizantes e outros agentes superficiais.

2. Massa feita em casa

O segredo de massas saborosas que diferem do restante dos outros lugares, são porque as italianas são feitas de maneira artesanal, além disso, alguns ingredientes são diferentes, como a preparação que utiliza trigo chamado de pasta grano duro, que tem como característica uma massa mais firme.

3. Simplicidade na base dos ingredientes

A gastronomia italiana valoriza a simplicidade e autenticidade dos ingredientes. Sendo assim, na maioria dos pratos são utilizados poucos ingredientes, mas são preparados de forma que valoriza o sabor deles.

A base das receitas são ingredientes frescos e de qualidade, entre os quais se incluem: ervas aromáticas, azeite de oliva extravirgem e queijos artesanais.

4. O recheio perfeito

Os italianos também sabem caprichar nos recheios, deixando suas preparações saborosas e sem exagero. Para massas como capeletti e ravioli, feitas apenas com farinha de trigo, azeite, água, ovos e sal, o recheio típico é presunto cru ou ricota. No entanto, essas massas também combinam com uma variedade de outros recheios, como carne, frango ou queijo.

5. O ponto de cozimento

O ponto ideal para as massas italianas é “al dente”. Ou seja, elas não devem estar nem duras demais, nem moles demais. É o ponto perfeito para uma mordida macia que não gruda nos dentes. Para massas frescas, você perceberá que a massa está pronta quando ela subir do fundo da panela para a superfície.

6. O molho ideal

Além de massas e recheios saborosos, o que realmente dá o toque final para que a comida fique espetacular é o molho. Tradicionalmente, os mais consumidos são o molho pomodoro e o molho bechamel.

Um dos segredos que faz toda a diferença na cozinha italiana é o molho caseiro, feito com ingredientes naturais. Sendo assim, o prato tem mais sabor e textura.

7. A importância do queijo

Os queijos são partes essenciais dos pratos italianos, oferecendo uma variedade de tipos. Eles são frequentemente utilizados como entradas ou durante as refeições. Mas uma coisa é certa: o queijo não pode faltar.

Entre eles, você pode escolher para completar seu prato uma variedade que inclui:

  • Queijo gorgonzola: também conhecido como queijo azul, ele tem um sabor mais acentuado, agradando a alguns paladares.
  • Queijo taleggio: caracterizado por uma textura macia e um sabor doce com um toque ácido. Tem um aroma mais forte que os demais.
  • Queijo burrata: este queijo é super cremoso, com sabor suave, e combina perfeitamente com bruschettas de tomate seco.
  • Queijo Parmesão: um dos mais consumidos na Itália, com um sabor versátil que combina com inúmeras receitas. Também é um queijo de fácil agrado. Combina perfeitamente com as massas italianas e quando fatiado em uma salada mista.
  • Queijo mozzarella: o mais famoso, agrada a todos, e é muito utilizado na cozinha italiana, especialmente em pizzas.

8. Vinhos para acompanhar

Os vinhos são muito presentes na cultura italiana, sendo imprescindível acompanhar uma refeição com uma taça na mão. Para que essa experiência gastronômica seja agradável, é importante saber harmonizar o vinho com a refeição.

Para essa combinação perfeita do vinho, o molho da refeição é quem manda na escolha certa. Os vinhos rosés e brancos combinam perfeitamente com molhos com sabores leves. Já para molhos encorpados ou à base de carne, os tintos caem perfeitamente. 

Veja nossas dicas de como combinar mais especificamente com cada molho:

  • Pesto: se você está servindo um pesto fresquinho, com aquele aroma delicioso de manjericão, um vinho branco Sauvignon Blanc é a escolha perfeita;
  • Alfredo: o molho cremoso Alfredo pede um vinho à altura, como um Chardonnay. A suavidade do creme de leite combina perfeitamente com as notas deste vinho.
  • Camarão: se o molho tem camarão, então um vinho rosé é a escolha certa. A leveza e frescor do rosé casam muito bem com frutos-do-mar.
  • Sugo: para um clássico molho de tomate, nada melhor que um Chianti italiano. A uva Sangiovese deste vinho faz uma casam perfeitamente com os sabores do tomate.
  • Bolonhesa: um molho de carne bovina pede um vinho com mais corpo, como um Malbec. A intensidade do Malbec complementa a riqueza do molho.
  • Ragu Linguiça: um Cabernet Sauvignon ou um Syrah vão equilibrar perfeitamente o gosto acentuado do molho de linguiça.

9. Tradição de família

A comida italiana é famosa por sua ligação com a tradição e os laços familiares. Muitas receitas são passadas de geração em geração, tornando-se parte de celebrações especiais e encontros familiares.

Por isso, sugerimos queconvide sua família e amigos para preparar um jantar especial e desfrutar das delícias da culinária italiana ao lado das pessoas que você ama. Esta tradição reflete a cultura italiana, onde a importância da família é valorizada.

10. Escolha a massa leve

Se você gosta de comida de qualidade, mas não quer passar horas na cozinha, a Massa Leve é a escolha perfeita! Feitas com produtos de alta qualidade e preparadas de forma artesanal, essas massas são repletas de sabor a cada mordida.

Você pode desfrutar de massas frescas, perfeitas para uma experiência culinária excepcional. Além disso, há opções de massas recheadas, massa folhada e até mesmo massa para pizza. Com Massa Leve, você pode saborear o melhor da culinária italiana de forma prática e deliciosa.

Gostou de saber sobre os segredos da cozinha da autêntica comida italiana? Aqui em nosso site você encontra ainda mais receitas dessa gastronomia para preparar na sua casa. Navegue pela nossa página e confira!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Massa Leve Dicas de Cozinha

Matérias relacionadas

Massa Leve

Confira outras matérias

23.Aug

Massa Leve

Fácil e especial: conheça o Nhoque de Frango Toscano

Sanduíche natural de pão de forma com recheio de frango desfiado com cream cheese, uva passa, azeitona verde, cenoura ralada e rúcula servido em uma tábua de madeira.
21.Aug

Aves

20 receitas com frango desfiado para quem é iniciante na cozinha

A imagem mostra uma porção de salmão em crosta folhada servido em um prato azul-claro. O salmão é de um tom laranja vibrante e está envolvido por uma crosta dourada, crocante, polvilhada com pequenas sementes de gergelim preto. O interior do prato revela camadas bem definidas de carne de salmão suculenta, cobertas por uma fina camada de recheio entre o peixe e a crosta. Ao fundo do prato, há uma porção de salada verde com folhas frescas e tomates cereja cortados ao meio, adicionando cor e frescor ao prato. O prato está sobre um jogo americano azul escuro, contrastando com a louça e o guardanapo vermelho vibrante ao lado.
06.Aug

Bovinos

Almoço Dia dos Pais: 15 receitas dignas de chef de cozinha

Sanduíche natural de pão de forma com recheio de frango desfiado com cream cheese, uva passa, azeitona verde, cenoura ralada e rúcula servido em uma tábua de madeira.
08.Jul

Aves

23 receitas com frango desfiado para fazer em 30 minutos

Mais Matérias