Por Minha Receita
A carne de porco é um alimento saboroso que, quando consumido de forma equilibrada, pode oferecer diversos benefícios para a saúde! Alguns deles são as proteínas, o alto teor de vitaminas B e o baixo teor de gorduras, especialmente quando pensamos nos cortes magros de carne suína.
Além dos benefícios nutricionais, a carne de porco é extremamente versátil, podendo ser feita de muitas maneiras: como a bisteca de porco frita, a costelinha de porco assada e os cortes grelhados. Isso ajuda a compor dietas equilibradas e estimula uma alimentação mais saudável.
A seguir, confira 10 benefícios da carne de porco!
1. É fonte rica de proteínas
Os cortes de carne de porco são excelentes fontes de proteínas de alta qualidade, essenciais para a construção e reparação dos tecidos do organismo. Cada porção ajuda a manter a saúde muscular e o funcionamento do corpo.
2. Possui alto teor de vitaminas do complexo B
Ao contrário de alguns cortes de carne vermelha, como a bovina e o cordeiro, a carne de porco é especialmente rica em tiamina (B1) – uma das vitaminas B mais importantes para o organismo. Ela auxilia na saúde cerebral e na produção de células sanguíneas.
3. Tem pouca gordura (especialmente os cortes magros)
Os cortes magros, como o lombo e o pernil, possuem baixo teor de gorduras saturadas, sendo opções saudáveis para o dia a dia. Para prepará-los de forma adequada, você pode fazer uma receita de lombo suíno no almoço rápido e barato de domingo e um prato com pernil assado para jantar.
Saiba mais: Qual é a diferença entre lombo e pernil? Veja a melhor opção para a sua ceia
4. É boa para a saúde muscular
Quem se pergunta se carne de porco faz mal, ainda não sabe o que ela pode oferecer! Por conter aminoácidos essenciais, os cortes suínos contribuem para o crescimento e a manutenção da massa muscular, sendo especialmente benéficos para idosos não diabéticos e praticantes de atividades físicas.
5. Carne de porco na panela de pressão fortalece o sistema imunológico
A carne de porco é rica em zinco, um mineral que desempenha um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções. Se você prepará-la na panela de pressão com um molho rico em leite, queijo ou derivados, além de nozes e castanhas, vai deixar a refeição ainda mais saudável. Experimente fazer o Lombo Suíno Porcionado Seara, o Pernil Suíno Temperado Seara ou o Bife de Pernil com Limão Seara no dia a dia.
Veja também: Lombo na panela de pressão: 5 dicas para um preparo fácil e rápido
6. Ajuda na absorção de ferro
O ferro presente na carne de porco – apesar de estar em menor quantidade que na carne bovina e na carne de cordeiro -, é mais facilmente absorvido pelo organismo. Isso ajuda a prevenir a anemia e melhora a oxigenação do sangue.
7. Carne suína é rica em selênio
Esse mineral antioxidante é importante para o funcionamento da tireoide e do sistema imunológico. Uma porção de carne de porco pode fornecer boa parte da recomendação diária de selênio.
8. Carne de porco é fundamental para a produção de energia
As vitaminas B1 e B6, abundantes na carne de porco, são essenciais para converter carboidratos e gorduras em energia, promovendo disposição ao longo do dia.
9. Contribui para a saúde mental
Os níveis significativos de vitamina B12 melhoram a função cognitiva, sendo benéfico também para a saúde do cérebro.
10. Carne de porco pode ser um incentivo a hábitos saudáveis
Por ser versátil, a carne suína é aproveitada ao máximo! Opte por cortes magros, como filé mignon suíno, lombo e pernil, e evite preparações que utilizem excesso de óleo ou fritura. Assim, você terá um alimento saboroso e saudável todos os dias!