Por Minha Receita
Você sabe qual é o melhor tempero para churrasco? Cada corte de carne possui características únicas, que demandam uma atenção especial na hora de temperar. A picanha, por exemplo, é um dos cortes mais populares do churrasco brasileiro e costuma ser temperada com sal grosso e alho para realçar o seu sabor. Já a costela bovina pode levar azeite, alho e ervas, como tomilho e alecrim!
A seguir, veja como temperar carne para churrasco com temperos ideais para cada tipo de corte. Confira:
1. Picanha
A picanha tem uma capa de gordura que adiciona suculência e sabor. É uma carne macia e saborosa, com um formato caracteristicamente triangular e um sabor único. Cortes, como a Picanha Maturatta Friboi, são perfeitos para selar em brasa alta, deixando o ponto da carne de churrasco bem suculento.
- Tempero ideal: sal grosso e alho!
- O sal grosso é essencial para realçar o sabor natural da picanha sem mascarar suas características. O alho complementa a carne sem dominar seu sabor.
Saiba mais: Depois que aprendi essa técnica de temperar carne para churrasco com meu pai, nunca mais fiz carne sem gosto
2. Fraldinha
A fraldinha é um corte suculento, com fibras longas e um sabor marcante. É ideal para assados rápidos, pois é uma carne relativamente macia. A Fraldinha Maturatta Friboi possui uma característica capa de gordura em uma das extremidades que dá ainda mais sabor à carne!
- Tempero: Sal grosso, pimenta-do-reino e azeite de oliva.
- A combinação de sal grosso e pimenta-do-reino realça o sabor natural da fraldinha, enquanto o azeite de oliva ajuda a manter a carne úmida durante o preparo.
3. Costela
A costela é um corte com muito colágeno e gordura, que quando bem preparada se torna extremamente macia e saborosa. Requer um tempo de cozimento mais longo, mas a Costela Janelinha Maturatta Friboi traz a suculência da costela em um tamanho reduzido e prático. Sua textura singular equilibra maciez e intensidade, realçada pela presença de “janelas” de gordura desse corte especial.
- Tempero: Sal grosso, alho, cebola e ervas (alecrim e tomilho).
- O sal grosso e as ervas ajudam a penetrar na carne durante o longo cozimento, enquanto o alho e a cebola adicionam camadas de sabor.
Veja também: Desvendamos quais são os segredos para fazer um bom churrasco
4. Bife Ancho
O bife ancho, também conhecido como entrecôte, é uma carne marmorizada, isto é, que tem um bom marmoreio, e é muito suculenta. O Bife Ancho Maturatta Friboi possui a quantidade ideal de gordura entremeada nas fibras musculares, o que somado ao processo de maturação garante um sabor mais intenso e uma textura mais suave.
- Tempero: Sal grosso, pimenta-do-reino e chimichurri.
- O sal grosso e a pimenta-do-reino são suficientes para realçar o sabor do bife ancho, enquanto o chimichurri complementa a carne com um toque especial.
Confira também: Bife ancho no churrasco: como temperar, cortar e assar a carne na brasa
5. Contrafilé
Esse é um corte macio e com uma boa quantidade de gordura, ideal para ser preparado na grelha. O Contrafilé Maturatta Friboi fica ainda melhor se for acompanhado de uma manteiga temperada!
- Tempero: Sal grosso, pimenta-do-reino e manteiga de ervas.
- O sal grosso e a pimenta-do-reino são clássicos que nunca falham, enquanto a manteiga de ervas derrete sobre a carne, adicionando um sabor extra e mantendo-a suculenta.
Saiba mais: Sal no churrasco: usar antes ou depois das carnes irem para brasa?
6. Cupim
Esse é um corte proveniente da parte dianteira do boi, caracterizado por suas fibras entremeadas de gordura, o que requer um cozimento lento e prolongado.
- Tempero: Sal grosso, manteiga e alho.
- Para temperar o Cupim Maturatta Friboi, o sal grosso é fundamental. O alho e a manteiga adicionam sabor, principalmente se o cupim for assado no papel alumínio para ficar desmanchando.
Veja também: Como temperar cupim de churrasco?
7. Filé Mignon
O Filé Mignon Maturatta Friboi é o corte mais macio do boi, com pouca gordura e um sabor delicado.
- Tempero: Sal grosso, pimenta-do-reino e azeite.
- A simplicidade do sal grosso e da pimenta-do-reino permite que o sabor delicado do filé mignon se destaque. O azeite adiciona um toque diferente, sem sobrecarregar a carne.
8. Maminha
A Maminha Maturatta Friboi é um corte macio e suculento, proveniente da parte traseira do boi. Possui uma camada de gordura que adiciona sabor durante o cozimento.
- Tempero: Sal grosso, alho e mostarda.
- O sal grosso é essencial para realçar o sabor da maminha. O alho adiciona um toque aromático, enquanto a mostarda dá um sabor levemente picante que complementa a suculência da carne.
9. Coração de frango
Você sabe como temperar coração para churrasco? Esse miúdo especial é muito comum no churrasco brasileiro e combina principalmente com as marinadas, que dão muito sabor ao coração de frango.
- Tempero: Shoyu, azeite, gengibre ralado, sal, alho picado e cheiro-verde.
- Coloque o coração em uma travessa, junte os demais ingredientes e misture bem. Reserve por 1 hora até o momento de assar.
Confira também: Tempero para frango: churrasco perfeito com 5 dicas infalíveis!