Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Carne Louca: aprenda a fazer esse lanche delicioso e prático

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Após experimentar uma vez, é comum que se perguntem como fazer carne louca. A iguaria brasileira combina sabor e praticidade em uma receita irresistível de carne desfiada e temperada.

Imagem de três sanduiches de carne louca, em cima de uma tábua de madeira retangular, com alguns ingredientes ao redor, sob uma mesa escura

Essa carne é uma excelente opção para quem busca praticidade, sem abrir mão do sabor. Com poucos ingredientes e paciência, você pode preparar esse lanche delicioso e conquistar o paladar de todos os seus convidados, amigos ou familiares. Confira um passo a passo facilitado de como fazer carne louca!

Como fazer carne louca: escolha o melhor corte de carne

Para que tudo dê certo neste preparo, é importante estar atento à escolha do corte de carne. Em geral, é recomendado escolher cortes que sejam mais macios e suculentos, como, por exemplo, acém, coxão mole, lagarto, paleta e peito bovino.

Se você deseja entender como fazer carne louca, precisa compreender que a carne desempenha papel fundamental na receita. Por isso, escolher aquela que apresenta suculência e muito sabor, é o ideal.

Além disso, lembre-se que, independente do corte, é importante que os pedaços sejam cortados em pedaços menores para diminuir o tempo de cozimento. Dessa maneira, você poderá fazer diferentes receitas deliciosas, como o sanduíche de carne louca. Continue sua leitura para ver quais são as melhores opções de proteína para a sua receita:

Acém

O acém é comumente usado para receitas que envolvam carne desfiada e, por isso, não poderia estar de fora da receita de carne louca. Ela ainda possui uma quantidade ideal de gordura, o que contribui ainda mais para o sabor após o cozimento.

Coxão mole

Já o coxão mole se trata de uma carne magra e que absorve muito bem os temperos durante o preparo. Além disso, tem um custo-benefício bem bacana para os interessados.

Recomendamos que você utilize o coxão mole Reserva Friboi, pois além de mais qualidade para a sua receita, você terá um sabor inigualável e uma carne super suculenta!

Lagarto

Assim como os outros cortes, o lagarto também se destaca pela maciez, já que se adapta muito bem ao cozimento. É uma carne que só tem a acrescentar na receita brasileira de carne louca.

Paleta ou pá

Localizado na parte dianteira do boi, a paleta também pode ser usada nesta receita. Com uma textura fibrosa, ela oferece preparo fácil de desfiar, além de muito sabor, maciez e suculência.

Peito bovino

Se você procura uma opção econômica, o peito pode ser uma excelente alternativa. Ele possui bastante colágeno e é ideal para receitas que possuem um cozimento mais lento, como a carne louca.

Alguns outros cortes podem ser escolhidos no momento da compra, mas todos eles devem apresentar maciez e suculência para o preparo ser bem-feito. Para melhorar ainda mais a qualidade da receita, é indicado escolher carnes de procedência, como as da Friboi, além de procurar peças com uma boa quantidade de marmoreio de gordura.

Preparando e temperando a carne louca

Após a escolha da carne, é hora de prepará-la e esse é um passo importante ao saber como fazer carne louca. Para isso, separe os temperos com antecedência, como alho, cebola, pimentão, louro, pimenta-do-reino, colorau, vinagre e sal.

imagem de uma travessa branca retangular com carne louca, com dois garfo em cima dele e alguns ingredientes ao redor, sob uma mesa escura

Com os temperos já separados, é hora de colocar a mão na massa e começar fazendo a limpeza da carne. Para evitar que a carne louca fique com um sabor indesejado, retire qualquer excesso de gordura ou membrana.

Aproveite, também, para cortá-la em pedaços menores. Esse é um passo importante para o cozimento ser um pouco mais rápido. Com isso, você também garante que o sabor da receita fique mais uniforme.

Com os pedaços já cortados, misture todos os temperos que já havia separado antecipadamente e tempere a carne. O ideal é que a quantidade de tempero varie conforme o costume em suas outras receitas.

Para que todo o tempero seja bem absorvido, é importante fazer uma marinada para carne e deixá-la descansando por uma hora para pegar todo o gosto. Após aguardar, coloque a carne para cozinhar em fogo baixo e, ao escutar o chiado da panela de pressão, aguarde 40 minutos ou o quanto for necessário para a carne estar macia.

Como fazer carne louca: dicas para cozinhar e desfiar a proteína

Tanto o ato de cozinhar quanto o de desfiar é algo difícil para quem nunca cozinhou esta receita antes e ainda está com dúvidas de como fazer carne louca. Por isso, é importante estar atento ao tempo de cozimento e se a proteína está bem desfiada.

Esses cuidados são importantes ao preparar sua carne louca. Caso você não tenha familiaridade com o processo de cozimento e de desfiar, veja as dicas que preparamos para te ajudar:

1. De olho no tempo de cozimento

Para não deixar a carne muito desmanchada, é ideal que ela seja cozida no tempo certo. Por isso, se ela não estiver boa após 40 minutos, o indicado é ir observando de pouco em pouco tempo para não passar do ponto ideal. Geralmente, uma hora de cozimento é o máximo indicado nesta receita.

2. Use dois garfos

Uma técnica muito usada para desfiar carne é usar dois garfos. Um deles é para segurar o pedaço e o outro para puxar e desfiar. Desta forma, é possível desfazer a carne em fios finos e uniformes, o que é o ideal para a receita de carne louca. Caso prefira, a proteína também pode ser desfiada com as mãos, se usar luvas com proteção térmica.

É importante ainda destacar o uso correto da panela de pressão, caso você opte por usar o item durante o cozimento. Identifique todas as regras do fabricante, principalmente o modo de fechar para não correr o risco de vazar e não pegar pressão.

#DicaMinhaReceita: Com o Jerked Beef Friboi, você tem maior praticidade, pois a carne já vem desfiada para preparar sua carne louca. Assim, você economiza tempo na cozinha e pode desfrutar de uma refeição deliciosa de forma mais rápida do que o esperado.

Como servir carne louca? Veja algumas ideias de acompanhamento

Depois da carne estar pronta, é mais do que importante pensar em como ela será servida, pois isso faz parte da experiência culinária de provar esse prato. A receita pode ser servida como sanduíches, tacos ou burritos, tapiocas recheadas, canapés, bruschettas, recheio de pastel, saladas e, é claro, como acompanhamento de arroz e feijão.

Como já dito, este é um prato super prático e combina com muitos outros acompanhamentos. O ideal é conhecer o gosto de cada um que for provar e escolher aquele tipo que mais combina.

  • Sanduíches generosos: os sanduíches são as maneiras mais tradicionais de servir a carne louca. Pode-se usar pães frescos, pão francês, ciabatta ou baguete e rechear todos com a carne desfiada. Além disso, ingredientes como queijo, cebola, alface, maionese e mostarda são bem-vindos;
  • Tacos ou burritos: esse tipo de carne é uma ótima opção de acompanhamento para a famosa comida mexicana. Ela ainda combina super com guacamole, creme de leite e coentro picado;
  • Tapioca: experimente servir sua carne louca como recheio de tapioca fresca. A combinação resulta em uma textura macia da carne e crocante de tapioca, fazendo com que tudo fique irresistível. Caso prefira, ainda pode adicionar queijo coalho ou requeijão para dar aquela turbinada no sabor;
  • Canapés e bruschettas: servir essa receita sobre fatias de pão italiano torrado ou mini torradas também pode ser uma experiência e tanto. Além disso, se torna uma entrada super elegante para ocasiões especiais e não deixa a desejar no gosto;
  • Pastel: preparar pastéis fritos com recheio de carne louca garante uma combinação de massa crocante e recheio suculento. Para os amantes de salgado, é uma combinação que não tem como dar errado;
  • Saladas: e nem apenas de pães, pasteis e outras massas a receita pode ser acompanhada! A carne também pode ser combinada com folhas verdes, salada de frango, tomate-cereja, pepino, cebola roxa, azeitonas e queijo branco;
  • Arroz e feijão: é claro que o tradicional arroz e feijão não poderia ficar de fora. O arroz branco e o feijão fresquinho é uma combinação clássica que combina muito bem com a carne louca.

O fato é que essa é uma receita que agrada todos os gostos. Por isso, se ainda não experimentou, não perca mais tempo, aprenda como fazer carne louca e faça essa receita! Aproveite ainda para oferecer uma variedade de acompanhamento para satisfazer todos os gostos no momento de servir.

É válido destacar que a receita é brasileira, ou seja, a cada mordida pode-se experimentar um prato cheio de tradição e qualidade. E, melhor ainda, ele pode ser oferecido com outras tantas receitas que o Brasil tem de melhor, como arroz e feijão.

Gostou desta receita? Aqui no Minha Receita você encontra muitas outras ideias que são incrivelmente deliciosas. Não esqueça de anotar um dia na agenda para colocar em prática aquela opção que você gostaria de experimentar.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos zliveSeo

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Tipos de carne mal passada e ao ponto em uma tábua de pedra.
04.Feb

Bovinos

Carne mal passada: o que é o líquido vermelho da carne? 

Dois bifes acebolados servidos em um prato branco. Ao lado, um prato com salada de folhas verdes.
04.Feb

Bovinos

Qual é a melhor carne para bife acebolado?

Ensopado de músculo assado na pressão servido em uma panela branca com batatas e legumes.
04.Feb

Bovinos

Músculo bovino: 7 receitas para aproveitar uma carne barata e nutritiva

Fatias de corte de carne peixinho grelhadas e servidas em uma tábua preta.
03.Feb

Bovinos

Você conhece o corte de carne chamado Peixinho?

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.