Por Minha Receita
Os alimentos não perecíveis como arroz, farinha, macarrão e feijão, geralmente são guardados em despensas e armários. Se não forem armazenados da forma certa, os bichinhos da despensa podem comprometer a sua integridade e estragar os alimentos. Aqui no Minha Receita, você já viu dicas de como congelar sobras de refeições para que não tenha desperdício e sempre mantenha os seus alimentos conservados, mas não é todo tipo de alimento que se pode preservar dessa maneira.
Quando mal conservados, os alimentos não perecíveis acabam sendo infestados por insetos como formigas, traças e carunchos que encontram um ambiente muito favorável para se reproduzirem. A seguir, você vai conferir algumas dicas para que isso não aconteça na sua cozinha!
Veja como acabar com os bichinhos dentro do armário:
1) Faça uma limpeza regular
A primeira coisa que se deve fazer para evitar o aparecimento dos bichinhos é realizar uma limpeza completa do seu armário. Limpar regularmente é a melhor forma de prevenir que esse tipo de problema aconteça, afastando completamente os bichinhos. Você deve retirar todos os itens, passar um pano úmido com vinagre branco ou detergente neutro e secar cada cantinho antes de recolocar os produtos.
2) Descarte os alimentos contaminados
Limpe bem os potes e sacos os quais você mantém os alimentos e, se identificar a presença de algum desses insetos dentro do saco de arroz, feijão ou até na pipoca, descarte o produto imediatamente. Os ovos desses insetos geralmente ficam dentro de grãos, e podem se espalhar por todo o alimento, se não forem descartados, causando uma nova infestação.
3) Prepare uma solução de água, vinagre e detergente para desinfetar o armário
Para evitar o aparecimento de novos insetos e eliminar possíveis ovos que restaram no armário, preparar uma solução de água, vinagre e detergente é uma excelente ideia. Essa mistura serve como um dedetizador caseiro. As medidas para a solução são: 1 litro de água quente, ½ copo de vinagre branco e 2 colheres de sopa de detergente neutro. Você pode colocar esse líquido em um borrifador ou então passar nas paredes do armário com uma esponja, e depois passar um pano seco para retirar o excesso.
4) Mantenha os seus alimentos sempre fechados e em locais ventilados
Os insetos sempre buscam lugares escuros e com pouca ventilação para poderem depositar os seus ovos. Evite que os seus alimentos fiquem em armários totalmente fechados, abra as portas dos móveis pelo menos duas vezes por semana.
5) Realize o armazenamento adequado
Utilize recipientes herméticos para armazenar alimentos secos, como grãos, farinhas e cereais. Vidro, plástico ou metal com tampas bem vedadas são ideais para impedir a entrada de insetos. Ao abrir um produto, o mais recomendado é que você armazene ele dentro de um pote hermético. Esse tipo de pote tem uma melhor vedação, prevenindo a passagem de insetos, além de vedar a entrada e saída do ar, o que preserva ainda mais o alimento.
6) Inspecione os alimentos do supermercado antes de levar para casa
Ao comprar alimentos, verifique se não há sinais de infestação, como embalagens danificadas ou pequenos furos. Em casa, faça uma inspeção periódica dos produtos armazenados. Além disso, antes de armazenar, congele grãos, farinhas e cereais por pelo menos 24 horas. Isso mata qualquer larva ou ovo que possa estar presente nos produtos.
Veja também: Como congelar e armazenar a carne suína na geladeira; dicas e cuidados!
7) Espalhe repelentes naturais pelo armário para afastar insetos
O cheiro forte de folhas como o louro, ou temperos como cravo da índia, serve como um repelente natural para os insetos. Você pode fazer uma solução de água usando esses ingredientes e borrifar pelo armário, isso afastará os insetos pelo aroma forte. Coloque folhas de louro dentro dos recipientes e nos cantos dos armários. Você também pode colocar galhos secos de arruda, folhas de cânfora ou alfazema dentro dos armários e gavetas.
8) Faça uma rotação de estoque
Adote a prática de rotação de estoque, consumindo primeiro os produtos mais antigos, é a dica perfeita para evitar o surgimento de insetos na despensa. Isso faz com que os alimentos não fiquem muito tempo armazenados, diminuindo a chance de infestação.
Saiba mais: Sobrou arroz do jantar? 5 receitas fáceis para reaproveitar no almoço
Publicada em 10 de outubro de 2022.
Atualizada em 08 de julho de 2024.