Por Minha Receita
Saber a hora certa de virar a carne na churrasqueira é muito importante para fazer um churrasco suculento. Essa dica ajuda a deixar o churrasco em casa mais gostoso, pois a carne de churrasco fica mais saborosa e macia, totalmente selada por fora.
A seguir, você vai conferir os principais passos para não errar na preparação e fazer um churrasco sem perder a suculência das carnes! Veja como manusear os cortes desde o momento de grelhar até a hora de servir:
1) Selecione boas carnes para o churrasco em casa!
A linha Maturatta Friboi tem peças maturadas especiais que garantem maciez e sabor para o churrasco. São carnes de qualidade premium, como a Picanha Maturatta Friboi, que é conhecida por ser naturalmente macia e suculenta, com seu sabor único. Além da picanha, outros cortes como a Costela Janelinha Maturatta Friboi, a Fraldinha Maturatta Friboi e o Bife Ancho Maturatta Friboi também fazem sucesso.
2) Aqueça a brasa e coloque a mão para checar a temperatura
Para descobrir o momento certo de colocar a carne na grelha, basta estender a mão em cima da grelha e sentir a temperatura. Quando você não aguentar manter a mão sobre o fogo por mais de 5 segundos, está na hora de assar as carnes!
3) Sele a peça antes de começar a assar
O ponto perfeito do churrasco só é atingido depois que a carne estiver bem selada por fora. Assim, você vai ver uma crosta caramelizada se formando. Essa crostinha vai preservar a suculência da carne.
Veja também: Conheça os 5 pontos da carne vermelha
4) Vire a carne de churrasco apenas 1 vez
A recomendação é virar a carne apenas uma vez para não dourar demais em um dos lados. Assim que o sangue começar a aparecer em maior quantidade na parte de cima, vire a peça com a ajuda de um pegador de silicone.
5) Asse de forma lenta até chegar ao ponto desejado
Depois de selar a carne dos dois lados, mude a posição, trazendo ela para uma parte mais branda de calor. Asse de forma lenta até chegar ao ponto desejado e fatie na direção correta. A fraldinha e a picanha, por exemplo, devem ser cortadas contra as fibras.
Depois é só servir as tirinhas de carne com os melhores molhos para churrasco!