Por Minha Receita
Uma dúvida muito comum para quem é iniciante na cozinha é não saber exatamente qual carne é boa para carne moída. Uma carne de segunda geralmente é a melhor opção para moer, no entanto, é importante lembrar que a qualidade da carne utilizada influencia diretamente no resultado final da sua receita de carne moída. Portanto, escolha carnes frescas e de boa procedência para garantir uma carne moída soltinha e com menos gordura. A seguir, confira quais são os melhores tipos de carne para moer e fazer uma receita mais gostosa!
Qual melhor carne moída acém ou patinho?
Existem várias opções de carne que são adequadas para moer e fazer carne moída. Umas das melhores opções incluem:
1. Patinho
O patinho é uma carne magra e com baixo teor de gordura, resultando em uma carne moída mais saudável. Sua textura é mais firme que outros cortes bovinos, deixando a carne mais soltinha depois do preparo. Por isso, o Patinho Friboi Reserva é muito macio e saboroso, usado em receitas de almoços simples e gostosos, sem comprometer o sabor da carne moída.
2. Acém
O acém também é um corte magro, ideal para fazer hambúrgueres caseiros saborosos. É um corte apetitoso, que tende a ser mais molhadinho que o patinho, retirado da parte dianteira do boi. O Acém Friboi Reserva também é muito acessível em comparação com outros cortes bovinos, ideal para recheios de pastéis e outros lanches de forno.
3. Peito bovino
Já o peito bovino é uma opção mais gordurosa que traz suculência à carne moída. É um dos cortes dianteiros que demandam mais tempo de preparo: a carne moída deve ser cozida lentamente, em fogo médio, e com um molho se você quiser dar mais sabor. Contudo, o peito bovino tem uma textura mais firme e deixa a carne um pouco mais rígida.
4. Lagarto
O lagarto é um dos melhores tipos de carne para assar no forno, apesar disso, também pode ser usado para fazer carne moída. Geralmente, esse corte se mantém na mesma faixa de preço do patinho e pode ser substituído pelo coxão mole.
Saiba mais: Como fazer lagarto macio?
5. Coxão Mole
A carne coxão mole tem fibras curtas e macias, mas também tem nervos e gordura. É um corte mais macio que o coxão duro, pode ser preparada rapidamente e traz muita suculência à carne moída. Costuma ser ideal para cortar em bifes!
O que fazer para a carne moída ficar soltinha?
A carne moída fica bem soltinha se você seguir alguns passos principais. Além da forma de preparo, antes de cozinhar a carne, ela deve estar em temperatura ambiente. Utilize a panela correta e veja dicas para o corte não empelotar!
1. Tire a carne moída do congelador com antecedência
Para fazer uma carne moída soltinha é necessário tirar a carne da geladeira e descongelar a porção até que fique em temperatura ambiente. Essa dica ajuda a fazer uma carne saborosa e mais douradinha, evitando o excesso de líquidos.
2. Utilize uma panela de fundo médio
Para não correr o risco da carne empelotar, evite panelas muito pequenas. Se o fundo for relativamente grande, a carne moída ficará soltinha com mais facilidade, tendo espaço para cozinhar e caramelizar aos poucos!
3. Como fazer para a carne moída não empelotar?
Solte a carne com um garfo e um fio de azeite e sele todos os pedaços até ficarem completamente dourados. Cozinhe em fogo médio-alto e, depois, adicione seus temperos para carne favoritos! Além disso, coloque um pouco de água na panela para soltar o fundo.
Veja também: O que fazer para a carne não grudar na panela?