Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Tempero para churrasco caseiro: combinações para cada corte de carne

Veja como temperar picanha, costela e outros cortes de churrasco

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Você sabe qual é o melhor tempero para churrasco? Cada corte de carne possui características únicas, que demandam uma atenção especial na hora de temperar. A picanha, por exemplo, é um dos cortes mais populares do churrasco brasileiro e costuma ser temperada com sal grosso e alho para realçar o seu sabor. Já a costela bovina pode levar azeite, alho e ervas, como tomilho e alecrim!

A seguir, veja como temperar carne para churrasco com temperos ideais para cada tipo de corte. Confira: 

1. Picanha

A picanha tem uma capa de gordura que adiciona suculência e sabor. É uma carne macia e saborosa, com um formato caracteristicamente triangular e um sabor único. Cortes, como a Picanha Maturatta Friboi, são perfeitos para selar em brasa alta, deixando o ponto da carne de churrasco bem suculento.

  • Tempero ideal: sal grosso e alho!
  • O sal grosso é essencial para realçar o sabor natural da picanha sem mascarar suas características. O alho complementa a carne sem dominar seu sabor.

Saiba mais: Depois que aprendi essa técnica de temperar carne para churrasco com meu pai, nunca mais fiz carne sem gosto

2. Fraldinha

A fraldinha é um corte suculento, com fibras longas e um sabor marcante. É ideal para assados rápidos, pois é uma carne relativamente macia. A Fraldinha Maturatta Friboi possui uma característica capa de gordura em uma das extremidades que dá ainda mais sabor à carne!

  • Tempero: Sal grosso, pimenta-do-reino e azeite de oliva.
  • A combinação de sal grosso e pimenta-do-reino realça o sabor natural da fraldinha, enquanto o azeite de oliva ajuda a manter a carne úmida durante o preparo.

3. Costela

A costela é um corte com muito colágeno e gordura, que quando bem preparada se torna extremamente macia e saborosa. Requer um tempo de cozimento mais longo, mas a Costela Janelinha Maturatta Friboi traz a suculência da costela em um tamanho reduzido e prático. Sua textura singular equilibra maciez e intensidade, realçada pela presença de “janelas” de gordura desse corte especial.

  • Tempero: Sal grosso, alho, cebola e ervas (alecrim e tomilho).
  • O sal grosso e as ervas ajudam a penetrar na carne durante o longo cozimento, enquanto o alho e a cebola adicionam camadas de sabor.

Veja também: Desvendamos quais são os segredos para fazer um bom churrasco

4. Bife Ancho

O bife ancho, também conhecido como entrecôte, é uma carne marmorizada, isto é, que tem um bom marmoreio, e é muito suculenta. O Bife Ancho Maturatta Friboi possui a quantidade ideal de gordura entremeada nas fibras musculares, o que somado ao processo de maturação garante um sabor mais intenso e uma textura mais suave.

  • Tempero: Sal grosso, pimenta-do-reino e chimichurri.
  • O sal grosso e a pimenta-do-reino são suficientes para realçar o sabor do bife ancho, enquanto o chimichurri complementa a carne com um toque especial.

Confira também: Bife ancho no churrasco: como temperar, cortar e assar a carne na brasa

5. Contrafilé

Esse é um corte macio e com uma boa quantidade de gordura, ideal para ser preparado na grelha. O Contrafilé Maturatta Friboi fica ainda melhor se for acompanhado de uma manteiga temperada!

  • Tempero: Sal grosso, pimenta-do-reino e manteiga de ervas.
  • O sal grosso e a pimenta-do-reino são clássicos que nunca falham, enquanto a manteiga de ervas derrete sobre a carne, adicionando um sabor extra e mantendo-a suculenta.

Saiba mais: Sal no churrasco: usar antes ou depois das carnes irem para brasa?

6. Cupim

Esse é um corte proveniente da parte dianteira do boi, caracterizado por suas fibras entremeadas de gordura, o que requer um cozimento lento e prolongado.

  • Tempero: Sal grosso, manteiga e alho.
  • Para temperar o Cupim Maturatta Friboi, o sal grosso é fundamental. O alho e a manteiga adicionam sabor, principalmente se o cupim for assado no papel alumínio para ficar desmanchando.

Veja também: Como temperar cupim de churrasco?

7. Filé Mignon

O Filé Mignon Maturatta Friboi é o corte mais macio do boi, com pouca gordura e um sabor delicado.

  • Tempero: Sal grosso, pimenta-do-reino e azeite.
  • A simplicidade do sal grosso e da pimenta-do-reino permite que o sabor delicado do filé mignon se destaque. O azeite adiciona um toque diferente, sem sobrecarregar a carne.

8. Maminha

A Maminha Maturatta Friboi é um corte macio e suculento, proveniente da parte traseira do boi. Possui uma camada de gordura que adiciona sabor durante o cozimento.

  • Tempero: Sal grosso, alho e mostarda.
  • O sal grosso é essencial para realçar o sabor da maminha. O alho adiciona um toque aromático, enquanto a mostarda dá um sabor levemente picante que complementa a suculência da carne.

9. Coração de frango

Você sabe como temperar coração para churrasco? Esse miúdo especial é muito comum no churrasco brasileiro e combina principalmente com as marinadas, que dão muito sabor ao coração de frango.

  • Tempero: Shoyu, azeite, gengibre ralado, sal, alho picado e cheiro-verde.
  • Coloque o coração em uma travessa, junte os demais ingredientes e misture bem. Reserve por 1 hora até o momento de assar.

Confira também: Tempero para frango: churrasco perfeito com 5 dicas infalíveis!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos Churrasco em Casa Dicas de Cozinha Friboi zWebedia

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Pedaços de carne cupim com queijo dispostos em uma tábua de madeira.
19.Nov

Bovinos

Não use cerveja, nem leite! Veja como amaciar a carne de churrasco com fruta

Fatia de moussaka de berinjela, carne moída, molho branco e batata disposta sobre um prato azul. Ao fundo, uma tigela com tomates e outras tigelas com temperos.
18.Nov

Bovinos

O que é moussaka? Conheça a lasanha de batata, berinjela e carne moída do Oriente Médio

Bife do vazio servido em uma tábua de madeira. Ao lado do bife, uma pequena tigela branca com vinagrete de maçã. Os itens estão dispostos em uma mesa coberta com um pano vermelho.
14.Nov

Aves

Churrasco mais saudável: opções de carnes magras e acompanhamentos leves

Prato de macarrão tipo espaguete coberto com molho à bolonhesa, que inclui carne moída e pequenos pedaços de tomate. O molho é vibrante, de coloração vermelha intensa, e está finalizado com uma generosa porção de queijo ralado por cima. O prato é servido em uma tigela branca com bordas largas e discretas manchas rústicas, colocada sobre um prato maior de cor azul. Ao fundo, há uma tigela menor com mais queijo ralado. Talheres pretos estão dispostos sobre um guardanapo azul à esquerda.
14.Nov

Bovinos

Carne moída sequinha ou caudolosa? Aprenda a fazer as duas maneiras

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.