Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Sim, cachaça serve para cozinhar! Aprenda a usar a bebida

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A cachaça é famosa por ser a base de bebidas tipicamente brasileiras, como a caipirinha, mas você sabia que ela também pode ser uma grande aliada na cozinha? Usar a cachaça para marinar carnes já é uma técnica bastante comum em diferentes tipos de preparos. A bebida serve para dar um toque especial às receitas, como o cupim assado e a costelinha de porco, mas possui propriedades que vão além do sabor característico. A seguir, veja como a cachaça pode transformar as receitas com carnes em preparações ainda mais suculentas!

Afinal, para que serve a cachaça na carne?

No preparo de carnes, a cachaça pode ser usada como parte da marinada, ajudando a amaciar cortes mais duros graças ao seu teor alcoólico, que quebra fibras e proteínas. Além disso, a bebida adiciona sabor e realça os temperos dos pratos. Ao cozinhar, o álcool evapora, deixando apenas o gosto suave, que complementa os condimentos.

Outra função da cachaça é sua capacidade de selar a carne em flambagens ou na finalização de grelhados e assados, como a panceta à pururuca, que por conta da bebida fica com o couro crocante. Isso ajuda a manter a umidade dentro do corte, resultando em um prato mais suculento.

Veja também: Panceta pururuca: 6 formas de deixar o couro crocante

Qual a cachaça para flambar?

Ao flambar, é essencial escolher uma cachaça de boa qualidade, mas que não seja envelhecida em barris de madeira por muito tempo, pois o sabor amadeirado pode ser muito forte. Cachaças brancas são ideais, já que têm um sabor mais neutro e equilibrado. Para flambar, a bebida precisa ter um teor alcoólico entre 38% e 48%, pois essa porcentagem garante que o álcool será inflável, queimando rapidamente e realçando o sabor do prato sem deixar um gosto muito forte.

Por que colocar cachaça na massa?

Embora a cachaça seja mais tradicionalmente associada ao preparo de carnes, ela também pode ser usada em pratos com massa. Seu teor alcoólico ajuda a criar um efeito de fermentação mais rápido e controlado, o que resulta em uma massa mais leve e crocante, como no preparo de pastéis e pizzas caseiras

No preparo de pães recheados, a cachaça pode intensificar o sabor sem sobrecarregar o paladar. Além disso, ao adicionar a bebida, o álcool evapora durante o cozimento, deixando uma crocância diferenciada e uma leveza na textura.

Veja 5 combinações com carnes usando cachaça!

1) Pernil Marinado com Mel, Cachaça e Mostarda

A cachaça é uma ótima combinação para a carne de porco. Ao marinar o corte com a bebida, as fibras da carne ficam mais macias e conseguem acentuar o sabor dos outros temperos, como mel, alho e mostarda. O pernil suíno ganha um sabor levemente adocicado e muito suculento. O álcool ajuda a caramelizar o mel e cria uma crosta dourada irresistível depois de ir ao forno.

2) Coxa e Sobrecoxa Ensopados na Cachaça

O frango, por ser uma carne de sabor mais neutro, absorve muito bem os aromas da cachaça. Flambá-lo com uma cachaça branca e finalizar com raspas de limão siciliano dá frescor e acidez ao prato. Esse método também sela a carne, mantendo-a suculenta por dentro e crocante por fora. Para fazer um preparo bem saboroso, invista nos cortes Coxa Bandeja DaGranja e Sobrecoxa Bandeja DaGranja.

3) Alcatra com Molho de Cachaça, Batata e Cenoura

A Alcatra com Maminha Friboi é um corte bem macio que fica mais saboroso com a adição da cachaça. Por ser uma carne magra (que contém pouca gordura), a alcatra deve ser assada em pedaços grandes, junto com uma mistura de caldo de carne e cachaça para não ressecar.

4) Costela Bovina Assada com Marinada de Cachaça e Ervas 

Na preparação de costela de boi, uma marinada com cachaça, alho, cebola, pimenta-do-reino e ervas como tomilho e louro, ajuda a amaciar a carne e a intensificar o sabor durante longas horas de cocção. O resultado é uma costela macia que desmancha na boca, com um toque de rusticidade dado pela cachaça.

5) Camarão na Cachaça com Alho e Manteiga

O uso da cachaça no preparo desse fruto do mar é uma excelente combinação. Saltear os camarões em manteiga, alho e um toque de cachaça cria uma camada extra de sabor. O álcool evapora rapidamente, deixando o camarão suculento e com uma textura perfeita. Para ter mais praticidade, use os Camarões Descascados 30/45 Seara que já vêm limpos e pré-cozidos!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Bovinos Carne Suína Da Granja Friboi Para Almoço e Jantar Peixes e Frutos do Mar Seara zMulticategorias zMultimarcas zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Mesa posta com salpicão de frango servido em recipiente laranja.
21.Nov

Aves

Salpicão de frango combina com o que? 10 opções de pratos para servir junto

Imagem destaca a receita de farofa de Natal com tender bolinha picado e grelhado, farinha de mandioca torrada, castanhas portuguesas descascadas e picadas, azeitonas verdes fatiadas, cebolinha fatiada e raspas de limão. A farofa está servida em uma tigela oval preta.
21.Nov

Carne Suína

Farofa de Natal: 13 receitas para escolher a preferida para a ceia

Camarão crocantes empanados servidos em um prato com tigela de molho branco no centro.
19.Nov

Dicas de Cozinha

Como temperar camarão para comer frito, empanado ou ensopado

Fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha servida em um prato de sobremesa branco
19.Nov

Dicas de Cozinha

Como fazer cobertura de chocolate durinha?

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.