Matérias

Matérias

Matérias e dicas



5 dicas para fazer camarão ao alho e óleo

Dicas imperdíveis para um melhor preparo

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Camarão ao alho e óleo é um prato versátil e bastante tradicional na cozinha brasileira. Feito com camarão frito, essa receita típica de regiões litorâneas pode ser consumida como aperitivo, entrada ou integrando receitas com frutos do mar para o dia a dia, como o clássico macarrão ao alho e óleo. O mais importante, para acertar no preparo do camarão alho e óleo é aprender como temperar camarão para fritar da forma certa, sem deixar que o camarão resseque e fique borrachudo. 

Para saber como fazer camarão ao alho e óleo, confira nossas melhores dicas a seguir!

Dica 1) Escolha camarões que já vêm prontos para o preparo 

Para começar o preparo do camarão ao alho e óleo é muito importante que os pescados estejam limpos. Para ganhar tempo, nossa dica é optar pela praticidade do Camarão Descascado 30/50 Seara Pescados, que já vem pré-cozidos, descascados e perfeitos para as mais variadas receitas. A versão 30/50 indica que contém de 30 a 50 camarões de tamanho grande por pacote.

Descongele a porção de Camarão Descascado 30/50 Seara Pescados seguindo as instruções que estão na embalagem. Lembre-se de não usar água para descongelar, além de só separar a quantidade que for usar, deixando o resto congelado para uma próxima receita. 

Dica 2) Como temperar camarão para fritar

O tempero para camarão é o principal segredo para deixar o alimento bastante saboroso. Como o pescado será salteado no alho e óleo, não é necessário gastar muito tempo com o tempero. A clássica pimenta-do-reino já é suficiente para temperar o camarão antes de ir para a frigideira. O sal deve entrar somente no final.

Dica 3) Como preparar camarão ao alho e óleo

– Um dos principais cuidados que se deve ter na hora de fritar camarão ao alho e óleo é a temperatura do fogo. Ao refogar o alho, o fogo deve estar baixo até o momento em que o condimento começar a ganhar uma cor mais douradinha. 

– Quando colocar a porção de camarão na frigideira para refogar junto ao alho, o ideal é ficar em fogo alto por cerca de um minuto. 

– Depois, ao adicionar o sal, abaixe o fogo para impedir que o camarão desidrate rapidamente. Saber como fritar camarão corretamente vai garantir a suculência, textura e sabor perfeitos para seu camarão ao alho e óleo.

No vídeo abaixo, confira como fazer camarão alho e óleo simples e rápido: 

Dica 4) Acerte o sal do camarão ao alho e óleo no final do preparo 

Uma dica de ouro para quem quer preparar camarão é colocar o sal apenas depois que o peixe já estiver frito. Isso deve ser feito porque o camarão já é um alimento com muita água dentro dele. Ao adicionar o sal enquanto o fruto do mar ainda estiver sendo preparado, o camarão vai desidratar. Além disso, sua textura ficará borrachuda, deixando-o bem menos saboroso.

Dica 5) O camarão ao alho e óleo pode ser servido como aperitivo, entrada e protagonizar receitas

O camarão ao alho e óleo fica incrível servido como aperitivo para acompanhar uma cerveja ou drink em dias de sol ou para um happy hour em casa, além de ser uma boa opção de entrada para um jantar de frutos do mar. O  molho rosé é uma boa pedida para acompanhar. Além disso, o preparo ao alho e óleo é uma ótima aposta em receitas com camarão frito, como Espetinho de Camarão com Salsa, e o tradicional Macarrão com Camarão

Qual receita você vai escolher primeiro?

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras matérias

Dois filés de tilápia grelhados com salada de abacaxi e manjericão fresco em um prato azul. Ao lado, talheres de metal sobre um guardanapo de tecido laranja. Ao fundo, assadeira com pães assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Como fazer filé de tilápia na airfryer: dicas para o peixe ficar suculento

Na imagem, há três taças de vidro contendo ceviche, dispostas sobre um prato azul. O ceviche é composto por cubos de peixe branco marinados, temperados com cebola roxa, pimenta vermelha e ervas verdes. Cada taça é decorada com uma fatia de pimenta vermelha e uma folha de coentro. Ao lado das taças, no prato azul, há três garfos pequenos. O fundo da imagem mostra uma superfície de madeira clara, com um canto de uma tábua de cortar madeira e alguns brotos de plantas à esquerda
16.Oct

Dicas de Cozinha

4 receitas de ceviche para reproduzir em casa 

A peça de frango empanada com cobertura crocante caramelizada está cortada ao meio, com cebolinha picada por cima e servida em um prato branco.
16.Oct

Aves

Jantar rápido: receitas para fugir da vontade de pedir um delivery

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Mais Matérias