Matérias

Matérias

Matérias e dicas



5 dicas essenciais para manter a suculência da carne de churrasco

Segredos de churrasqueiro infalíveis

Por Minha Receita

4/5 - (3 votos)

Manter a carne de churrasco suculenta desde o momento de assar até a hora de servir pode ser um desafio, mas um bom churrasco gourmet é feito por carnes extremamente saborosas. Por isso, as dicas indispensáveis para manter a suculência da carne são muito importantes e vão desde o momento certo de colocar a carne na churrasqueira até o tempo de preparo. Isso, claro, aliado a bons cortes de carne bovina para churrasco, como as opções da linha Maturatta Friboi, que incluem picanha, costela, fraldinha, bife ancho e mais. Confira!

Dica 1) Sele a carne para evitar a perda dos sucos

Quando você sela a carne do churrasco em casa, ela cria uma crosta que ajuda a manter sua suculência, deixando o sabor mais realçado. Para fazer isso, basta deixar a grelha bem quente e não acrescentar nenhum tempero – principalmente o sal grosso, que tira a umidade.

Além disso, utilize sempre o braseiro alto! Quando a grelha estiver bem quente, disponha os pedaços de carne e não mexa. De início, ela deve grudar, mas vai se soltar naturalmente. Depois de alguns minutos, já está pronta para virar e selar do outro lado.

Veja também: Churrasco: o sal deve ser usado antes ou depois das carnes irem para brasa?

Dica 2) Evite colocar muitos bifes de carne para churrasco na grelha

Para preparar mais de um bife, é importante prestar atenção na quantidade colocada na grelha da churrasqueira. Isso porque se você colocar mais do que o necessário, pode acabar diminuindo a temperatura do aparelho, principalmente se for uma churrasqueira elétrica. O momento certo de colocar a carne para assar é quando o braseiro estiver quente e a carne fizer um barulho ao entrar em contato com a grelha.

Dica 3) Use uma pinça de churrasco para não furar a carne 

Na hora de manusear as peças, a dica principal para manter a suculência da carne é utilizar a pinça. Assim, você evita furar a carne com o garfo e preserva seus sucos, o que eleva a suculência das carnes de churrasco.

Dica 4) Acertar o ponto da carne é muito importante para manter a suculência

Quando você sela a carne, apenas a parte de fora recebe o calor, por isso, o interior da peça ainda vai estar bem mal passado. Então, depois de selar, é hora de finalizar. Para isso, preste atenção na textura da carne e na temperatura interna: quando ela estiver macia ao toque, mas avermelhada por dentro, significa que está mal passada (entre 52ºC e 55ºC). Quanto mais rígida ao toque, mais passada a carne ficará!

Veja também: Como acertar os pontos de carne no churrasco 

Dica 5) Deixe a carne para churrasco descansar antes de servir 

Depois de seguir todos os passos, é hora de servir. Mas fique atento: uma dica muito importante é deixar a carne descansar um pouco antes de cortar. Quando a carne está muito quente, os líquidos acabam tendo mais facilidade de escorrer, deixando a peça menos suculenta. Por isso, aguarde 5 minutos, fatie no sentido contrário às fibras e sirva!

E aí?! Gostou das sugestões? Aqui no Minha Receita você encontra mais 10 dicas para servir o churrasco sem perder a suculência das carnes. Confira!

Os comentários estão desativados.

4/5 - (3 votos)

Ver mais:

Bovinos Churrasco em Casa Dicas de Cozinha Friboi

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Pedaços de carne cupim com queijo dispostos em uma tábua de madeira.
19.Nov

Bovinos

Não use cerveja, nem leite! Veja como amaciar a carne de churrasco com fruta

Fatia de moussaka de berinjela, carne moída, molho branco e batata disposta sobre um prato azul. Ao fundo, uma tigela com tomates e outras tigelas com temperos.
18.Nov

Bovinos

O que é moussaka? Conheça a lasanha de batata, berinjela e carne moída do Oriente Médio

Bife do vazio servido em uma tábua de madeira. Ao lado do bife, uma pequena tigela branca com vinagrete de maçã. Os itens estão dispostos em uma mesa coberta com um pano vermelho.
14.Nov

Aves

Churrasco mais saudável: opções de carnes magras e acompanhamentos leves

Prato de macarrão tipo espaguete coberto com molho à bolonhesa, que inclui carne moída e pequenos pedaços de tomate. O molho é vibrante, de coloração vermelha intensa, e está finalizado com uma generosa porção de queijo ralado por cima. O prato é servido em uma tigela branca com bordas largas e discretas manchas rústicas, colocada sobre um prato maior de cor azul. Ao fundo, há uma tigela menor com mais queijo ralado. Talheres pretos estão dispostos sobre um guardanapo azul à esquerda.
14.Nov

Bovinos

Carne moída sequinha ou caudolosa? Aprenda a fazer as duas maneiras

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.