Por Minha Receita
Aprender como fazer picadinho com carne de porco vai aumentar suas possibilidades de receitas para o dia a dia. O picadinho de filé mignon (ou outra carne bovina macia e com pouca gordura) é um prato muito tradicional na culinária brasileira. Para inovar na cozinha e aumentar seu cardápio, nossa sugestão é preparar uma receita de picadinho com carne de porco para um almoço rápido ou jantar com carne suína prático e saboroso. Confira nossas dicas de preparo e aprenda a escolher a carne de porco ideal para a receita de picadinho suíno.
Dica 1 – Invista no filé mignon suíno em cubos para fazer o picadinho suíno
A carne para picadinho suíno ideal é o filé mignon. Uma forma de deixar o preparo da receita de picadinho de carne de porco ainda mais fácil é optar pelo Filé Mignon Suíno em Cubos Congelados Seara, da linha Congelados & Soltinhos, que são congelados 1 a 1 e vem em um saco com ZIP Abre-Fecha, para descongelar somente o que precisar para a receita e retornar a embalagem ao freezer vedada e com segurança.
O picadinho suíno também pode ser preparado com outros cortes de carne de porco, como a Picanha Suína congelada sem tempero Seara, uma carne macia e perfeita para o prato. Basta temperar o corte a gosto e cortar a carne em cubinhos. Assim, o picadinho de picanha suína também vai fazer sucesso à mesa!
Dica 2 – Tempere a carne para picadinho com sal e pimenta
O tempero para carne de porco é essencial na receita de picadinho de carne suína. Aqui, a escolha fica à seu critério! Mas para fazer um picadinho de filé mignon suíno delicioso, uma boa dica é apostar em ervas e especiarias. Basta temperar o Filé Mignon Suíno em Cubos Congelados Seara com sal e pimenta-do-reino a gosto, adicionando 1 colher (chá) de páprica picante, 2 dentes de alho picado e folhas de salsinha a gosto.
Já para fazer o picadinho de picanha suína, a dica é preparar uma marinada para carne de porco que deixará o corte mais suculento. Nesse caso, uma mistura de mostarda dijon, molho inglês e vinho branco com outros ingredientes saborosos é o suficiente para temperar a carne suína. Já se quiser ter ainda mais praticidade, você também pode optar pela Picanha Suína Temperada Congelada Seara.
No vídeo abaixo, nós ensinamos como marinar carne de porco em poucos passos, caso você prefira escolher os próprios temperos. Confira!
Dica 3 – Refogue o filé mignon suíno em cubos com alho, cebola, batatas, cenouras e bacon até dourar
Depois de temperar o filé mignon suíno, você deve aquecer uma panela funda em fogo médio com azeite. Adicione cebola, alho e bacon em cubos e coloque a carne temperada para refogar com um sabor especial. Depois abaixe o fogo até o mínimo e salpique farinha de trigo para incorporar. Você também pode acrescentar alguns legumes como batatas e cenouras cortadas em cubos nessa mistura. Caso queira fazer o picadinho de picanha suína, repita o mesmo processo. Só não se esqueça de cortar a carne antes de começar o preparo!
Dica 4 – Acrescente molho inglês e caldo de carne ao picadinho de carne de porco
Depois de salpicar a farinha de trigo para incorporar, basta adicionar um caldo de carne caseiro ou em cubos (industrializado), molho inglês e um pouco de mostarda e tomilho fresco ou em pó. Mexa até que o molho se forme. Adicione uma folha de louro para incrementar o tempero e refogue um pouco mais em fogo médio até encorpar. Sirva o picadinho de carne de porco ainda quente!
Dica 5 – Prepare acompanhamentos tradicionais para picadinho de carne de porco
Para complementar a receita, que tal apostar em bons acompanhamentos? Você pode servir o picadinho de carne de porco com farofa de cenoura, banana frita à milanesa e até mesmo com uma porção de batata rústica assada. Apesar dessas serem ótimas opções, outros acompanhamentos a sua escolha também podem deixar o picadinho suíno delicioso. Só não se esqueça de complementar o prato antes de servir, ok?
Agora que você já aprendeu como fazer picadinho de carne de porco, que tal colocar a receita em prática?