Por Minha Receita
Você já ouviu falar em carne guisada ou guisado de carne? A origem desse prato é muito simples: o termo “guisar” vem do espanhol “guiso”, que significa ensopado ou cozido. Portanto, a carne guisada nada mais é do que um prato tradicional que cozinha pedaços de carne com legumes e temperos, resultando em uma preparação saborosa, reconfortante e nutritiva para o dia a dia e, principalmente, uma opção de receita buscada para dias frios.
Esse picadinho de carne é uma receita muito popular em diversas culturas ao redor do mundo, sendo encontrada em diferentes variações e ingredientes conforme a região. O guisado de carne brasileiro acompanha mandioca ou batata, cenoura e cebola em um molho rico à base de caldo de carne ou legumes.
Qual carne usar no guisado de carne?
O guisado de carne ou picadinho de carne geralmente é preparado com cortes como Peito Bovino Friboi e o Músculo bovino Friboi cortado em pedaços menores, e depois é cozido lentamente em fogo baixo para que fique macia e cheia de sabor.
Qual a diferença entre guisado e ensopado?
A diferença entre guisado de carne e ensopado de carne está principalmente na forma como são preparados e no tempo de cozimento. O guisado é um prato em que a carne é cozida lentamente em líquido, geralmente com legumes e temperos, até que fique macia. O líquido tende a ser mais espesso ou reduzido, resultando em um molho mais concentrado.
Já o ensopado também cozinha a carne em caldo de legumes ou carne, mas a principal diferença é que o ensopado tem mais caldo ao final do processo de cozimento. Além disso, o ensopado pode ter ingredientes adicionais como feijões ou grãos.
Também existem diferenças regionais na nomeação desse prato: no Sul do Brasil, por exemplo, guisado de carne é a carne moída ensopada. Já no Norte, o ensopado são pedaços de carne cozida com caldo.