Por Minha Receita
Você já tentou fazer um galeto assado suculento em casa? Por mais que esse seja um prato bastante pedido nos restaurantes ou padarias, prepará-lo da sua maneira no conforto de casa não exige muito mistério. O mais importante é escolher os temperos que vão adicionar muito mais sabor e seguir a receita de galeto assado à risca. Para fazer o galeto assado no forno ficar suculento e bem saboroso, basta seguir algumas dicas que nós preparamos. Confira!
1. Para fazer um galeto assado suculento, escolha a peça ideal para o preparo
A escolha da ave é a primeira dica que faz toda a diferença no preparo de um almoço ou jantar especial com um galeto assado suculento. Nesse caso, você pode investir no Galeto Seara sem miúdos, uma peça criada sem o uso de hormônios e com um rigoroso controle de qualidade. Uma farofinha de ovo, arroz de brócolis e batatas assadas são ótimos acompanhamentos para o prato.
2. Eleve o sabor do galeto assado preparando uma boa marinada para frango
A marinada é a escolha perfeita para quem deseja fazer um galeto assado suculento e servir um frango excepcionalmente macio! Essa técnica culinária consiste em colocar a carne em uma mistura feita com elementos aromáticos, uma fonte de gordura e um toque ácido, garantindo um sabor todo especial ao galeto. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos 2 opções de marinada para frango que trarão um sabor especial ao seu galeto assado no forno:
Marinada com vinagre balsâmico e açúcar mascavo: essa receita ajuda a deixar o frango úmido e macio com um toque adocicado. Para prepará-la, misture ¼ de xícara de açúcar mascavo, 3 colheres de sopa de limão, 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 3 dentes de alho, 1 colher de café de gengibre ralado, ½ xícara de azeite, 1 colher (sopa) de molho inglês, 3 dentes de alho, 1½ colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto em um refratário. Depois, fure o frango com um garfo e coloque dentro de um saco plástico hermético. Despeje o líquido sobre a carne e deixe marinar por pelo menos 30 minutos.
Marinada com limão siciliano e ervas finas: a marinada com limão siciliano dará um toque especial ao seu galeto, fazendo com que ele fique ainda mais saboroso e suculento. Seu preparo, na verdade, é bem simples: basta combinar 1 xícara de suco de limão siciliano com ½ xícara de água e 5 colheres (sopa) de azeite, adicionando outros temperos como ervas finas (manjericão, tomilho, manjerona, alecrim e orégano fresco), cebola picada, alho amassado, sal e pimenta. Depois é só despejar a mistura sobre o frango e levar à geladeira por, pelo menos, 1 hora.
3. Para deixar o galeto ainda mais suculento, lembre-se de usar uma boa gordura
As gorduras são outro detalhe importante na hora de preparar o galeto assado suculento. Afinal, de nada adianta escolher um bom frango, deixá-la marinando e não apostar em uma boa gordura no tempero. Nesse caso, a manteiga e o azeite são duas opções que ajudam a garantir a suculência do frango e também evitam que o galeto grude na assadeira – basta despejar cerca de ¼ a ½ xícara de gordura no tabuleiro com o galeto antes de levá-lo ao forno ou aproveitar o caldo da própria marinada.
4. Para preservar a qualidade galeto assado e deixá-lo ainda mais suculento, evite tirar a pele do frango
Preservar a pele durante o preparo do galeto é uma dica fundamental para conseguir um galeto assado suculento. A explicação é que o calor do forno tende a ressecar a carne facilmente depois de um longo tempo de preparo. Nesse caso, a pele, além de dar sabor, funciona como uma camada de proteção, conservando a suculência do galeto. Então evite cometer esse erro durante o preparo do frango, ok? Se você quiser retirá-la, faça isso somente depois que o galeto estiver pronto.