Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Melhores cortes de carne para o dia a dia: 7 boas opções

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

As carnes são fundamentais e atuam como fonte de proteína em nossas refeições diárias, atribuindo não apenas o sabor, mas também um valor nutricional. Elas são consideradas as protagonistas em nosso prato.

Por isso, selecionei os melhores cortes de carne para você preparar ao longo da semana. Continue a leitura e descubra como tornar as suas refeições ainda mais deliciosas e nutritivas!

1. Contrafilé

Esse corte conta com uma camada de gordura que atribui a ela mais sabor e suculência, além de deixar sua peça macia. Apesar disso, ele é magro, perfeito para quem busca refeições equilibradas.

Contrafile batata

Essa peça permite diversas preparações, desde grelhados e assados. Para seu almoço ou jantar do dia a dia, faça o contrafilé grelhado com manteiga aromatizado com ervas.

Apesar de uma refeição simples, esse prato vai surpreender com a explosão de sabores que oferece. Para completar a refeição, não pode faltar um arroz branco e quem sabe uma batata rústica, não é mesmo?

2. Coxão mole

O coxão mole é um corte de carne bovina conhecido por seu sabor delicado e baixo teor de gordura. Retirado da parte traseira da perna do boi, ele é uma escolha popular para quem busca uma opção magra e saudável.

Com sua textura macia e sabor suave, o coxão mole é versátil e permite explorar diferentes métodos de preparo, garantindo uma refeição variada e saborosa para o dia a dia.

Para uma refeição equilibrada e cheia de textura e sabores, experimente acompanhar o coxão mole feito como bife à milanesa com um arroz de brócolis. Essa combinação é harmoniosa e super nutritiva.

3. Patinho

O patinho é um corte de carne bovina magra que possui fibras macias e baixo teor de gordura. Por isso, é uma das melhores opções para quem busca uma dieta equilibrada e saudável.

patinho molho madeira

Uma sugestão é preparar um picadinho de patinho com batatas e cenouras, oferecendo uma refeição completa e cheia de sabor. Além disso, esse prato também fornece os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada.

Essa opção é versátil e combina muito bem com os preparos refogados e na pressão. Uma excelente carne para refeições do cotidiano.

4. Maminha

Conhecida como a parte nobre da alcatra, a maminha é um corte de carne bovina que se destaca pela sua suculência e maciez. Conta com uma farta capa de gordura que a deixa molhadinha e cheia de sabor.

Essa também é uma peça versátil que permite uma variedade de preparações, mas uma sugestão para o dia a dia é a maminha recheada com queijo, legumes e ingredientes do seu gosto.A combinação de sabores cria uma explosão de texturas que encantam o paladar de todos.

Para um almoço ou jantar especial, experimente preparar a maminha recheada e assada no forno. Para completar, acompanhe com uma salada fresca, garantindo uma refeição deliciosa.

5. Acém

Vindo do lombo do boi, o acém é um corte de carne bovina que se destaca por sua textura macia e sabor acentuado. Apesar de ter pouca gordura entremeada, o acém é uma opção versátil e ideal para preparações com cozimento mais lento, como a tradicional carne de panela.

Para preparar a carne de panela com acém, basta selecionar temperos que complementam sua riqueza natural e deixar cozinhar em fogo baixo até que a carne fique macia e suculenta. Essa combinação simples, porém deliciosa, certamente tornará seu almoço ou jantar do dia a dia delicioso.

6. Paleta

Retirada de regiões musculosas do boi, a paleta pode ser utilizada em uma variedade de pratos. Conta com sabor adocicado e menos acentuado em comparação aos cortes como alcatra e contrafilé. Ideal para quem aprecia uma carne mais suave e delicada. 

Perfeita opção para os dias mais frescos, principalmente para preparar um ensopado com paleta bovina e feijão-branco. Um prato reconfortante e delicioso com uma proteína macia e suculenta.

7. Lagarto

O lagarto é um corte de carne bovina que se destaca por sua textura firme e fibras longas. É um corte entre o coxão duro e o coxão mole que necessita de um preparo cuidadoso e um tempo de cozimento mais longo para atingir sua maciez.

lagarto vovo

Uma sugestão super nutritiva para preparar essa carne no dia a dia é fazer um delicioso lagarto assado com legumes e ervas. Esse preparo realça os sabores naturais da carne, enquanto os legumes e as ervas adicionam uma camada de frescor e aroma ao prato.

Para complementar essa refeição, nada como um purê de batata cremoso e saboroso. Um preparo que adiciona uma textura suave que contrasta com a firmeza da carne.

Como escolher carne no supermercado?

A primeira coisa a observar ao escolher uma carne no mercado é a coloração da peça. Uma boa carne deve ter uma cor vermelho vivo, sem pontos escuros ou manchas brancas. Outro aspecto a considerar é a gordura da carne, que deve apresentar um tom amarelo-claro. Além disso, pressione o dedo sobre a carne para conferir sua maciez.

Para não ter erro ao escolher uma carne de qualidade, opte pelas peças Friboi, que estão desde 1953 garantindo a excelência em seus produtos. Dessa forma, você terá carnes suculentas e frescas para preparar suas refeições do dia a dia.

Agora que já sabe quais são os melhores cortes de carne para o dia a dia, navegue pelo nosso site e confira outras dicas para preparar as melhores comidas. Aqui na Minha Receita, você encontra desde pratos sofisticados para momentos especiais até os mais simples e deliciosos para a semana. Confira esse mundo gastronômico!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Camarão crocantes empanados servidos em um prato com tigela de molho branco no centro.
19.Nov

Dicas de Cozinha

Como temperar camarão para comer frito, empanado ou ensopado

Fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha servida em um prato de sobremesa branco
19.Nov

Dicas de Cozinha

Como fazer cobertura de chocolate durinha?

A imagem mostra quatro costelinhas de porco assadas na airfryer, dispostas em uma tábua de madeira clara. As costelas têm uma aparência dourada e caramelizada, sugerindo que foram bem temperadas e assadas até ficarem suculentas e crocantes por fora. Ao lado das costelas, há um pequeno pote de molho cremoso tipo ranch, decorado com cebolinha picada. A mesa de fundo é decorada com um guardanapo xadrez laranja e branco, criando um ambiente acolhedor e descontraído. Há elementos decorativos como garrafas de azeite, limões cortados e dentes de alho, que completam a cena.
19.Nov

Almoço

10 receitas de airfryer para o almoço de domingo 

Pedaços de carne cupim com queijo dispostos em uma tábua de madeira.
19.Nov

Bovinos

Não use cerveja, nem leite! Veja como amaciar a carne de churrasco com fruta

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.