Por Minha Receita
O presunto alemão é um frio especial que se destaca pela qualidade e sabor característicos. Feito a partir do pernil suíno, ele é banhado em um mix de temperos, como as bagas de zimbro, que dão um sabor acentuado na peça. O zimbro é uma especiaria usada na culinária alemã, que tem um aroma marcante e dá um toque bem especial ao presunto artesanal alemão. Você pode aproveitar o frio em sanduíches típicos, preparos gourmet, como uma tábua de frios, e muitas outras delícias.
Para saber do que é feito presunto alemão e como consumir essa iguaria, continue lendo!
Como é feito o presunto alemão?
A produção do presunto alemão é feita a partir de um corte especial do pernil suíno, sem pele e com uma fina camada de gordura, o que dá mais sabor ao frio. O Presunto Alemão Hans (Geräucherter Wacholder- Kochschinken) é ainda mais saboroso por ser marinado em zimbro e louro durante 40 horas. Além disso, é cozido e defumado por cerca de 7 horas, garantindo uma suculência, sabor e textura inigualável.
Saiba mais: Presunto é feito de que?
Quais são os tipos de presunto alemão?
O sabor do presunto alemão é profundamente influenciado pelo modo de preparo. Algumas variedades, por exemplo, variam de acordo com a região, mas sempre envolvem a cura a seco ou a defumação da carne suína. Assim como o Presunto Alemão Hans, o famoso Schwarzwälder Schinken (Presunto típico da Floresta Negra), é um tipo de presunto cru muito consumido pelas pessoas que apreciam charcutaria. Já outras variedades, como o Westfälischer Schinken (Presunto de Westfália), são mais suaves, com um sabor mais delicado, menos defumado, mas igualmente rico.
Confira também: Presunto cru: como escolher, degustar e armazenar com qualidade
Presunto de pernil alemão tem um sabor rico e defumado
O Presunto Alemão Hans tem uma textura firme, mas ao mesmo tempo suculenta, tornando-o ideal para ser servido em fatias finas. A versatilidade desse frio pode ser usada em uma variedade de pratos. Ele é muito apreciado em uma tábua de frios chique, servido com pães tradicionais alemães como o Pumpernickel, ou utilizado como ingrediente em pratos mais elaborados. Além disso, harmoniza perfeitamente com vinhos e cervejas artesanais, destacando ainda mais seus sabores.
Saiba mais: Tábua de frios e vinhos: veja como harmonizar os frios com a bebida