Por Minha Receita
O arroz doce é uma sobremesa fácil de fazer e agrada muitos paladares. Para fazer esse doce, você precisa cozinhar 240 gramas (1 xícara) de arroz para cada 500 ml de água. Em seguida, adicione 1 xícara de açúcar, 500 ml de leite, canela em pau e cravos a gosto. Se preferir, você pode substituir o açúcar por leite condensado e adicionar coco ralado e leite de coco à receita. Fica uma delícia!
Para saber o passo a passo dessa receita e conhecer variações deste clássico da cozinha brasileira, continue a leitura.
Parta do básico e nunca erre na hora de fazer o arroz doce
Da mais simples para a mais complexa, todas as receitas serão feitas a partir de um preparo básico que possibilita incluir outros ingredientes sem errar o ponto e nem perder a base da sobremesa. Então, já anote para não esquecer:
- Para cada 240 gramas (1 xícara) de arroz, use 500 ml de água para prepará-lo e reserve.
1. Arroz doce tradicional
Essa receita é a famosa receita de vó, simples, gostosa e prática de fazer. Em uma panela média, com o arroz já cozido, adicione 1 colher de margarina cremosa com creme de leite, 500 ml de leite, 1 xícara de açúcar, canela em pau e cravos a gosto. Mexa sempre até levantar fervura. Desligue o fogo e sirva quente ou frio com canela em pó por cima.
2. Arroz doce com açúcar queimado
Para o preparo do arroz doce com açúcar queimado, mudaremos apenas a ordem do arroz doce tradicional. A diferença é que, primeiro de tudo, você precisa derreter 1/2 xícara de açúcar na panela e só então adicionar os outros ingredientes — 500 ml de leite e 2 colheres de margarina.
É comum que, ao adicionar o leite sobre o caramelo quente, forme pequenas pelotas no fundo da panela. Não se preocupe com isso, aos poucos a mistura se tornará homogênea e o leite ficará com tonalidade amarronzada. Adicione o arroz, já cozido, à receita, com o restante do açúcar, a canela em pau e os cravos a gosto. Pronto, o arroz doce, além de delicioso, estará com uma corzinha linda.
Lembre-se que quanto mais açúcar derretido, mais intenso será a tonalidade da sobremesa, assim como quanto mais açúcar, mais doce. Para quem gosta de cores e sabores intensos, existe também a possibilidade de adicionar cacau em pó ao arroz doce, enquanto ele ainda está sendo finalizado e transformá-lo em mais uma receita deliciosa de chocolate.
Outra dica é, se for fazer o arroz doce caramelizado com chocolate, retire o cravo da receita, porque a interação entre o cravo e o cacau pode trazer um leve amargor à receita, diferentemente da canela.
3. Arroz doce tropical com casca de abacaxi e coco
Esta receita não usa a proporção tradicional de cozimento de 1 xícara de arroz em 500 ml de água, como temos mencionado na maioria das receitas aqui. Bata no liquidificador a casca de 1/4 abacaxi em 500 ml de água, coe e use essa mistura para cozinhar o arroz.
Se adicionarmos açúcar a essa mistura de abacaxi e água e deixássemos apurar no fogo, essa calda também poderia ser usada para umedecer bolos de forma fácil e barata.
Com o arroz já cozido, você pode adicionar 1 colher de margarina, 500 ml de leite, 1/2 lata de leite condensado, 2 colheres de coco em flocos, canela em pau e cravos a gosto. Deixe no fogo por 15 minutos e seu arroz doce de abacaxi e coco está pronto.
4. Arroz doce com cúrcuma e cardamomo
Em uma panela, junte 1 colher de margarina, 500 ml de leite, 1/2 xícara de leite, 1 colher de sopa de cúrcuma, 1/4 de colher de chá de pó de cardamomo — ou 5 gabas moídas sem a casca —, 1/2 lata de leite condensado e o arroz já cozido. Misture tudo e deixe ferver por 5 minutos ou até que a sobremesa fique um pouco mais cremosa.
Finalize com canela em pó antes de servir, a tonalidade amarela do doce por causa da cúrcuma deixa o mix de sabores e aromas ainda mais interessante. Não deixe de experimentar essa maravilha!
5. Arroz doce com casca de laranja e raspas de limão
O aroma cítrico da laranja e das raspas de limão combinam muito bem com o arroz doce servido gelado. Contudo, se optar por fazer essa sobremesa com cascas, deve adicioná-las logo após a inserção do leite, deixar 5 minutos após levantar fervura e retirar da panela.
Dessa forma, você garante que sua sobremesa fique com aromas e um leve gosto cítrico, sem o amargor da casca. Se preferir, antes de servir, decore com raspas de laranja e limão para trazer mais charme à sua sobremesa.
Como deixar o arroz doce mais cremoso?
Para deixar o arroz doce mais cremoso, inclua ingredientes mais consistentes e diminua a quantidade de ingredientes líquidos na receita. As três principais dicas são:
- Substitua o açúcar por leite condensado;
- Adicione creme de leite e diminua a quantidade de leite usada na receita;
- Adicione, depois de pronto, leite em pó;
- Use margarina com creme de leite.
Quanto tempo dura o arroz doce na geladeira?
Se armazenado corretamente, em uma parte bem refrigerada e com tampa, o arroz doce dura em média três dias na geladeira.
Como o arroz doce é servido: quente ou frio?
As duas formas estão corretas. Porém, indica-se servir arroz doce frio se este for feito com especiarias cítricas. Canela e cravo combinam muito bem com ambas possibilidades de empratamento, e, quando pensamos em consistência, a dica é: quanto mais cremoso, mais frio.
Depois de conhecer seis receitas diferentes e gostosas de como fazer arroz doce, que tal dar uma olhada sobre como fazer pipoca doce e explorar as variedades de sabores dessa delícia? Te espero lá! Até mais!