Por Minha Receita
Com uma textura firme e superfície lisinha, o famoso pudim de padaria é um verdadeiro sonho quando o assunto é servir a sobremesa perfeita no fim de semana com a família. Conseguir aquele pudim sensacional e sem furinhos pode até parecer um desafio, mas com nossos truques simples, você pode prepará-lo em casa como um verdadeiro confeiteiro e ainda surpreender todos os seus convidados!
A seguir, confira 10 dicas infalíveis para preparar um pudim de padaria em casa!
1) Escolha os ingredientes certos
A qualidade dos ingredientes é o primeiro passo para o sucesso de qualquer receita! Para o pudim perfeito, a dica é investir em ovos frescos e adicionar baunilha na massa para acentuar o sabor da sobremesa.
2) Faça o mise en place com antecedência
O mise en place nada mais é do que separar e organizar todos os ingredientes de uma receita. Essa etapa também é muito importante no preparo do pudim, por isso, vale tirar os ingredientes da geladeira com antecedência para que todos estejam em temperatura ambiente na hora de preparar.
3) Bater a massa à mão
Servir um pudim sem furinhos é a garantia do sucesso do docinho pós-almoço. Para isso, o primeiro passo é bater a massa à mão. Os buraquinhos no pudim são decorrentes do ar dentro da massa. Por isso, a dica é usar um fuê e mexer com calma, para retirar todo o ar de dentro dela. (Se você gostar do pudim com furinhos, pode bater no liquidificador!
4) Biscoito para garantir firmeza
O segredo das padarias para garantir um pudim bem firme é adicionar ½ xícara de biscoito maizena na massa. A textura pode ficar um pouco diferente, mas a massa com certeza ficará bem firme, sem perigo de desandar!
5) Temperatura baixa no forno
Conferir o aspecto lisinho à receita é bem fácil. Depois de bater com o fuê, asse o pudim em temperatura baixa: 180ºC. Isso pode demorar um pouco mais, mas tenha paciência, com certeza ele vai ficar bem lisinho e bonito!
6) Banho-maria para assar
É muito importante assar o pudim em banho-maria. Nesse caso, a água do banho-maria é responsável por distribuir a temperatura uniformemente pela forma, assim, a massa não corre o risco de ferver.
7) Cobrir com papel alumínio
Você sabe para que serve o papel-alumínio no pudim? Quando for colocar para assar, não se esqueça de cobrir a forma com papel alumínio. Isso ajuda a não queimar nas bordinhas, nem ficar seco na base.
8) Caramelo no ponto certo
Na hora de derreter o açúcar, é importante prestar atenção na coloração da calda do pudim. Misture a Margarina Doriana sem Sal e, assim que ela começar a ficar amarela você já pode desligar o fogo. Assim, ele continua cozinhando com o próprio calor da panela e você não corre o risco de queimar o caramelo e deixá-lo amargo.
Veja mais: Como fazer caramelo para pudim: as dicas definitivas!
9) Desenformar com calma
Depois de seguir todas as etapas do pudim, chegou a hora de desenformar e servir. Essa parte pode ser um pouco mais complexa, mas, para tirar o pudim da fôrma de forma fácil, sem que ele se quebre, basta deixá-lo na geladeira para que fique bem firme. Depois, aqueça o fundo da forma na na boca do fogão para que o caramelo derreta. Assim, o a sobremesa vai escorregar como uma luva e se desenformar bem sem erro nenhum!
10) Siga a receita à risca
A parte mais importante do preparo do pudim é seguir todos os passos da receita, sem pular nada. Preste bastante atenção na proporção dos ingredientes e tenha bastante paciência para servir essa sobremesa tão apetitosa em uma refeição especial com a família.
Confira o modo de preparo da receita de Pudim de Leite Condensado: