Os cortes de primeira são feitos, em sua maioria, na parte traseira do boi, onde o animal se movimenta menos. Por isso, a carne acaba sendo mais macia, com fibras menos rígidas e com baixo teor de gordura. Exemplos de carne de primeira: Patinho Friboi, Alcatra Friboi, Contrafilé Friboi, Coxão Mole e Maminha Friboi.
Ao contrário da carne de primeira, os cortes de segunda são provenientes da dianteira do boi, uma parte que se movimenta mais. Por isso, a carne é um pouco mais rígida, menos macia e com mais gordura e nervos. Exemplos de carne de segunda: Acém Friboi, Coxão Duro Friboi, Fraldinha Friboi e Paleta Friboi.
Falando das carnes de primeira, o melhor corte para preparar uma carne moída suculenta é o Patinho Friboi, uma carne conhecida por sua textura firme e sabor suave. A gordura do corte pode ser retirada, resultando em uma peça perfeita para ser moída!
Na falta do Patinho Friboi, você pode optar pelo Acém Friboi, que possui um preço mais acessível e é uma das carnes de segunda com menor teor de gordura. No Minha Receita você encontra dicas de como preparar uma carne moída soltinha sem complicações!