Por Minha Receita
A picanha é aquele prato brasileiro que tem o amor de todos que consomem a carne. Sendo um verdadeiro símbolo do churrasco no país, a picanha no espeto é ideal para eventos sociais de todos os tipos, sejam festas, jantares, comemorações especiais e feriados, assim como pode se aliar muito bem com a grelha em ocasiões mais formais.
A verdade é que a forma ideal do preparo da picanha depende da sua preferência e do equipamento que você tem disponível. Se você tem tanto a grelha quanto espetos para churrasqueira ou nunca preparou picanha antes, continue lendo e encontre dicas de como preparar picanha e dúvidas sobre o corte!
Picanha no espeto: como preparar?
Para preparar a picanha no espeto, algumas dicas são necessárias. Em primeiro lugar, deve-se sempre escolher uma picanha de boa qualidade, com uma camada de gordura uniforme e sem manchas, como a Picanha Friboi, que possui um altíssimo nível de qualidade e é referência no ramo das carnes.
Para o segundo passo, o ideal é colocar a peça inteira no espeto. Se ela for muito grande, você pode perfeitamente cortar a carne em bifes grossos, de aproximadamente 3 cm ou 4 cm de espessura. Apenas lembre-se de não fazer muitos furos para a carne não perder sua suculência.
Ao temperar, utilize sal grosso em toda a superfície, incluindo a gordura, e deixe a carne descansar por aproximadamente 15 minutos para poder absorver melhor. Para assar, coloque o espeto na churrasqueira e vá girando aos poucos para que a carne passe de maneira uniforme. A picanha ficará pronta por volta de 40 minutos.
- Prós: nesse preparo, o sabor da picanha é ressaltado, o cozimento da carne é mais uniforme e seu resultado é mais suculento, já que a rotação ajuda a reter os sucos da carne;
- Contras: além do equipamento exigido, é necessária uma técnica maior para lidar com o espeto pesado, os bifes podem ressecar se não forem tão grossos ou terem mais furos do que o necessário e a carne, de modo geral, demora mais tempo para ficar pronta.
Se interessou pelo processo? Confira nossa receita de picanha na brasa para te auxiliar a fazer essa carne tão saborosa.
Picanha na grelha: como preparar?
Preparar a picanha na grelha é um processo fácil, as etapas de escolha e preparação da carne são as mesmas, inclusive, o corte em bifes, se necessário. A principal diferença se dá na hora de realmente assar a carne.
Para assar a picanha, coloque a parte da gordura voltada para cima, pois isso irá fazer com que ela derreta e penetre na carne, ficando mais hidratada e suculenta. Lembre-se que a camada de gordura deve sempre ser mantida antes do cozimento, pois é ela que ajuda a deixar a carne mais macia e saborosa.
Se estiver assando em filés, o ideal é virar a carne a cada 5 minutos, até atingir o ponto desejado. Para a peça inteira, deixe de 25-35 minutos na grelha. Na hora de servir, o ideal é cortar em fatias finas, contra as fibras.
- Prós: ao usar a grelha, você tem maior controle sobre o cozimento e a temperatura, além de ser um processo mais rápido e que não exige tanta habilidade;
- Contras: também necessita de equipamento (churrasqueira simples ou grelha portátil), tem um maior risco de ressecar a carne e um cozimento menos uniforme.
Em resumo: se você valoriza um sabor mais autêntico, o espeto é a melhor opção, mas se prefere praticidade e tem menos habilidade, a grelha é a melhor escolha para você.
Acesse também: Como cortar picanha do jeito certo?
Como espetar a picanha igual na churrascaria?
Para espetar carne da mesma maneira que na churrascaria, você deve seguir alguns passos. Primeiramente, tenha espetos de aço inoxidável, que são mais resistentes e higiênicos.
O truque para espetar carnes do jeito ideal é usar cortes maiores, se preferir, dobre a picanha em um formato parecido com um C com a gordura para fora, posicione o espeto ao longo da parte mais grossa da picanha e passe-o de maneira que fique bem firme.
Quanto tempo leva para assar uma picanha na brasa?
O tempo ideal para assar a picanha na brasa ou na churrasqueira clássica é entre 40 e 50 minutos, em uma temperatura de 52 a 55 °C para mal passado ou 60 e 65 °C para deixar a carne ao ponto.
Qual carne parece picanha no espeto?
Se você está em busca de um corte de carne que lembre a picanha no espeto, opções como alcatra, maminha, fraldinha e contrafilé são bem interessantes. Afinal, apesar de a picanha ser única em seu sabor e textura, esses cortes também oferecem uma ótima experiência gastronômica.
Se você está procurando carne boa para churrasco, confira o post com outras possibilidades igualmente deliciosas para sua festa ou confraternização. Boa leitura!