Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer rocambole de carne e evitar que fique seco

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

O rocambole de carne é uma receita fácil e gostosa, sendo uma boa pedida para um jantar diferente durante a semana ou, até mesmo em um almoço de domingo.

O principal cuidado para acertar no preparo é a escolha dos ingredientes e os truques para evitar que o rocambole fique seco. Continue a leitura e veja como fazer!

Comece escolhendo os ingredientes certos para o rocambole de carne

Escolher ingredientes de qualidade é a primeira etapa para garantir que sua receita encante todos que a provarem. Para isso, escolha uma carne moída de alta qualidade, como a carne moída Friboi, que é macia e suculenta, garantindo uma receita deliciosa.

rocambole com arroz e tomates com uma taça de vinho ao lado

Sabendo disso, é hora de separar outros ingredientes para temperar e preparar seu rocambole de carne, como:

  • Farinha de rosca (3 colheres de sopa);
  • Queijo mussarela ralado (2 xícaras de chá);
  • Metade de uma cebola-branca;
  • Cheiro-verde;
  • Sal a gosto.

A quantidade de ingredientes pode variar conforme a quantidade de pessoas que vão consumir o prato. Além disso, é possível escolher outros ingredientes, como ovos ou legumes.

Veja também: Rocambole de Panceta com Espinafre

Prepare o recheio com ingredientes que complementam a proteína

É interessante escolher ingredientes que somem sabor à carne, mas é preciso tomar cuidado para que esses elementos não se sobressaiam, ao sabor da proteína. Utilizar queijo mussarela, por exemplo, é uma ótima opção de recheio para rocambole de carne, que combina com a receita e agrega ao sabor da carne.

rocambole com frutas em uma mesa

Ainda é possível rechear o rocambole de carne com bacon e queijo ou outros complementos do seu agrado.

Invista em um bom tempero para mais sabor

Utilizar bons temperos, como pimenta-do-reino, cheiro-verde e cebola picada, é excelente para destacar e complementar o sabor da carne. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade de temperos e quais serão escolhidos. 

Evite colocar complementos demais para não comprometer o sabor e garantir que a experiência de quem degusta seu prato seja a melhor possível.

Use técnicas para moldar e enrolar o rocambole de carne

A técnica de usar filme plástico para enrolar e proteger o rocambole de carne é prática e interessante para facilitar a preparação da receita. Para isso, utilize um rolo para espalhar a carne o máximo possível, e depois enrole em formato de cilindro para retirar o plástico depois.

Limpe bem a superfície onde você coloca o filme plástico para evitar impurezas na carne. Quando utilizar o rolo, espalhe a carne de forma que o máximo de recheio possa ser colocado, gerando, assim maior sabor e suculência ao prato.

Fique atento às dicas de cozimento para um rocambole de carne suculento

Ter atenção à temperatura do forno é outro ponto de atenção, já que ela será responsável por definir a suculência de seu prato. Deixar a receita por tempo demais fará com que a carne seque e não fique tão macia.

Temperatura ideal do forno

Utilizar o forno a 180 °C é ideal para garantir que a receita fique saborosa. Entretanto, algumas pessoas preferem usar o forno a 200 °C, o que exige maior atenção ao tempo que o rocambole de carne ficará assando.

Tempo de cozimento adequado

A receita deve ficar no forno por 40 minutos. Quando o rocambole estiver em 30 minutos, retire o papel alumínio de cima dele e coloque de volta até a receita dourar, o que costuma levar cerca de 10 minutos para acontecer.

Hora da finalização: capriche na apresentação do prato

Quando se passar o tempo necessário, retire o rocambole de carne da assadeira e coloque-o em um prato com folhas de alface ao redor dele. Depois disso, fatie o rocambole para servir com mais facilidade e ponha os complementos ao lado do prato.

O rocambole é uma das opções mais escolhidas em diversas refeições, seja um lanche da tarde ou almoço, por exemplo. Assim, conhecer mais variações deste prato, como o rocambole de pepperoni, é uma excelente forma de complementar e melhorar as suas receitas.

Sugestões de acompanhamentos para o rocambole de carne

As saladas e o arroz são os acompanhamentos mais conhecidos. Além deles complementarem bastante com o sabor da receita, os complementos são fáceis de preparar, o que torna a receita ainda mais prática e capaz de saciar os degustadores.

Arroz

O arroz soltinho não tem erro! Afinal, ele é um complemento que se destaca pelo seu sabor e maciez. Você pode escolher tanto o integral como o branco a depender de seu gosto. Independente de qual versão de arroz escolhida, o complemento consegue destacar bastante o rocambole de carne, tornando-o a parte principal do prato.

Saladas

As saladas são excelentes escolhas por combinarem bastante com a carne que você escolheu para compor o rocambole de carne. A salada de alface e a vinagrete são duas ótimas sugestões para serem utilizadas como ótimos acompanhamentos.

Batatas assadas

Huuum… quem resiste a uma batatinha frita? Seja no óleo ou na airfryer, a textura crocante por fora e macia por dentro da batata combina de forma interessante com o rocambole de carne, proporcionando uma refeição deliciosa.

Apostar no rocambole de carne é sempre uma ótima escolha tanto, pelo seu sabor, como também, pela praticidade de preparar esse prato. Por meio dessa opção e cuidados necessários com os complementos, temperos e modo de preparo, você terá uma ótima forma de agradar diferentes degustadores.

Se você gostou do post, confira também a matéria de marmita fitness com carne moída! Fique por dentro de mais conteúdos relacionados acompanhando o Minha Receita, publicamos diversas dicas e receitas com carne, aves e muito mais!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos zliveSeo

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Uma seleção de bifes de carne bovina crua, incluindo o bife de costela com seu padrão característico, e outros cortes magros, todos com uma pitada de sal grosso, apresentados em uma bancada de madeira com temperos variados em tigelas.
18.Apr

Bovinos

Os cortes de carne que fazem do churrasco brasileiro um sucesso mundial

Ingredientes frescos como tomates, cebolas e especiarias ao lado de frascos de molho barbecue caseiro, alguns abertos e outros fechados, enfatizando a importância do armazenamento adequado para a durabilidade.
17.Apr

Bovinos

Como conservar molho para churrasco? Confira dicas de conservação e armazenamento

Sobre uma superfície de madeira, um Ribeye cru é o foco central, adornado com sal e alecrim, ladeado por três tigelas contendo diferentes condimentos e grãos, em uma composição que destaca Churrasco com tempero caseiro: dicas para temperar as suas carnes.
16.Apr

Bovinos

Churrasco com tempero caseiro: dicas para temperar as suas carnes

Picadinho de carne bom abóbora servido em um travessa vermelha, em uma mesa de madeira branca.
16.Apr

Bovinos

Qual a carne mais barata para fazer picadinho?

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.