Matérias

Matérias

Matérias e dicas



O que fazer para o pernil assado não ficar seco? Siga essas dicas!

Dicas para um pernil assado suculento

Por Minha Receita

3.5/5 - (2 votos)

O pernil assado é uma das carnes mais saborosas da ceia de Natal, sempre fazendo sucesso e roubando a cena nessa noite especial. Porém, existe um grande problema que pode perseguir quem prepara essa carne: o risco de ressecamento. Por mais que o pernil seja um corte suíno naturalmente suculento, ele pode acabar perdendo muito de sua umidade quando está no forno, o que torna sua textura seca e seu gosto menos saboroso. Se você costuma sofrer com o ressecamento na hora de cozinhar, não se preocupe mais: veja a seguir dicas incríveis para não deixar o pernil assado ficar seco no Natal!

Marinada evita que pernil assado fique seco

Uma das melhores dicas para evitar um pernil assado seco é apostar na marida. A técnica culinária consiste em preparar um “suco” com uma mistura de temperos e especiarias aromáticas, algum tipo de gordura e um ingrediente ácido (como limão ou vinho). Essa misturinha é usada para regar a carne, que fica algumas horas marinando (descansando) na geladeira. 

Ao final desse tempo, o pernil é assado com um risco muito menor de ficar seco, já que a marinada o deixa bem mais úmido. Além disso, a técnica de marinar pernil ainda traz outras vantagens, como realçar o sabor da comida, amaciar a carne e deixar um aroma mais marcante. 

Pernil desossado assado e servido em travessa com decoração de Natal.

Como marinar o pernil assado? Veja sugestões!

Outro benefício da marinada é que ela traz um toque mais pessoal para a receita, já que pode ser preparada com uma enorme diversidade de ingredientes. Uma das marinadas mais conhecidas é a preparada com limão, vinho branco, cebola, alho, sal, pimenta-do-reino e ervas frescas. Outra sugestão é fazer o Pernil Assado Marinado com Mel, Cachaça e Mostarda, que dá um gostinho mais adocicado e intenso para o paladar. Você também pode preparar marinada de cerveja com chimichurri, de suco de laranja e páprica ou de abacaxi com vinho. 

O Pernil com Osso Sem Tempero Seara já vem cozido e pronto para ser assado. Ele vem sem tempero justamente para permitir que você prepare essa delicia de acordo com seu gosto pessoal. Suculento e macio, o produto combina com qualquer tipo de marinada e traz um toque especial para a ceia de Natal. 

Veja também: Como temperar pernil para assar?

Faça cortes na superfície do pernil assado para deixá-lo mais molhadinho

Uma outra dica para deixar o pernil assado mais molhadinho é fazer alguns pequenos riscos com a faca sobre a sua superfície antes de aplicar a marinada. Dessa forma, o líquido adentra com mais facilidade na carne, deixando-a mais molhada tanto por fora quanto por dentro. Assim, fica bem mais difícil ressecar o pernil assado no forno. 

Espere alguns minutos antes de fatiar o pernil assado 

Depois de deixar a carne marinando e levar o pernil ao forno seguindo as instruções da embalagem, é hora de servi-lo. Porém, é importante tomar um cuidado especial nessa etapa: não corte as fatias imediatamente depois de tirar o pernil assado do forno! Nesse momento, ele ainda está muito quente e o líquido está concentrado. O ideal é esperar cerca de 10 a 20 minutos para que a carne redistribua bem os líquidos presentes nela. Após esse tempo, você verá que o pernil assado ficará muito mais suculento em cada fatia. 

Aposte em molhos para pernil assado e deixe refeição mais suculenta

Uma outra dica para deixar a refeição mais gostosa é apostar em molhos para acompanhar o pernil assado. Por terem uma consistência cremosa, ajudam a realçar a suculência da carne e a promover uma experiência gastronômica ainda mais rica ao paladar. O Pernil Assado com Molho Chimichurri traz um sabor diferente e muito gostoso para a ceia de Natal. Outra sugestão deliciosa é o Pernil ao Molho Rosti, que deixa a carne bem molhadinha. Molho de laranja, molho de gorgonzola e molho barbecue também são ótimas ideias para acompanhar o pernil assado e deixar a refeição mais completa e suculenta.

Os molhos para pernil dão apostas seguras tanto para o Pernil Com Osso Sem Tempero Seara quanto para o Pernil Desossado Temperado Seara. Essa versão é a mais indicada para quem busca praticidade na cozinha, principalmente se ainda tem que preparar outras receitas para a ceia de Natal. Ele já vem com um temperinho delicioso e super agradável ao paladar, além de contar com uma textura extremamente macia e suculenta. 

Veja também: Comida para ceia de Natal: 35 receitas de entradas, pratos principais e sobremesas

Qual a parte mais macia do pernil? Saiba melhor corte para carne suculenta

Existem basicamente dois tipos de pernil encontrados no mercado: o traseiro e o dianteiro. O pernil traseiro é considerado o mais macio, além de ter menos gordura e ser, consequentemente, mais saudável. Já o pernil dianteiro tem uma maior camada de gordura entremeada, o que é uma vantagem deliciosa para alguns mas também acaba deixando a carne um pouco mais dura. Por isso, requer um tempo maior de marinada para que fique mais macia. 

Pode deixar o pernil assado fora da geladeira?

Por uma questão de saúde, não é recomendado deixar a carne fora da geladeira por um longo período de tempo. Isso pode acabar favorecendo o surgimento de bactérias e comprometendo a vida útil do produto. Normalmente, o pernil assado pode ficar fora da geladeira por cerca de 2 horas. Por isso, deixe para colocá-lo na ceia de Natal somente na hora que for comer e calcule bem o tempo para começar a prepará-lo. 

Pernil natalino assado com molho de mel servido com decoração de Natal.

Como guardar o pernil assado?

Se sobrar pernil assado, não tem problema: você pode guardá-lo para comer junto com as sobras da ceia de Natal no dia seguinte. Para armazenar pernil assado do jeito certo, você deve colocar a carne em um recipiente grande (como a própria assadeira ou um pote de boa largura) e cobri-lo com um plástico filme ou papel alumínio. Então, é só guardar na geladeira. 

Veja também: Como congelar e armazenar carne suína na geladeira? 

Quanto tempo dura um pernil temperado?

O pernil assado temperado dura cerca de 3 dias na geladeira, contanto que seja armazenado seguindo as dicas anteriores. O prazo de validade é curto porque a carne começa a perder suas propriedades e o risco de contaminação aumenta depois de cozido. Por isso, o ideal é sempre consumi-lo rapidamente nos dias seguintes da ceia de Natal. 

Os comentários estão desativados.

3.5/5 - (2 votos)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Carne Suína Fim de ano Seara zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Travessa de merengue de morango construído em camadas de creme morangos, chantilly e finalizado com suspiros, morangos cortados e hortelã. A travesa está sobre um guardanapo amarelo cobrado duas vezes, que está cobrindo um prato redondo azul que por sua vez, está sobre um jogo americano ripado, com um morango cortado, à esquerda e dois suspiros, à direita, para decorar. Há uma colher, no canto direito da imagem retirando uma porção do merengue.
02.Jan

Dicas de Cozinha

Sobremesa fácil e rápida gelada para o verão! Confira 10 receitas irresistíveis

Imagem destaca uma tábua de madeira com fatia de carne de churrasco mal passada - isto é, dourada por fora e avermelhada por dentro.
02.Jan

Churrasco em Casa

Como acertar os pontos de carne no churrasco

Chips de salame crocantes servidos com antepasto colorido de berinjela em tábua rústica.
30.Dec

100% Vegetal

Petiscos para Réveillon: 15 ideias fáceis de fazer

Medalhão de filé mignon suíno ao molho madeira em tábua de madeira.
30.Dec

Carne Suína

Como fazer molho madeira para acompanhar carnes de todos os tipos

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.