Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Bisteca de porco frita: 5 dicas para deixar a carne macia e suculenta

Confira dicas para deixar sua bisteca de porco do melhor jeito para sua refeição

Por Minha Receita

4/5 - (4 votos)

A bisteca de porco frita é uma ótima ideia de almoço simples e muito gostoso, principalmente se for acompanhada de legumes ao molho de ervas. No entanto, é muito fácil errar a mão e a carne passar do ponto, ficando seca e não tão boa para comer.

Por isso, na hora de preparar a bisteca de porco, é preciso ter alguns cuidados para a carne não ficar dura e ressecada. Se você pretende fazer esse prato para o almoço ou jantar de hoje, confira as dicas que o Minha Receita preparou de como fazer bisteca de porco suculenta!

5 dicas de como fazer bisteca de porco suculenta

Muitas vezes, durante a correria do dia a dia, procuramos alimentos que sejam fáceis de serem feitos, mas que possuam muito sabor. A bisteca de porco é perfeita para essas situações, visto que as fatias são finas e rápidas de cozinhar.

Apesar disso, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar que essa comida fique muito seca. Veja as dicas que preparamos para nunca mais fazer bisteca de porco ressecada:

Dica 1: Marinar a bisteca de porco antes de fritar garante mais sabor

Caprichar no tempero é essencial para garantir uma carne suína saborosa e suculenta! Há quem diga que temperar a comida na panela é melhor, mas, para quem está buscando entender como fazer bisteca de porco suculenta, a melhor opção é fazer uma marinada.

Antes de fritar a bisteca de porco, a dica é deixá-la um tempo marinando na geladeira com os temperos de sua escolha. A nossa sugestão é fazer uma marinada com suco de laranja, alecrim, azeite, sal e pimenta. Fica uma delícia!

Além de melhorar o sabor, marinar a carne ajuda na maciez, na cor, na palatabilidade e na textura. Ah, e se você gosta de temperar a bisteca com limão, deixe para colocar o ácido quando o alimento estiver pronto para comer, assim você evita que a carne resseque durante o preparo.

Você sabe qual é a diferença entre temperar e marinar? Elaboramos um conteúdo completo voltado para o preparo de frangos. Acesse e entenda!

Dica 2: Deixe a bisteca de porco descongelar totalmente na geladeira

Na hora de preparar a bisteca de porco, você deve deixar a carne suína descongelar totalmente diretamente na geladeira. Colocá-la direto na frigideira sem descongelar por completo pode fazer com que ela solte água, interferindo no seu cozimento.

Além disso, uma prática muito comum nas casas brasileiras é deixar a carne descongelando em temperatura ambiente. Apesar de descongelar mais rápido, fazer isso não é indicado!

A temperatura ambiente é a faixa ideal para as bactérias se proliferarem na comida. Além disso, essa prática pode fazer com que a bisteca de porco tenha alterações na cor, no sabor, na textura e, até mesmo, no valor nutricional. Então, agora já sabe: nada de descongelar carnes suínas, aves, bovinos ou peixes em temperatura ambiente.

Dica 3: Entenda como temperar a bisteca de porco da forma correta

O sabor certo na carne de porco faz muita diferença! Temperar a bisteca corretamente é fundamental para realçar o sabor da carne. Nossa dica é apostar nos básicos, afinal, o sal e a pimenta nunca desapontam.

Apesar disso, aproveite para usar outras ervas e ingredientes, como alho, alecrim, tomilho e mais. Ah, vale ressaltar que as ervas frescas sempre dão um toque especial na comida. Por último, lembre-se de usar algo ácido para contrastar o sabor, como limão ou, até mesmo, vinagre.

Dica 4: Frite a bisteca de porco em apenas alguns minutos

Depois de deixar a sua bisteca marinando e temperá-la da forma certa, é hora de fritar. Para isso, preaqueça a frigideira em fogo médio com um pouco de azeite ou óleo. Quando a frigideira estiver bem quente, disponha a carne de porco.

Lembre-se de evitar mexer para não prejudicar a selagem da bisteca de porco. Assim que estiver dourada de um lado, é hora de virar para fritar o outro. De modo geral, leva cerca de 4 minutos de cada lado para que ela esteja no ponto ideal.

O segredo para a perfeição da bisteca de porco é combinar carnes de alta qualidade com tempo certo no fogo. Assim, você conseguirá fazer uma bisteca suculenta e saborosa. Se quiser deixar o prato ainda mais perfeito, não esqueça de adicionar cebola na panela. Além de dar mais suculência ao prato, o legume vai aromatizar a carne, deixando ela mais gostosa!

Dica 5: Deixe a bisteca de porco descansar antes de servir

Anota a dica de chef: é fundamental deixar a bisteca de porco descansar por 5 minutos em papel toalha antes de servir o prato. Isso garante que os sulcos da carne suína fiquem mais distribuídos, deixando-a muito mais suculenta.

Vale ressaltar que o tempo de descanso pode variar muito conforme o tamanho da peça de carne. Ou seja, bistecas maiores podem exigir um período um pouco mais demorado para garantir a suculência da carne.

Ah, também preparamos um conteúdo completo com 5 ideias de receitas para jantar com carne suína. Acesse e confira!

Dica extra: prepare os acompanhamentos certos

Combinar a bisteca de porco com acompanhamentos adequados é uma ótima maneira de criar uma refeição deliciosa e equilibrada. Uma dica interessante é combinar essa carne com molhos agridoces, como de maçã, ameixa, laranja ou outros. Além disso, você também pode apostar em pratos laterais mais elaborados e cheios de sabor, como uma couve-flor gratinada com molho branco.

Agora que você já sabe como fritar bisteca de porco, que tal descobrir outras receitas deliciosas com essa carne? O Minha Receita está cheio de boas opções, como nossa receita de bisteca de porco ao café com batatas ao murro!

Que tal colocar em prática? Continue nos acompanhando e sempre tenha receitas maravilhosas na sua mesa de almoço ou jantar. Até a próxima!

Os comentários estão desativados.

4/5 - (4 votos)

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

A imagem destaca pedaços de costelinha barbecue servidos em uma tábua de madeira marrom escura com um pequeno pote de barbecue mais à esquerda. No topo da imagem, uma epiga de milho.
11.Nov

Carne Suína

5 dicas para fazer costelinha de porco assada no forno

08.Nov

Academia da Carne

5 Receitas de Ragu: Deliciosas para todos os momentos

Fatias de panceta suína servidas com salada em um prato preto brilhante.
24.Oct

Carne Suína

Como temperar panceta para churrasco?

A imagem destaca alguns espetinhos mistos em cima de uma tábua de madeira, que está por cima de um pano quadriculado. Na frente, uma pequena molheira com molho chimichurri. No fundo, alguns pimentões e cebolas.
23.Oct

Aves

10 ideias de entradinhas para churrasco

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.