Por Minha Receita
Você já ouviu falar na carne bananinha? Esse corte de nome curioso não é tão conhecido quanto os clássicos acém, fraldinha ou filé mignon, mas também é super saboroso e suculento. A bananinha é consumida principalmente no churrasco, já que algumas de suas características mais marcantes a tornam a carne ideal para fazer na grelha. Saiba mais sobre a carne bananinha a seguir!
De que parte do boi vem a bananinha?
A bananinha é um corte que vem do espaço entre as costelas do boi (por isso também é chamada de intercostal ou entrecostela). Ela é conhecida por ser uma extensão do contrafilé, pois é removida logo após ele. Trata-se da carne que fica localizada entre cada uma das costelas, garantindo assim uma boa quantidade de gordura entremeada. A bananinha é alongada, espessa e tem cerca de 3cm a 4cm. Seu formato lembra o de uma banana, o que explica o seu nome curioso.
Veja também: Cortes de carne bovina: guia completo para churrasqueiros
Que tipo de carne é a bananinha?
A bananinha é um tipo de carne suculenta, com uma boa camada de gordura e espessura considerável. Quando preparada corretamente, apresenta uma textura bastante macia. Por ficar bem no meio das costelas e próxima do contrafilé, a bananinha consegue agregar muito bem o gosto desses dois cortes.
O sabor da bananinha faz muito sucesso por ser bem acentuado e suculento, graças à boa quantidade de gordura (o suficiente para deixar a carne bem gostosa, mas sem exageros). A dica é sempre servir a bananinha bem quente, pois a gordura deixa a carne rígida depois que esfria. Vale ressaltar que existe ainda bananinha de costela e de acém, mas a carne bananinha do contrafilé é a mais macia de todas e a melhor para churrasco.
Veja também: Churrasco em casa: 12 segredos que todo churrasqueiro precisa saber
Bananinha é carne perfeita para comer no churrasco
Qualquer churrasco fica muito mais gostoso com bananinha! Carne se destaca nesse preparo porque fica pronta em pouquíssimo tempo, não requer muita atenção do churrasqueiro enquanto está na grelha e pode ser preparada tanto com o braseiro forte quanto com o braseiro mais fraco. É por isso que a bananinha é considerada um ótimo tira gosto para churrasco. Afinal, ela pode ser preparada logo no comecinho do evento enquanto a brasa começa a esquentar, garantindo que ninguém fique com fome enquanto espera as carnes principais. Além de tudo isso, a bananinha tem uma boa suculência, o que é um verdadeiro pré-requisito para o churrasco perfeito.
A Bananinha Friboi é uma carne suculenta, deliciosa e super macia. Ela é ideal para servir de entrada para qualquer churrasco. Versátil, a Bananinha Friboi também pode ser cozida, usada em espetinhos e temperada com especiarias variadas, tornando-a ainda mais saborosa.
Veja também: Churrasco de Bananinha com Rúcula e Limão Siciliano
Qual o ponto da bananinha?
Muitas pessoas consideram que a bananinha ao ponto é o ideal, porque a carne fica super macia e suculenta. Porém, trata-se de uma escolha pessoal e nada impede de prepará-la bem ou mal passada. Como é um corte espesso, lembre-se de grelhar bem os quatro lados da bananinha. Carne é alongada e pequena, então basta deixá-la descansando por cerca de um minuto antes de servir no churrasco.
Veja também: Mal passado, ao ponto ou bem passado? O segredo de um bife perfeito!
Como comer carne bananinha? Veja dicas de acompanhamentos
Como um ótimo aperitivo de churrasco, a carne bananinha fica uma delícia quando servida com todos os acompanhamentos para churrasco típicos: vinagrete, arroz biro biro, pão de alho, Farofa de Banana com Bacon e muito mais. Ela também ganha um sabor ainda mais especial quando acompanhada de molhos para churrasco, como chimichurri, shoyo, creme de alho, molho de abacaxi e manteiga de ervas. Quanto aos temperos, a carne bananinha fica deliciosa com limão, páprica defumada, cheiro verde e salsa.
Veja também: 10 acompanhamentos para churrasco no almoço