Por Minha Receita
A pipoca é uma opção deliciosa para comer assistindo aquela série com a família no sofá. Conhecida por ser perfeita para acompanhar um bom filme no cinema e por estar sempre presente como um dos petiscos de festa junina mais gostosos. A pipoca é um lanche rápido, acessível e prático.
Porém, para quem nunca fez, estourar uma pipoca crocante e sequinha parece um desafio. Aqui você vai aprender de uma vez por todas a fazer a pipoca perfeita, sem encharcar de óleo, nem queimar ou deixar sobrar piruás na panela.
Trouxemos diferentes formas de fazer a pipoca com sabores doces e salgados para você comer do jeito que preferir!
1. Qual a melhor maneira de fazer a pipoca tradicional?
Para fazer a clássica pipoca salgada a receita é simples de aprender! Você vai precisar de:
- 80g de milho de pipoca (aproximadamente 1 copo de 200ml)
- 75ml de óleo (aproximadamente cinco colheres de sopa)
- Meia colher de sobremesa de margarina
- Sal a gosto
Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo médio. Depois, adicione a margarina para dar sabor e deixar a receita ainda mais deliciosa.
Para fazer a pipoca crocante e sequinha, o ideal é colocar o milho quando o óleo estiver bem quente. Um truque para saber a temperatura correta, é colocar alguns grãozinhos primeiro na panela com o óleo enquanto ele esquenta. Assim que a pipoca estourar, é a hora de adicionar o resto do milho na panela.
Tampe a panela, diminua o fogo, deixe a pipoca cozinhando e espere aproximadamente cinco minutos. Você vai perceber que os grãozinhos da pipoca vão começar a estourar entre 5 a 5 segundos e depois esse intervalo irá diminuir.
Quando os estouros de cada pipoca acontecerem a cada 2 segundos, é hora de segurar a panela pela alça e agitar levemente em círculos algumas vezes para deixar uma temperatura uniforme e os grãos começarem a estourar juntos, evitando queimar.
A pipoca começará a estourar toda de uma vez e a fazer volume na panela, retire a panela do fogo quando os estouros diminuírem e vá virando e colocando os grãos em uma tigela grande. Espere até a pipoca esfriar um pouco, tempere com sal a gosto e prontinho!
Sua pipoca crocante, sequinha, deliciosa e com um toque de margarina saborosa está perfeita para aquele lanche gostoso! Uma pipoca assim é uma das comidas que não podem faltar na festa junina!
2. Qual a quantidade de óleo para fazer pipoca?
A quantidade ideal para fazer a pipoca varia conforme a quantidade de milho que você quer cozinhar, mas a média que a Minha Receita indica é 5 colheres de sopa para cada copo de 200ml de milho de pipoca.
Para fazer pipoca para a família toda, 3 copos de 200ml (para 3 pessoas) precisa-se de aproximadamente 225ml de óleo, ou 1 copo e meia colher de sopa de óleo. Para essa quantidade maior, o ideal é usar uma panela maior, ou fazer metade de cada vez.
Lembre-se de multiplicar também a margarina, para adicionar ainda mais sabor na sua pipoca! Para essa quantidade, que alimenta 3 pessoas, use 1 colher de sopa e meia de margarina.
3. Como fazer pipoca doce?
Para fazer a pipoca doce você deve seguir a mesma receita anterior, mas adicionando 1 colher de açúcar de chocolate em pó ou achocolatado e 5 colheres de açúcar junto do óleo na panela.
Essa mistura irá caramelizar e deixar toda a pipoca ainda mais saborosa. Não adicione sal como tempero no final da receita, já que o açúcar é que está dando o sabor!
4. Como fazer pipoca temperada?
Uma dica deliciosa para incrementar a sua pipoca salgada é adicionar temperinhos que podem realçar ainda mais o sabor desse lanche!
Adicione meia colher de chá de páprica picante e meia colher de chá de lemon pepper espalhadas por toda a pipoca na hora de temperar com o sal e por fim, uma pitada de orégano ou manjericão.
Essa mistura garante um sabor excepcional que pode surpreender família e amigos na hora de assistir a um filme juntos! Também é possível explorar outras receitas de pipoca gourmet, como a pipoca com leite em pó ou até a pipoca salgada com bacon!
5. Como fazer pipoca fit?
O mais interessante sobre a pipoca, que é um alimento tão comum na mesa do brasileiro, é que ela é livre de glúten e de lactose e pode ser feita de uma forma baixa em calorias, mas ainda com muito sabor!
Para fazer a pipoca fit é preciso micro-ondas, papel toalha e um pote plástico de aproximadamente 1 litro:
- Forre o fundo do pote plástico com 2 folhas de papel toalha
- Adicione meia xícara de chá de pipoca no pote
- Leve ao micro-ondas por 3 minutos (alguns micro-ondas possuem a opção “pipoca”, nesse caso, utilize essa opção)
- Retire do micro-ondas, adicione sal
Para incrementar ainda mais a pipoca fit, você pode adicionar temperos, como a pipoca temperada e explorar a criatividade. Pipoca com limão ou vinagre também fica uma delícia, para quem gosta de um sabor mais azedinho!
Agora que você já sabe como preparar uma pipoca deliciosa, que tal aprender outras 21 receitas deliciosas para festa junina?
Bom apetite e boa leitura!