Por Minha Receita
Muitos já ouviram falar de carne de segunda, mas poucos de fato conhecem o que é e porque leva este nome. Ao contrário do que boa parte imagina, a conotação “de segunda” não quer dizer algo pejorativo ou negativo, muito pelo contrário. Na verdade, o termo carne de segunda significa que a carne provém da região dianteira do boi.
Uma carne de segunda, quando de boa procedência, é excelente e deliciosa, além de serem cortes amplamente utilizados em nossa culinária. Com um bom corte, é possível realizar diversos preparos, e alguns até sofisticados. Basta conhecer quais são os melhores cortes e suas características.
O que é carne de segunda?
A carne de segunda é representada por cortes retirados da parte traseira do boi, não tão utilizada durante o movimento. Isso dá um toque mais rígido para esses cortes, por isso muitos os associam a uma carne de não tão boa qualidade como as carnes de primeira, que são mais macias.
No entanto, essa é apenas uma perspectiva, já que as carnes de segunda costumam ter um sabor pronunciado, forte e potente, incríveis quando bem preparadas e cozidas, além de serem ótimas para carne moída. Entre alguns desses cortes, estão:
- Acém;
- Paleta;
- Músculo;
- Fraldinha;
- Costela;
- Coxão duro.
Veja que entre essas carnes estão algumas das queridinhas para churrasco, como a fraldinha e a costela. O coxão duro também se destaca por conta do seu potente sabor, além de outras carnes deliciosas como acém.
Veja também: Qual é a carne de segunda mais macia?
Quais são as vantagens da carne de segunda
Existem diversas vantagens em optar por uma carne de segunda, mas o seu custo benefício é certamente o mais interessante. Elas costumam ser mais baratas e muitas vezes entregam tanta qualidade quanto às carnes nobres.
A versatilidade desses cortes também chama a atenção, afinal, uma carne de segunda pode ser utilizada em vários contextos como churrascos, cozidos, como acompanhamentos e até mesmo preparos refinados. É possível criar um prato de alta gastronomia com fraldinha, como a Fraldinha Curada e Mandioca na Manteiga de Garrafa.
6 principais cortes de carne de segunda
Vamos conferir agora os principais cortes de carne de segunda que, como vimos, são aquelas que das partes que o boi movimenta menos. Abaixo, você verá cada uma delas, suas características e preparos.
1. Acém
A carne do acém é um corte retirado do lombo do boi e é considerada um corte bem magro. Como um corte dianteiro, é comum que o Acém Bovino Friboi apresente alguns nervos, por isso como preparo recomendamos o preparo da carne de panela para cozinhar bem e deixar a carne bem suculenta.
2. Paleta bovina
A Paleta Bovina Friboi é um corte retirado do braço do boi, novamente na região dianteira. Como é de se imaginar, é uma carne que contém bastante fibras, porém também tem uma boa quantidade de gordura, o que aumenta a suculência do corte.
Uma das receitas mais recomendadas é a de bifes acebolados que são excelentes. A paleta também serve como uma carne de panela ou até mesmo com ensopados.
3. Peito bovino
Presente na região do tórax do boi, o Peito Bovino Friboi é uma carne bem famosa que tem muito nervo mas também fibras. É um corte denso, mas especialmente saboroso, sendo uma ótima opção de corte de carne para o dia a dia.
4. Músculo
O músculo dianteiro vem das pernas superiores do boi, e esta é uma carne mais densa e até mesmo dura, então aqui convém preparos mais longos e um bom cozimento. O Músculo Bovino Friboi fica excelente em refogados, como carne moída, carne de panela e até mesmo ensopados.
5. Costela
A Costela Bovina Friboi é um dos cortes de segunda mais saborosos, fazendo valer a pena o tempo de preparo e cozimento. É muito apreciada em diversas receitas, desde as mais simples na panela, a tradicional costela na churrasqueira ou assada no forno.
6. Fraldinha
Fraldinha é um dos cortes mais populares para o público brasileiro e a carne é bastante suculenta. Embora seja uma carne magra em certas partes, a Fraldinha Friboi se destaca por ter uma capa de gordura que dá bastante suculência.
Há várias receitas de fraldinhas, como bifes acebolados, fraldinha com mostarda e até mesmo com mandioca!
Como preparar carne de segunda?
Preparar uma carne de segunda pode variar de corte para corte e também conforme a receita. Por isso, aqui no Minha Receita você encontra diversas dicas para cada um dos preparos.
Técnicas de cozimento
O cozimento lento é uma das formas mais tradicionais para preparar carne de segunda, uma vez que são cortes mais firmes. Idealmente esse cozimento pode ser feito em fogo lento ou na pressão, que torna o processo ainda mais rápido e deixa a carne mais macia.
Outra forma interessante para “amolecer” a carne é marinar, seja no limão, azeite e até mesmo vinagre. O ideal de marinar é permitir que a carne descanse com temperos, ervas e condimento de um dia para outro.
Receitas clássicas com carne de segunda
Certos preparos para a carne de segunda são bem tradicionais e excelentes para aproveitar a carne, suculência e sabor. Além, claro, do custo benefício excelente, veja alguns abaixo e veja quais os melhores para sua cozinha:
- Sopas de carne: são deliciosos, principalmente nos dias mais frios. No preparo, lembre-se de cozinhar bem a carne picada, de preferência na panela de pressão.
- Carne de panela:outro preparo fácil é barato é a carne de panela. Para isso, basta picar a carne em cubos e deixar cozer na panela durante um longo tempo, com batatas, cenouras e outros legumes.
- Carne assada no forno:seja no forno ou na churrasqueira, os cortes de carne de segunda também ficam deliciosos assados. Para o forno, considere um tempo maior de preparo e deixe a peça envolta em papel alumínio para melhor cozimento.
Dicas de temperos e ervas
Ervas e condimentos potencializam o sabor de qualquer carne e há uma série que podem ser utilizados em seus preparos. Alho e cebola são os grandes protagonistas, a pimenta-do-reino, salsa e cheiro verde também são interessantes.
Condimentos como mostarda são ótimos também, noz-moscada e tomilho são ótimos para marinar e temperar. Uma dica é sempre temperar a carne antes de preparar, até mesmo de um dia para o outro. Há um mito de que a carne fica ressecada após temperada, mas, caso seja armazenada em um recipiente, ela mantém sua suculência.
Confira outras dicas e receitas em nosso site e prepare refeições incríveis, gastando menos! Confira outro conteúdo que pode te interessar: qual é a carne mais barata para fazer na panela.