Por Minha Receita
A festa junina é uma das celebrações mais tradicionais do Brasil, comemorada em todo o país durante o mês de junho. Essa festa, esperada o ano todo, é marcada por danças típicas, fogueiras, quadrilhas e uma gastronomia rica e variada, cheia de pratos típicos!
As comidas de festa junina são o destaque da data e incluem muitos preparos deliciosos, como bolo de milho, mungunzá, canjica, pé de moleque, caldinhos para festa junina, quentão, vinho quente, receitas com salsicha e vários outros! Cada região do Brasil traz suas próprias contribuições para o cardápio junino, refletindo a riqueza e a diversidade cultural do país.
Quer saber mais? Veja quais são os pratos típicos de festa junina de todas as regiões!
Festa junina na região Norte tem maniçoba, tacacá, milho cozido e mais
1. Bolo de Macaxeira
Típico do Norte e do Nordeste do Brasil, esse é um dos doces de festa junina que dificilmente ficam de fora do arraiá. O bolo de macaxeira, conhecido também como bolo de mandioca ou bolo de aipim, pode ser úmido e fofinho ou feito com pedaços crocantes de macaxeira. O segredo é usar a Margarina Doriana com Sal para acertar na consistência. Confira:
2. Maniçoba
A maniçoba é um prato típico de festa junina muito consumido no Pará e na região Norte como um todo. Por se assemelhar a uma feijoada, é chamada também de “Feijoada do Para”. O prato é feito com folhas de mandioca moída (a maniva) e deve ser cozido por alguns dias para se tornar apropriado ao consumo. A maniçoba é feita com carnes bovinas, como Bucho Bovino Friboi, carnes de porco e embutidos.
3. Tacacá
Embora não seja especificamente junino, o tacacá é um prato típico da culinária nortista que muitas vezes aparece nas festas de São João. Feito com tucupi, jambu (erva encontrada na Amazônia), camarão seco, goma de tapioca e pimenta-de-cheiro.
4. Milho Cozido
Apesar de ser comum em todas as regiões, o milho é um destaque nas festas juninas do Norte. Simples, mas saboroso, o ingrediente só precisa ser cozido na água e sal para ficar pronto. É servido quente, muitas vezes com manteiga derretida.
5. Mujica de peixe
Esse é um dos caldos mais populares da região amazônica! É feito com sobras de peixe tambaqui, camarões e caranguejos, além de chicória, alfavaca, coentro e pimenta. Para engrossar, usa-se farinha d’água fina ou farinha de mandioca.
Saiba mais: Veja como fazer petiscos para festa junina
Bolo de milho, mungunzá e pé de moleque marcam presença no Nordeste
1. Bolo de Milho Cremoso
Há muitas formas de fazer um bolo de milho tipicamente junino, como o Bolo de Milho de Espiga, o bolo de milho verde de lata e um bolo de festa junina com milho cremoso. O fato é que esse doce é um dos pratos mais tradicionais das festas juninas do Nordeste. Leva leite, açúcar, ovos, fubá, farinha de trigo, coco ralado, Margarina Doriana sem Sal e, claro, o milho. Veja como preparar:
2. Pé-de-Moleque
Entre as receitas de festa junina nordestina mais populares, pode-se destacar o pé-de-moleque! Esse doce é preparado com amendoim torrado e caramelizado com rapadura ou açúcar mascavo, além da Margarina Doriana com Sal para dar o ponto. O pé de moleque é crocante e apreciado por sua combinação de sabores doces e salgados.
3. Canjica
A canjica nordestina é preparada com milho verde, servida morna ou gelada e polvilhada com canela por cima. Para fazer uma canjica cremosa, o segredo é usar leite condensado e cozinhar os grãos na pressão. A canjica amarela também pode ter variação de cor dependendo da época da colheita do milho. No Nordeste, ela é chamada de Mungunzá quando feita com milho branco.
4. Mungunzá Doce
Chamado também mugunzá, esse é o doce confundido com a canjica, por ter uma aparência bem parecida. A diferença é que o mungunzá é feito com grão de milho branco, normalmente cozido em leite de coco e açúcar, com cravo e canela.
Confira também: Como fazer Pé de Moça?
5. Arroz de Cuxá
Esse é um prato muito presente na festa Bumba meu Boi, uma festividade popular do folclore brasileiro, que ocorre em junho, chamada também de Boi-Bumbá. O arroz de cuxá é feito com molho cuxá típico da culinária maranhense, que leva camarão seco, farinha de mandioca seca, vinagreira, gergelim e pimenta-de-cheiro.
Curau, cachorro-quente e caldo verde são pratos típicos de festa junina do Sudeste
1. Curau de Milho
O curau de milho em lata é uma sobremesa saborosa, que leva milho verde, leite, açúcar e canela, e também pode ser preparada no liquidificador. É muito comum nas festas juninas do Sudeste, especialmente em São Paulo e Minas Gerais. Sua textura cremosa fica ainda melhor com a Margarina Doriana com Sal. Confira!
2. Cachorro-Quente de Forno
Embora seja uma receita de origem norte-americana, o cachorro-quente ganhou uma versão brasileira muito popular nas festas juninas do Sudeste. O pão é recheado com salsicha, molho de tomate, milho, ervilha, batata palha, ovo de codorna e, em algumas versões, purê de batatas. Nessa receita, o cachorro-quente junino é feito no forno e recheado com as Salsichas Hot Dog Seara. Veja como fazer:
3. Caldo Verde com Linguiça
Ainda não sabe o que levar na festa junina? Aposto que você vai adorar esse delicioso caldinho. O preparo é típico das regiões do sudeste, feito com couve-galega, batatas, cebolas, alho, Bacon Extra Paleta em Pedaço Seara e Linguiça Defumada Fininha Seara. Confira a seguir:
4. Cuscuz Paulista
O cuscuz à moda paulista é bem colorido e preparado à base de farinha de milho. Leva muitos ingredientes adicionados à massa, como o Filezinho de Peito Sassami Seara, tomate cereja, ervilha, azeitona, ovo e palmito. Veja como fazer:
5. Pamonha Salgada
A pamonha é um prato típico de festa junina feito com milho verde ralado, misturado com açúcar ou sal, e depois cozido em palha de milho. No Sudeste, ela pode ser doce ou salgada, e é comum encontrá-la recheada com queijo, frango ou linguiça.
Quentão, pinhão e arroz doce são pratos típicos de festa junina do Sul
1. Arroz Doce Simples
O arroz doce cremoso é um prato comum nas festas juninas de todo o Brasil, mas no Sul ele ganha um toque especial com a adição de leite, que deixa o doce ainda mais cremoso. O arroz pode ser cozido com açúcar, Margarina Doriana com Sal, canela, essência de baunilha, leite condensado, leite e 1 fatia de casca de laranja para aromatizar. Confira:
2. Doce de Amendoim
A receita de doce de amendoim com leite condensado é um clássico das festas juninas, feita com amendoim torrado, açúcar refinado, leite integral, açúcar de confeiteiro, bicarbonato de sódio e uma pitada de sal, além da Margarina Doriana com Sal, que é responsável pela textura cremosa do doce de festa junina.
3. Arroz Carreteiro
Que tal aproveitar as sobras do churrasco gaúcho para fazer um delicioso arroz carreteiro? Esse prato típico de festa junina sulista pode ser feito com Linguiça Calabresa Seara picada, carne seca dessalgada e desfiada ou charque e outras proteínas. Veja a seguir:
4. Quentão
O quentão é uma bebida quente à base de cachaça, gengibre, açúcar e especiarias como canela e cravo. Muito popular nas festas juninas do Sul do Brasil, especialmente no Paraná e Rio Grande do Sul, o quentão ajuda a aquecer as noites frias de inverno. A receita é diferente do vinho quente, que costuma ser feito com vinho tinto suave.
5. Pinhão
O pinhão, semente da araucária, é um ingrediente típico das festas juninas sulistas. Cozido em água e sal, ele é consumido puro ou utilizado em receitas como farofas e paçocas.
Caldo de piranha, bolo de amendoim e bolo de fubá são tradicionais na região Centro-Oeste
1. Bolo de Amendoim
Na lista de festa junina, comidas salgadas e doces, como o bolo de amendoim, não ficam de fora. A sobremesa faz parte do banquete junino praticamente todos os anos e é feita com farinha de trigo, amendoim torrado e moído, leite, açúcar, ovos, fermento e Margarina Doriana com Sal. Veja como é simples de preparar:
2. Bolo de Fubá Fofinho
O bolo de fubá é um clássico das festas juninas em todo o Brasil, mas no Centro-Oeste ele ganha uma versão mais úmida e fofa, muitas vezes acrescido de queijo minas ralado na massa. Confira como fazer:
3. Trufa de Paçoca com Baru
Feita com amendoim, leite condensado, margarina, açúcar e baru, esse é um doce muito presente na culinária goiana. O Baru é uma amêndoa típica do cerrado, que pode ser usada no preparo de muitas delícias, como bolo de castanha de baru, doce de leite, sobremesas com banana e mais!
4. Arroz Maria Isabel
Semelhante ao arroz carreteiro do Sul, o arroz Maria Isabel é típico do Centro-Oeste brasileiro, sobretudo em Cuiabá, no Mato Grosso. É preparado com carne seca ou charque, alho, cebola, pimentão verde, tomate, salsa e cebolinha.
5. Caldo de Piranha
Embora não seja exclusivamente junino, o caldo de piranha é um prato muito apreciado na região Centro-Oeste, principalmente no estado de Goiás. Trata-se de um caldinho delicioso, feito com o peixe piranha, que é abundante nos rios do Pantanal, cebola, pimentão, colorau e outros temperos.
Veja também: Prato salgado para festa junina: 24 receitas que vão fazer sucesso no festejo